Como saber se um hamster é macho ou fêmea?

,

Alguma vez te perguntaste se o teu macho será macho ou fêmea? Pode parecer muito complicado, à simples vista não parecem tão diferentes entre si. Contudo, é bastante simples, tens de observar determinadas caraterísticas morfológicas.

A seguir explicaremos o que deves observar para saber se um hamster é macho ou fêmea e como diferenciá-los mais facilmente. Evidentemente que, o seu tamanho pequeno, dificulta esta tarefa, mas apenas tens de observar a sua parte inferior, bem debaixo da cauda.

Se apenas tens um hamster, realmente não interessa demasiado saber o seu sexo. Contudo, se queres ter dois e não queres criar, é importante sim, saber qual é o sexo para que não se reproduzam. Deves ter em conta que as fêmeas têm o cio a cada quatro dias e que podem ter, segundo a raça, entre 3 e 11 crias em cada gestação, às vezes mais. Também pode ser interessante saber se são machos ou fêmeas na hora da convivência: os machos são territoriais e costumam brigar; já as fêmeas dão-se-muito bem.

Podes ler sobre a reprodução dos hamsters aqui:

E para conhecer os tipos de hamsters e as suas diferenças, dá uma olhadela neste outro post.

Como saber se um hamster é macho?

  • Rabo alongado e em ponta
  • Dois pontinhos separados debaixo da cauda: pénis e ânus
  • Dois vultos dos lados bastantes proeminentes: testículos
  • Não têm mamilos visíveis
  • Os machos são maiores que as fêmeas

Como saber se um hamster é fêmea?

  • Rabo arredondado
  • Dois pontinhos juntos debaixo da cauda: vagina e ânus
  • Seis pares de mamilos visíveis aos lados
  • As fêmeas são menores que os machos

Conselhos para ver se o teu hamster é macho ou fêmea

  • Apanha o teu hamster quando estiver acordado e tranquilo.
  • Faz carícias e brinca com ele um bocado, como de costume, antes de começar a explorá-lo.
  • Coloca-o de barriga para cima de forma confortável e o mais relaxado possível. Deves ter em conta que os hamsters não gostam de ficar nessa posição, portanto pode acontecer que tente se virar.
  • Apanha-o bem, de forma que não possa cair ou coloca-o em uma superfície macia; sempre com muita delicadeza.
  • A melhor forma de segurar um hamster é com uma mão debaixo do seu corpo, no lombo, para que se sinta seguro. Se não para quieto, podes segurá-lo suavemente com a mesma mão, como uma pinça, com o dedo polegar e o indicador, da pele do pescoço.
  • Os hamsters são animais delicados e facilmente stressam-se, portanto tudo deve ser feito com muito cuidado e paciência para evitar magoá-los ou assustá-los.

Pode acontecer que a primeira vez resulte um pouco complicado saber se o teu hamster é macho ou fêmea. Mas se observares vários, perceberás facilmente as diferenças entre uns e outros. Além do mais, é mais complicado ver quando são crias, já que ainda não estão completamente desenvolvidos. Os hamsters atingem a sua maturidade sexual a partir dos 35 dias de vida e será aí quando poderás saber com certeza o seu sexo.

De todas as formas, se continuas com dúvidas sobre o sexo do teu hamster, sempre podes ir ao veterinário para que possa te informar com certeza. Além do mais, assim poderá fazer uma revisão para comprovar o seu estado de saúde.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

A nutrição de uma chinchila. Outros alimentos seguros.

Os cães, melhores do que as pessoas – Porquê?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.