O que é que um Labrador come? Dieta e melhores rações

,

O Labrador é uma das raças de cães mais populares do mundo e é amado por muitas pessoas pela sua natureza afetuosa e brincalhona. A sua inteligência, bom comportamento e energia tornam-no uma das melhores escolhas de animais de estimação para pessoas de todas as idades. Além disso, os Labradores são bem conhecidos como cães de trabalho, cães de salvamento e cães de assistência para pessoas com deficiências.

Mas também são animais muito enérgicos, com um apetite voraz e uma paixão pela comida, e a alimentação é uma parte importante dos seus cuidados. Para garantir que o seu cão goza de boa saúde e de uma vida longa e feliz, é essencial fornecer-lhe uma alimentação de qualidade e adaptada às suas necessidades nutricionais, tendo em conta a sua idade e características físicas.

Mas sabe o que é que um Labrador come? Qual é o melhor alimento para um Labrador? Neste artigo, explicamos qual deve ser a dieta e qual a melhor ração para cada fase, a quantidade de comida necessária e muitos outros pormenores importantes para que o seu amigo peludo possa ter uma alimentação saudável e equilibrada. Tome nota!

O que é que os Labradores podem comer?

Os Labradores são omnívoros, o que significa que podem comer tanto alimentos de origem animal como vegetal. No entanto, tem necessidades dietéticas específicas que devem ser satisfeitas para manter a sua saúde e bem-estar. Alguns dos ingredientes e alimentos que não devem faltar na sua dieta são os seguintes:

  • Carne magra: A carne magra, especialmente de frango, peru e porco, é uma excelente fonte de proteínas para os Labradores. É importante que os Labradores obtenham a energia de que necessitam para a atividade diária e para promover um bom desenvolvimento muscular.
  • Peixe: O salmão e o atum são ricos em ácidos gordos ómega 3, que são benéficos para a pele e o pelo do seu Labrador. No entanto, o peixe deve ser sempre consumido cozinhado e sem espinhas.
  • Ovos: são uma fonte importante de proteínas de alta qualidade e contêm uma série de nutrientes importantes para o seu cachorro.
  • Legumes: As cenouras, as ervilhas e a abóbora são excelentes fontes de fibra e contêm muitas vitaminas e minerais importantes.
  • Fruta: As maçãs, as bananas e as peras não são apenas frutos seguros, mas também muito saudáveis e ricos em vitaminas e antioxidantes.
  • Arroz integral: uma excelente fonte de hidratos de carbono saudáveis que fornecem uma grande dose de energia.
  • Batata-doce: Para além de ser uma fonte adicional de hidratos de carbono, é rica em fibras, vitaminas e minerais.
  • Iogurte sem açúcar: é uma fonte importante de probióticos que apoiam a digestão do seu Labrador. No entanto, é importante que não contenha xilitol, que é um adoçante tóxico para os cães.
  • Óleo de coco: é uma fonte de gordura saudável, muito benéfica para a pele e o pelo, mas deve ser utilizada com moderação.

No entanto, recomenda-se que evite alimentos como o chocolate, as uvas, as sultanas, a cebola e o alho.

Em geral, a comida humana não é a mais adequada para um Labrador. É importante notar que estes cães têm estômagos muito sensíveis e este tipo de comida pode ser desconfortável para eles. Pode também provocar problemas de obesidade.

Leia mais sobre como prevenir a obesidade e o que pode fazer para o evitar no nosso artigo.

O que lhes pode oferecer, sempre com bom senso e de acordo com os conselhos de cada marca, são snacks deliciosos como os snacks semi húmidos ou os snacks dentais, que, para além de serem muito saborosos, ajudam a limpar os dentes e a prevenir a formação de tártaro.

Dieta recomendada para um Labrador

A dieta de um Labrador deve variar em função da sua fase de vida para satisfazer as suas necessidades nutricionais em qualquer momento, mas, em geral, deve ser equilibrada e conter proteínas de qualidade, gorduras saudáveis, hidratos de carbono e uma gama de vitaminas e minerais essenciais para uma vida saudável e ativa.

Proteína:
Estas são essenciais para fornecer a energia necessária e fortalecer os músculos do seu querido amigo. O frango, o peru, as carnes magras e o peixe são algumas das melhores escolhas.
Gorduras saudáveis:
Estas são uma parte importante da dieta de um Labrador, especialmente os derivados de óleo de peixe, óleo de coco e azeite. Para além de serem uma fonte de energia de longa duração, ajudam a manter um pelo saudável.
Hidratos de carbono:
O arroz integral, a aveia, a abóbora, a cenoura, a ervilha e a batata-doce são importantes fontes de energia e fornecem uma dose elevada de fibras para facilitar a digestão.
Vitaminas e minerais:
Contêm nutrientes importantes que fortalecem o sistema imunitário, a pele e o pelo.
Fibra:
A abóbora, as cenouras e as ervilhas são boas fontes de fibras para facilitar a digestão.

Ao escolher a comida para o seu cão, é importante lembrar que alguns Labradores podem ter alergias, intolerâncias alimentares ou necessidades especiais. Em caso de dúvida, contacte o seu veterinário para se certificar de que o seu cão está a receber a alimentação correta.

Dieta para um cachorro Labrador

Os cachorros têm necessidades nutricionais específicas para crescer. Durante os primeiros 45 dias de vida, o leite materno é o melhor alimento para um cachorro Labrador, mas se isso não for possível, existe um leite especial para cachorros que pode utilizar até ao fim do período de amamentação.

Entre os 2 e os 15 meses de idade, deve dar-lhe uma ração específica para cachorros de raças grandes, que contém principalmente proteínas.

Dieta para um Labrador adulto

Quando atinge a idade adulta, normalmente por volta dos 12 meses de idade, deve mudar para uma ração para cães adultos. Idealmente, a sua comida deve conter uma elevada proporção de carne para fortalecer os seus músculos e dar-lhe toda a energia de que necessita para a vida quotidiana.

Também é importante que o alimento seja pobre em gordura, uma vez que os Labradores são conhecidos por terem um grande apetite e tendem a engordar. Os cães de raças grandes sofrem frequentemente de displasia da anca, cotovelo ou artrite devido ao seu tamanho e peso, pelo que é muito importante escolher uma alimentação que lhes permita controlar facilmente o seu peso. A este respeito, as rações light são uma opção fantástica.

Por outro lado, recomenda-se que escolha um alimento que contenha condroitina e glucosamina, que promovem a flexibilidade das articulações e as mantêm saudáveis.

Dieta para um Labrador mais velho

À medida que os Labradores envelhecem, as suas necessidades nutricionais mudam. É por isso que a maioria das rações é formulada com ingredientes que ajudam a controlar o peso e a manter a saúde das articulações.

o melhor alimento para um cão Labrador

As melhores rações para Labrador

Como já foi explicado, um Labrador precisa de uma dieta equilibrada baseada principalmente em proteínas magras de alta qualidade, gorduras saudáveis, hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais essenciais.

No entanto, é importante lembrar que, desde os cachorros até aos adultos e seniores, os cães passam por diferentes fases ao longo da sua vida. Por isso, as rações são adaptadas às necessidades nutricionais de cada idade. Por exemplo, a ração para cachorros é rica em nutrientes para o crescimento, enquanto a ração para adultos mantém uma dieta equilibrada e a ração para seniores contém ingredientes para a saúde das articulações.

No entanto, é importante lembrar que cada cão é único, pelo que a escolha da ração não deve depender apenas da idade, mas também do nível de atividade, do tamanho, das alergias alimentares e de outras necessidades específicas.

Melhor ração para um cachorro Labrador:

É muito importante que sejam alimentados com rações de alta qualidade nesta fase das suas vidas para garantir um desenvolvimento ósseo e muscular adequado e um crescimento ótimo. Deve ser alimentado com fontes de proteínas de alta qualidade e nutrientes essenciais, como os enumerados a seguir:

ROYAL CANIN PUPPY LABRADOR RETRIEVER

A Royal Canin oferece-lhe uma ração especializada para cachorros Labrador com idades compreendidas entre os 2 e os 15 meses. Esta ração cobre as necessidades específicas desta fase de crescimento e contém nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável.

A ração é rica em proteínas, pobre em gorduras e rica em condroitina, glucosamina, cálcio e fósforo para a saúde das articulações. É também de fácil digestão, com fibras para a flora intestinal e ácidos gordos ómega 3, minerais e vitaminas para o bem-estar geral. Favorece igualmente a higiene oral.

CRIADORES FRANGO E ARROZ RAÇÃO PARA CACHORROS DE RAÇAS GRANDES

Desenvolvida pela Criadores, esta ração é ideal para cães de grande porte e oferece uma nutrição personalizada com ingredientes de qualidade como o frango e o arroz. Contém prebióticos para a digestão, condroprotetores para as articulações e ácidos gordos essenciais para a pele e o pelo.

Os croquetes têm o tamanho e a forma corretos e a ração é enriquecida com vitaminas e minerais. Além disso, é formulada por veterinários, garantindo uma nutrição completa e equilibrada para o seu cachorro.

CRIADORES GRAIN FREE PERU RAÇÃO PARA CACHORROS

Uma ração de primeira qualidade com um elevado teor de proteínas de alto valor biológico e baixo teor de gordura. Apresentado em croquetes adaptados ao tamanho do cachorro Labrador. Muito saboroso e fácil de digerir.

Contém 30% de peru fresco e um elevado teor de legumes, ervas aromáticas e frutas que fornecem as fibras necessárias para manter uma ótima saúde intestinal do animal.

Além disso, a ração é fortificada com vitaminas B e minerais e não contém cereais, o que a torna recomendada para animais com intolerâncias alimentares ou alergias a estes ingredientes. Contém também geleia real, uma fonte de vitaminas que reforçam o sistema imunitário, e spirulina, um antioxidante natural.

SALVAJE BASE PUPPY

Uma ração da Salvage completa e equilibrada, perfeitamente adaptada às necessidades do seu Labrador desde os primeiros meses de vida. Apresentada sob a forma de croquetes extrudidos, personalizados em forma e tamanho. Além de dar ao seu cão a energia necessária para o dia a dia, reforça o seu sistema imunitário e protege-o contra possíveis doenças.

Elaborado com 20% de frango, uma proteína de fácil digestão com um bom rácio de cálcio e fósforo que contribui para um bom desenvolvimento ósseo e muscular. Também apoia o desenvolvimento cognitivo graças ao seu teor de óleo de peixe rico em DHA. Além disso, contém fontes naturais de fibras para manter a saúde do sistema digestivo do seu Labrador.

A melhor ração para um Labrador adulto:

Quando o seu Labrador atingir a idade adulta, por volta dos 12 meses, pode mudar para uma ração para adultos. Algumas das opções mais recomendadas são as seguintes:

CRIADORES RETRIEVER

Um alimento completo e equilibrado, formulado por veterinários, perfeitamente adaptado às necessidades do seu Labrador, garantindo uma nutrição ótima para lhe fornecer a energia de que necessita todos os dias e assegurar uma saúde ótima.

É elaborado a partir de ingredientes naturais e contém proteínas de alto valor biológico e elevada palatabilidade, como o frango e o arroz como fonte de hidratos de carbono, bem como um teor de gordura adaptado às necessidades nutricionais de um Labrador adulto. Apresentado em croquetes com um tamanho e textura especialmente desenvolvidos para esta raça.

Contém também L-carnitina, que ajuda a converter a gordura em energia, ajudando a manter um peso saudável, ácidos gordos ómega 3 que ajudam a manter um pelo e uma pele saudáveis, e condroitina e glucosamina que ajudam a manter as articulações em condições ótimas.

ROYAL CANIN ADULT LABRADOR STERILISED

Especialmente concebido para cães esterilizados. Ajuda a prevenir problemas de obesidade sem que o seu cão passe fome e cuida dos ossos e das articulações, promovendo uma boa forma física e uma saúde ótima.

A sua fórmula exclusiva cobre todas as necessidades nutricionais dos cães Labrador. Elaborada com proteínas de alta qualidade e um teor moderado de gordura. Enriquecido com fibras vegetais e L-carnitina para ajudar a nutrir a pele e o pelo e proporcionar uma sensação de saciedade, glucosamina e condroitina para fortalecer as articulações e ácidos ómega 3 e 6 para criar uma barreira protetora na pele.

Apresenta-se sob a forma de croquetes com uma textura especialmente concebida para os labradores, para que se alimentem mais rapidamente e não engordem.

ROYAL CANIN ADULT LABRADOR RETRIEVER

Uma ração especialmente concebida para Labradores adultos que satisfaz todas as suas necessidades energéticas diárias e o mantém em boa condição física. Uma dieta rica em proteínas (30%) e pobre em gorduras (13%) que contribui para otimizar a saúde dos músculos, dos ossos e das articulações.

Contém também ácidos gordos ómega 3 para ajudar a fortalecer o sistema imunitário e a retardar o processo de envelhecimento, cálcio e fósforo para apoiar os ossos e níveis elevados de glucosamina e condroitina para fortalecer as articulações. Apresentado numa forma de croquete com um sabor agradável e enriquecido com quelantes de cálcio que reduzem o mau hálito e a formação de tártaro em 41%, contribuindo para uma ótima saúde oral.

PURINA PRO PLAN LARGE ROBUST ADULT

Outra das melhores rações para Labradores adultos é este alimento super premium da Purina Pro Plan. Foi desenvolvido por veterinários e nutricionistas especialmente para raças grandes e robustas como os Labradores.

É feito de frango de alta qualidade e é rico em antioxidantes. Promove um estilo de vida ativo e ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro do corpo, garantindo o bem-estar do seu amigo peludo durante muitos anos. Também cuida da saúde dentária e fortalece as articulações.

ADVANCE LABRADOR E GOLDEN RETRIEVER ADULT:

Advance Labrador e Golden Retriever Adult é uma ração de qualidade recomendada para satisfazer as necessidades específicas dos Labradores a partir dos 2 anos de idade. Dá ao seu Labrador e Golden Retriever toda a energia necessária para o dia a dia. É elaborada com fibras vegetais e cereais integrais que promovem a saciedade, facilitando o controlo do peso.

Protege igualmente a pelagem e a pele e contém L-carnitina, que converte as gorduras em energia e ajuda a nutrir a pelagem e a aliviar os problemas de pele e as reações alérgicas. Contém igualmente a taurina, que contribui para o bom funcionamento do seu coração.

ULTIMA GOLDEN & LABRADOR COM FRANGO

Especialmente indicado para cães da raça Labrador entre 1 e 7 anos de idade. Elaborado com ingredientes de alta qualidade, como frango, arroz e cerais integrais. O conteúdo adaptado de calorias e gorduras ajuda a evitar a obesidade e a prevenir o desgaste das articulações.

Esta fórmula da Ultima não contém conservantes nem corantes e é rica em vitaminas e minerais essenciais que ajudam a fortalecer as articulações e os dentes, dando ao seu amigo peludo toda a energia de que necessita para o dia a dia.

SALVAJE ORIGINAL FRANGO

Uma ração sem glúten, elaborada com ingredientes de alta qualidade e sem derivados de animais, pelo que as proteínas são muito fáceis de digerir e facilmente assimiladas pelo organismo. Ideal para cães com alergias e intolerâncias a este tipo de ingredientes.

Contém também polpa de maçã, uma fonte de fibra natural que ajuda o sistema digestivo a funcionar corretamente, e ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 que ajudam a nutrir a pele e o pelo do seu amigo peludo e a promover a saúde dentária.

A melhor ração para um Labrador sénior

Os Labradores sénior têm necessidades nutricionais diferentes. Idealmente, é melhor comprar uma ração específica para seniores que contenha ingredientes que mantenham a saúde das articulações e previnam problemas de obesidade.

ROYAL CANIN ADULT 5+ LABRADOR

Royal Canin Adult +5 Labrador é uma ração seca especialmente formulada para cuidar da saúde do seu Labrador a partir dos 5 anos de idade, ajudando-o a envelhecer de forma saudável e protegendo-o do stress oxidativo. Apresenta-se sob a forma de croquetes que se adaptam perfeitamente ao tamanho da boca do seu animal. Além disso, são re-hidratáveis, o que os torna não só mais fáceis de comer, mas também mais saborosos.

A fórmula tem um teor calórico personalizado e L-carnitina, o que facilita o controlo do peso e evita os problemas causados pela obesidade e pelas lesões articulares. Contém também colagénio e condroitina para evitar o desgaste das articulações. Contém igualmente ácidos gordos essenciais para uma pele e um pelo saudáveis.

CRIADORES SENIOR FRANGO E ARROZ RAÇÃO PARA RAÇAS MÉDIAS E GRANDES

Entre as melhores rações para Labradores sénior, destacamos este alimento natural super premium fabricado em Espanha com ingredientes de primeira qualidade. Especialmente desenvolvido para cães com mais de 7 anos de idade de todas as raças. Mas também para cães adultos com problemas de excesso de peso ou tendência para a obesidade.

Contém carne de frango, uma fonte de proteínas de fácil digestão que ajuda a manter os músculos do animal. Contém também arroz como fonte de hidratos de carbono energizantes sem glúten, extratos de mandioca para apoiar o trânsito intestinal e óleo de salmão, que é digestivo e apetecível, ajudando a manter o pelo e a pele saudáveis e a retardar o declínio cognitivo.

Contém também glucosamina e condroprotetores, que ajudam a manter a saúde das articulações, bem como vitaminas e minerais que contribuem para um sistema imunitário ótimo.

SALVAJE ORIGINAL SENIOR FRANGO

Uma ração sem glúten especialmente concebida para cães idosos com atividade física normal a moderada, que ajuda a controlar o peso e contribui para o fortalecimento das articulações. Apresentado sob a forma de croquetes que também ajuda a cuidar da boca e dos dentes.

Uma fórmula com fontes naturais de fibras para apoiar o processo digestivo e o bom funcionamento do sistema digestivo. Contém igualmente vitaminas, oligoelementos e óleo de peixe rico em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 que contribuem para uma pele e um pelo saudáveis.

De vez em quando, pode complementar a sua alimentação com comida húmida. Além de ser muito saborosa, fornece-lhe humidade extra. No entanto, não deve tornar-se um alimento regular, especialmente se o seu cão tiver tendência para a obesidade, uma vez que contém mais calorias do que a comida normal.

Quando deve comer um Labrador?

A frequência das refeições é muito importante, mas ainda mais na fase de cachorro de um Labrador. Não tem de lhe encher a tigela de comida e deixá-lo comer tudo o que quiser e quando quiser, mas deve estabelecer um horário e porções de acordo com a idade dele.

  • Até aos 3 meses de idade, deve comer 4 a 5 vezes por dia;
  • entre 3 e 6-8 meses, 3 vezes;
  • e a partir dos 6 meses de idade, duas vezes por dia.

Quando o seu Labrador for adulto, pode reduzir a frequência para uma refeição por dia, desde que isso não faça com que o cão coma com demasiada impaciência, pois passam muitas horas entre as refeições.

Quantidade de comida para um Labrador

A quantidade de comida que um Labrador deve comer varia consoante a idade, o tamanho, o metabolismo e o nível de atividade. No entanto, aqui estão algumas recomendações para o ajudar a determinar quais as porções diárias adequadas:

  • Cachorro (2-6 meses): Esta é uma fase de crescimento rápido em que precisa de mais comida. A ração recomendada é geralmente entre 50 e 75 gramas de alimento por quilograma de peso por dia. Distribua esta quantidade por três a cinco refeições por dia.
  • Cachorro (6-12 meses): À medida que o seu cachorro se aproxima da idade adulta, pode ajustar a quantidade de alimento. A partir dos 6 meses de idade, 30-50 gramas de alimento por quilograma de peso corporal por dia, divididos em duas ou três refeições.
  • Adultos: A partir de um ano de idade, a ração recomendada é de 25 a 35 gramas de alimento por quilograma de peso por dia. Idealmente, esta deve ser dividida em duas refeições por dia.
  • Sénior: À medida que o Labrador envelhece, a atividade diminui, pelo que se recomenda a redução da quantidade de alimento para 20-30 gramas de alimento por quilograma de peso corporal por dia, divididos em duas refeições.

Lembre-se que se trata de estimativas gerais. É sempre importante observar o seu cão para adaptar a quantidade de alimento à sua condição física e às suas necessidades individuais. Além disso, é uma boa ideia consultar o seu veterinário para se certificar de que está a fazer as escolhas certas para a saúde e o bem-estar do seu cão.

Perguntas frequentes sobre a alimentação do Labrador

Posso dar snacks ou guloseimas ao meu Labrador?

Sim, pode dar ao seu Labrador snacks ou guloseimas como recompensa. No entanto, é sempre melhor escolher opções saudáveis e com poucas calorias. Evite os snacks com elevado teor de gordura e açúcar, que podem levar a problemas de obesidade. Por exemplo, palitos de cenoura ou snacks para cães.

Os Labradores precisam de suplementos vitamínicos?

Se o seu Labrador for alimentado com uma dieta equilibrada e de alta qualidade, normalmente não precisa de suplementos vitamínicos. No entanto, os óleos gordos e os suplementos de glucosamina podem ser benéficos para a saúde das articulações dos Labradores sénior.

Visite as seguintes publicações para saber quais os suplementos e vitaminas mais adequados para o seu cão.

É necessário mudar de uma marca de ração para outra?

Não é estritamente necessário mudar de uma marca de alimentos para cães para outra. Em geral, o mais importante é escolher uma marca de alta qualidade que cumpra os padrões nutricionais recomendados por veterinários e nutricionistas. Uma dieta consistente e equilibrada de uma marca de confiança pode ser benéfica para a saúde do seu Labrador.

O que devo fazer se o meu Labrador tiver problemas de inchaço abdominal?

Se o seu Labrador apresentar sinais de inchaço abdominal, consulte imediatamente um veterinário, pois trata-se de uma emergência médica. Não permita que o seu Labrador beba água e siga as recomendações do seu veterinário.

Em suma, a alimentação desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar do Labrador. Por isso, é importante fornecer-lhe uma dieta adequada a cada fase da sua vida, escolhendo alimentos de alta qualidade e adaptando a quantidade de alimentos às suas necessidades individuais.

Além disso, é sempre uma boa ideia consultar o seu veterinário para se certificar de que o seu amigo peludo tem a melhor dieta possível. Desta forma, o seu fiel companheiro pode desfrutar de uma vida longa e saudável.

Se quiser ler mais sobre as melhores dicas de alimentação para cães, não perca estes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O que é que os hamsters comem? – Guia de alimentação

Posso levar o meu gato a passear? Recomendações e como o ensinar

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.