O que é que os hamsters comem? – Guia de alimentação

,

Os hamsters tornaram-se um dos animais de estimação mais comuns em casa, especialmente quando se tem crianças. São pequenos, fáceis de cuidar e não precisam de muito espaço, razão pela qual são o primeiro animal de estimação mais popular.

Se tem um hamster, já deve ter reparado que ele adora a sua comida e anda sempre à volta do prato para ver o que consegue encontrar. Estes animais de estimação são geralmente muito saudáveis e têm poucas doenças. Com uma gaiola adequada, uma boa higiene e uma alimentação completa, pode desfrutar do seu animal quase sem visitas ao veterinário.

Mas embora os cuidados e as necessidades sejam bastante simples, se é a primeira vez que tem um hamster, pode ter dúvidas sobre a sua alimentação: sabe realmente o que os hamsters comem?

Embora sejam noturnos, não dormem todo o dia. Sabe-se que acordam a cada 2 ou 3 horas para procurar algo para comer, por isso é bom ter sempre algo para comer à mão. O mesmo acontece na natureza. À noite, saem da toca para pastar, mas durante o dia utilizam sementes, frutos e outros alimentos que recolheram e trouxeram para casa nas suas excursão noturnas. Se vai estar fora o dia todo, deixe uma mão-cheia de sementes no seu prato antes de sair.

O que é que os hamsters comem?

Na natureza, os hamsters comem uma grande variedade de alimentos, incluindo sementes, grãos, plantas e insetos. Para manter o seu pequeno roedor na melhor saúde possível, a sua dieta diária deve ser o mais próxima possível da sua dieta natural.

A comida é o que os hamsters mais comem. Ao oferecer estes menus específicos para animais, assegura a combinação perfeita de vitaminas, minerais e proteínas. 

A alimentação dos hamsters é constituída principalmente por sementes e grãos como o trigo, a cevada, o milho e a aveia. Se quiser criar o seu próprio menu, pode também escolher uma mistura de sementes para papagaios e canários, juntamente com legumes e algumas proteínas.

A alimentação do hamster é rica em fibras e pobre em açúcar e gordura. É preferível complementar com pequenas porções de fruta e legumes frescos todos os dias, mas nunca em demasia, pois isso pode causar diarreia. Também pode dar frutos secos, como avelãs, castanhas, nozes e sultanas. 

Outro alimento que os hamsters comem são os insetos. Na natureza, comem insetos, rãs, lagartos e outros pequenos animais. Para os satisfazer em casa, pode dar-lhes ocasionalmente larvas de farinha, grilos ou pequenos gafanhotos.

Recomenda-se que visite o seu veterinário para verificar a saúde do seu animal de estimação. Todos os anos deve fazer, entre outras coisas, um controlo de peso, uma avaliação dos dentes e molares e um controlo da pele. Se pensa que o seu hamster tem um problema ou pode ter uma alergia, deve consultar um veterinário o mais rapidamente possível.

Alimentação equilibrada para o seu hamster: comida, alimentos frescos e proteínas

Na natureza, os hamsters comem uma grande variedade de alimentos, incluindo sementes, grãos, plantas e insetos. Para manter o seu pequeno roedor na melhor saúde possível, a sua dieta diária deve ser o mais próxima possível da sua dieta natural

Uma alimentação equilibrada para os hamsters deve incluir: 

Hidratos de carbono: cevada, milho, aveia e trigo na ração para hamsters.
Gorduras: carne, iogurte, queijo e insetos.
Proteínas: insetos, ovos cozidos, carne, queijo e iogurte.
Vitaminas e minerais: encontram-se na ração e nos legumes.
Água.

Quanto maior for a variedade de fruta, legumes e carne, melhor e mais rica será a dieta. Os novos alimentos devem ser introduzidos lentamente para evitar problemas estomacais e intestinais. A melhor maneira de o fazer é oferecer-lhe pequenas porções de dois em dois dias. 

Outra coisa que os hamsters adoram são as ervas e as plantas. Se tiver um relvado e não usar herbicidas, corte algumas folhas para o seu hamster – ele vai adorar!

E não se esqueça de que a água que lhe dá deve ser sempre fresca e limpa; é preferível dar-lha através de um bebedouro, pois as taças podem tombar e sujar-se.

O que é que um hamster russo come?

Apesar das diferenças de tamanho, a quantidade de alimento recomendada é a mesma na dieta dos hamsters dourados, hamsters russos e outros tipos de hamsters. Isto deve-se ao facto de as subespécies mais pequenas terem um metabolismo mais rápido e consumirem grandes quantidades de energia.

Esta quantidade é apenas uma orientação; se o seu hamster precisar, pode dar mais. Tenha em conta que os hamsters não comem todas as sementes que lhes dá, mas seleciona as que mais gostam e deixa o resto.

O que comem os hamsters bebés?

Quando a mãe não quer alimentar os seus bebés, deve prestar atenção a certos aspetos. 

Se vai alimentar um hamster bebé, este deve ter pelo de adulto (em vez do pelo macio típico dos recém-nascidos) e dentes pequenos, mesmo que seja muito pequeno. Para alimentar um hamster bebé, pode utilizar pequenas sementes, pão macio embebido em leite, pequenos pedaços de frutas e legumes, ovos cozidos… 

A hidratação do hamster bebé é muito importante. Se ele não beber sozinho, terá de utilizar uma seringa. Os hamsters bebés devem beber água de duas em duas horas

Pode ser stressante, mas com paciência e ajuda, pode alimentar os seus hamsters bebés. É importante notar que os hamsters desmamados prematuramente são muito frágeis, pelo que, infelizmente, podem não sobreviver mesmo que cuide deles.

Convidamo-lo a ler o nosso guia básico sobre como cuidar de um hamster. Com estas dicas, pode dar ao seu roedor os melhores cuidados possíveis e dar-lhe a oportunidade de ter uma vida saudável.

Que quantidade de comida devo dar ao meu hamster?

Desde que o seu animal de estimação não tenha problemas de peso, pode comer o que quiser, mas não deixe de controlar o seu peso, pois alguns têm tendência a ganhar peso e a tornar-se sedentários. 

Não há necessidade de lhe dar uma porção exata de comida, ele é capaz de gerir e escolher a sua própria comida para se alimentar o suficiente todos os dias; ele faz isso instintivamente. No entanto, um bom começo é dar-lhe um alimento de qualidade com alguns legumes frescos, como cenouras ou ervas aromáticas.

Um hamster come normalmente entre 10 e 15 g de ração por dia, consoante a espécie e o tamanho.

Como orientação geral, cada hamster come cerca de uma colher de sopa da mistura por dia, mais uma porção de fruta e legumes frescos.

Que frutas podem os hamsters comer?

Embora a fruta seja importante para garantir uma nutrição adequada ao seu hamster, não é saudável que o seu hamster baseie a sua dieta apenas em fruta. Além disso, os hamsters tendem a ter excesso de peso, pelo que demasiada fruta (que contém açúcar) pode contribuir para o excesso de peso doseu animal de estimação.

As peras, por exemplo, são a fruta perfeita: contêm muito poucas calorias e muita (mas não demasiada) água. Ajudam a manter o seu animal de estimação hidratado sem conter demasiadas calorias. 

É importante remover a casca, os caroços, o caule e o coração de todas as frutas antes de o hamster as comer.

Os hamsters podem comer morangos?

Os hamsters podem comer morangos. No entanto, é importante dar-lhe pequenas porções ocasionais, uma vez que os morangos são ricos em açúcares naturais.

Os hamsters podem comer bananas?

A banana é um dos frutos que contém mais calorias. Apesar de serem ricas em potássio e em fibras, devemos dá-las ao nosso hamster em raras ocasiões e cortá-las em pedaços muito pequenos. Desta forma, não estará a contribuir para dar ao seu hamster um excesso de açúcar.

Os hamsters podem comer uvas?

Estes pequenos roedores são loucos por uvas. Embora seja um fruto que podemos dar ao nosso hamster, devemos fazê-lo com moderação, pois pode provocar diarreia. Além disso, o excesso de uvas pode contribuir para a obesidade do seu animal de estimação.

Os hamsters podem comer maçãs?

As maçãs são um ótimo complemento para a dieta dos nossos hamsters, mas só precisamos de lhes dar maçãs ocasionalmente. É um fruto muito calórico, mas também rico em fibras. Dar maçãs ao seu hamster de forma controlada é, portanto, uma boa opção para o seu sistema digestivo e também para os seus dentes!

Os hamsters podem comer cerejas?

As cerejas são um excelente alimento para os hamsters devido ao seu baixo teor calórico e elevado teor de fibras. Como qualquer outra fruta, os hamsters devem comer cerejas com moderação, mas o seu pequeno roedor vai gostar de um lanche saudável de cerejas.

Os hamsters podem comer mangas?

A manga é um alimento que os hamsters devem comer ocasionalmente. Seria um petisco perfeito se lhe fosse oferecido muito raramente (devido ao seu elevado teor de açúcar). O consumo excessivo de manga pode afetar negativamente a saúde do seu hamster.

Os hamsters podem comer tangerinas?

O ácido das tangerinas é prejudicial para a alimentação dos hamsters. Os hamsters não podem comer tangerinas, limas, laranjas, limões ou toranjas. Os citrinos podem ser prejudiciais para o animal devido à elevada concentração de ácido.

Em suma, estes são os frutos que os hamsters comem:

  • Maçã (sem caroços)
  • Banana
  • Uvas
  • Morangos
  • Cereja
  • Melão
  • Pêssegos (sem caroço)
  • Amoras, mirtilos e framboesas
  • Ameixa
O que é que os hamsters não podem comer? Alimentos proibidos

Que legumes podem os hamsters comer?

Os legumes são também um complemento perfeito para o seu hamster e podem tornar a sua alimentação mais saborosa. No entanto, devem ser dados com moderação, para que não dê comida a mais ao seu animal. Lembre-se que as porções de comida para hamster são muito pequenas. 

Os hamsters podem comer cenouras?

As folhas de cenoura, dadas com moderação, podem ser muito benéficas para o seu hamster. No entanto, é perigoso para os órgãos se lhe dermos demasiada cenoura. Podemos dar-lhe um pouco de cenoura sem casca quando lhe convier. 

Os hamsters podem comer salada?

Embora a salada em grandes quantidades possa afetar o estado do fígado do hamster, em quantidades muito pequenas pode ser muito benéfica para o hamster. As folhas de alface são os vegetais mais populares quando se trata de alimentos para hamsters, mas isso não significa que não deva ter cuidado com eles.

Os hamsters podem comer tomates?

Os tomates são muito ácidos para os hamsters. Além disso, o consumo de tomate pode afetar a digestão e provocar desidratação. Meia colher de sopa de tomates (pequenos) de vez em quando não é necessariamente prejudicial.

Os hamsters podem comer pepinos?

Os pepinos são um excelente alimento para os hamsters devido ao seu elevado teor de água. Apesar de poderem comer pepinos sem qualquer problema, lembre-se que estes roedores são naturalmente vorazes, por isso nunca pode deixá-los escolher a quantidade de vegetais que querem comer.

Os hamsters podem comer brócolos?

Os brócolos, tal como outros legumes crucíferos (couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, rúcula, couve…) podem provocar problemas de estômago no nosso hamster, incluindo diarreia. Em quantidades muito pequenas, pode não ser prejudicial, mas deve ter muito cuidado.

Em suma, trata-se de legumes que os hamsters podem comer:

  • Cenoura
  • Alface romana
  • Couve-flor
  • Pepino
  • Feijão verde
  • Pimentos doces
  • Espinafres
  • Courgette
  • Acelgas
  • Couve
  • Espargos
  • Aipo
  • Espiga de milho natural
  • Rebentos de soja
  • Folhas de dente-de-leão
  • Endívias
  • Pastinaga
  • Chicória vermelha

Que outros alimentos pode um hamster comer?

Para além da alimentação básica, os roedores gostam de ser mimados de vez em quando. Para este efeito, é melhor utilizar alimentos nutritivos e não apenas saborosos. Alguns exemplos de guloseimas de boa qualidade são:

  • Ovo cozido
  • Óleo de peixe
  • Leite
  • Sementes para aves
  • Levedura

Outros alimentos com nutrientes valiosos que podem ser incorporados na dieta de um hamster são:

  • Gérmen de trigo
  • Milho
  • Levedura de cerveja
  • Pipocas (eles adoram!)

Os hamsters podem comer queijo?

Como bons membros da família dos roedores, o queijo é um dos alimentos preferidos dos hamsters. Deve verificar, com uma pequena porção, se o seu hamster está satisfeito com o queijo. Em caso afirmativo, pode dar-lhe queijo ocasionalmente (devido ao seu elevado teor de gordura), mas não como parte regular da sua dieta.

Os hamsters podem comer pão?

Tal como já referimos quando falámos sobre o que os hamsters podem comer, o pão é um bom alimento para os hamsters. No entanto, não pode comer qualquer pão: As escolhas recomendadas são o pão integral e o pão de trigo integral. O pão ralado ou o pão embebido em leite dar-lhe-á a textura necessária para agradar ao seu hamster. 

Os hamsters podem comer nozes?

As nozes são um pequeno mimo na dieta dos hamsters. Podemos oferecer nozes ao nosso animal de estimação como um pequeno petisco graças ao seu elevado teor de Ómega 3. É claro que deve oferecê-las sem casca. São uma boa recompensa ocasional, semelhante aos pinhões, amendoins, castanhas e avelãs.

Os hamsters comem feno?

O feno é particularmente rico em fibras e constitui a maior parte da alimentação do hamster (70% da alimentação dos roedores). Se se questiona sobre o que comem os hamsters, o feno é a melhor resposta. Os benefícios do feno incluem a manutenção do sistema digestivo do hamster e a promoção do desgaste e limpeza dos dentes. 

Os hamsters podem comer biscoitos?

Os biscoitos humanos não são uma boa escolha para os hamsters devido ao seu elevado teor de gordura e açúcar. No entanto, os biscoitos para cães ou gatos são uma ótima escolha. Naturalmente, em porções muito pequenas. 

Os hamsters podem comer chocolate?

O chocolate é muito prejudicial para os hamsters, tal como para os outros animais de estimação. Isto deve-se ao facto de conter uma substância chamada teobromina, que é muito tóxica para o seu sistema digestivo, uma vez que não a consegue metabolizar. 

Em suma, são a carne, as proteínas e outros alimentos que os hamsters comem:

  • Carne picada magra cozinhada
  • Frango ou peru cozido
  • Bacalhau cozido, sem pele e sem espinhas
  • Tofu
  • Queijo fresco magro
  • Iogurte magro
  • Pão de cereais embebido em leite desnatado ou de soja
  • Biscoitos para cães
  • Vermes da farinha, grilos e gafanhotos
  • Arroz integral e massa cozinhados
  • Cereais sem açúcar
  • Sementes de linho, de sésamo ou de abóbora
  • Frutos secos
  • Lentilhas
  • Luzerna
  • Pipocas sem sal ou manteiga

O que é que os hamsters não podem comer? Alimentos proibidos

Estes são os alimentos nocivos que nunca deve dar ao seu hamster:

  • Amêndoas
  • Chocolate
  • Doces
  • Batatas fritas
  • Batatas cruas
  • Feijão cru
  • Beringela
  • Melancia
  • Abacate
  • Salsa
  • Tomate cru
  • Citrinos como o limão ou a laranja
  • Marmeladas
  • Especiarias
  • Alho
  • Cebola
  • Alho francês
  • Cebolinho
  • Sementes de maçã ou grainhas de uva

Agora que já sabe o que os hamsters comem (e não comem), pode encontrar a comida perfeita para o seu animal de estimação na Tiendanimal. Também pode encontrar gaiolas, acessórios, produtos de higiene, produtos de saúde e muito mais! Esperamos por si!

Se quiser ler mais, não perca estes artigos sobre roedores:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Qual é a melhor ração para cães castrados?

O que é que um Labrador come? Dieta e melhores rações

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.