Tipos de hamster e as suas diferenças

, ,

Podemos diferenciar 5 raças de hamster conhecidas: o hamster dourado ou sírio, o hamster-chinês, o anão russo, o anão de Campbell e o hamster  de Roborovski. Dá uma olhadela as suas características e repara nas diferenças que existem entre as diferentes espécies.

Os hamsters estão a ganhar popularidade entre os roedores considerados como animais de estimação. São originários de regiões da Rússia, da China e da Mongólia, onde foram descobertos apenas em 1917.

Dentro dos tipos de hamster anão estão o hamster russo, o hamster Roborovski, o hamster de Campbell e o hamster-chinês. A principal diferença com o hamster sírio é o tamanho, são mais sociáveis e podem viver em casal ou pequenos grupos sem conflitos. Sempre é preciso ter animais do mesmo sexo, a menos que penses fazer criação. Se quiseres ter um hamster que seja dócil, deves tocá-lo e afagá-lo muito desde pequenos; se não o fizeres pode tornar-se hostil e difícil de agarrar. Os hamster anões não são a melhor opção para crianças pequenas porque são difíceis de apanhar pelo pequeno tamanho e a grande velocidade, sobretudo os Roborovski.

Os hamsters anões podem conviver com outros da sua mesma espécie, mas é melhor se o fazem desde pequenos e se são irmãos da mesma ninhada. É mais difícil apresentar ou introduzir um novo hamster num grupo estabelecido quando já são adultos. À medida que os parceiros crescem começam as brincadeiras de luta por ver quem é o dominante e podes ouvi-los gritar. Isto não deve preocupar-te enquanto não vires que se magoam, e se o fizerem o melhor será que fiquem separados em duas gaiolas.

Tipos de hamster e as suas características

Podemos classificar as raças de hamster em 5: hamster russo anão, hamster Roborovski, hamster sírio ou dourado, hamster-chinês e hamster anão de Campbell. São espécies de hamsters domésticos, por tanto dá uma olhadela às suas características e repara nas diferenças que existem entre os diferentes tipos de hamster para escolheres o que mais gostares como animal de estimação. 

Hamster russo

No seu hábitat natural, coberto de neve, o anão russo (ou siberiano) suporta temperaturas de até -25º C, e adapta-se a elas com uma espécie de casaco branco. A sua pelagem é de cor cinzenta e castanha com uma faixa preta nas costas. São muito sociáveis e divertidos e podes ter vários juntos no mesmo espaço, sobretudo se são do mesmo sexo e ainda pequenos. Este tipo de hamster vive cerca dos 2 anos e mede 10 cm aproximadamente.

Hamster de Roborovski

Pertence ao grupo dos hamsters anões de cauda curta, embora pareçam diferentes devido à pelagem de cor amarela com tons castanhos e aos seus vistosos bigodes; têm também umas peculiares marcas brancas sobre os olhos. Medem entre 4 e 5 cm, são muito pequenos! Praticamente não podemos ver a sua cauda. De carácter alegre e muito ágeis. É muito escorregadio e, devido ao pequeno tamanho, é melhor tê-lo num aquário para evitar que escape entre as barras da gaiola. 

Hamster sírio ou dourado

O hamster sírio é o mais comum nas casas e o mais adequados para estar com crianças, já que são grandes e com pelo comprido (especialmente os machos).  A sua cor original é dourada, mas hoje em dia existem com pelagens diferentes. Se partilharem gaiola com outros da sua espécie podem tornar-se algo agressivos, por isso é melhor escolher apenas um. Este tipo de hamster vive uns 3 anos e mede 15 cm aproximadamente.

Hamster-chinês

Este roedor anão tem uma cauda comprida, parecida à dos ratos, e tem um corpo mais comprido e esbelto que o resto. A sua pelagem é cinzenta ou castanha e têm uma faixa de cor castanho escuro que atravessa as costas. Com orelhas escuras e um pouco afiadas. São animais tranquilos e tímidos, mas têm bom temperamento e não costumam morder. Embora sejam tranquilos, são também muito velozes. Às vezes convivem em grupos, mas quando amadurecem as fêmeas podem tornar-se bastante agressivas e é melhor separá-las se isto acontecer. Vivem cerca de 2 ou 3 anos e medem de 10 a 12 cm.

Hamster anão de Campbell

Entre os diferentes tipos de hamster encontra-se o hamster russo e o hamster de Campbell; são muito parecidos, mas estes últimos têm mais pelagem, o que faz com que pareçam maiores. Medem entre 6 e 11 cm e são de cor amarela e castanha, com uma faixa no lombo. Vais divertir-te muito a observá-los, adoram esconder-se e explorar os recantos da gaiola! Podem conviver em grupo tranquilamente e costumam viver aproximadamente 2 anos.


Já decidiste de qual espécie de hamster gostas mais? Conhecias os diferentes tipos de hamster e as diferenças entre eles? Visita Tiendanimal para conseguires os melhores produtos desenhados para oferecer o máximo bem-estar a estes pequenos roedores. Cuida do teu animal de estimação e desfruta com ele!

« Anterior

Sintomas de doença nas aves domésticas

Tartarugas-de-patas-vermelhas ou Morrocoy

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.