Cuidados e saúde do hamster: Como cuidá-lo?

,

Conhece os cuidados necessários e saúde do hamster? Seguramente este pequeno roedor já roubou o seu coração, na medida em que é um animal terno e que não necessita de demasiadas preocupações para ser feliz.

Com efeito, os hamsters são oferecidos com frequência às crianças como primeiro animal de estimação e não há dúvidas de que se convertem em companheiros inseparáveis. Por isso, se está a pensar adotar um hamster ou já tem um em casa continue a ler, porque neste artigo explicamos as suas caraterísticas gerais, cuidados e apresentamos muita informação útil para que o pequeno roedor leve uma vida saudável. 

Caraterísticas principais do hamster

Sem dúvida, os hamsters são roedores com origem nas regiões da Rússia, China e Mongólia. A saber, existem 5 raças de hamsters:

–         Hamster russo anão

–         Hamster roborowski

–         Hamster sírio ou dourado

–         Hamster chinês

–         Hamster anão de Campbell

De fato, é importante conhecer que tipo de hamster tem em casa como animal de estimação já que cada um exige caraterísticas e cuidados diferentes. Estes pequenos animais têm uma esperança de vida entre dois e três anos, apesar de depender da espécie, dos cuidados ou do ambiente em que vivem, alguns podem viver mais tempo.

Antes de tudo, quanto à reprodução, é importante saber que segundo a raça, o hamster pode ter entre 8 a 10 bebés de uma só vez, pelo que se não deseja ter crias, deve tentar manter os machos e as fêmeas separados.

Por outro lado, se deseja adotar um casal destes pequenos roedores, deve levar em conta que certas espécies, como o hamster dourado não podem conviver na mesma gaiola, pelo que deverá ter precauções.

Cuidados com o hasmter

De seguida, falaremos dos cuidados e da saúde do hamster. É um animal de estimação muito saudável que requer pouco cuidado, no entanto é necessário ter atenção a alguns detalhes para mantê-los felizes e enérgicos.

De fato, o principal é ter uma gaiola adequada, onde possa mover-se livremente, comer, jogar e descansar. Para além disso, é importante manter uma boa higiene limpando a sua casa periodicamente e colocando uma cama nova.

Posso dar banho ao hamster

No que respeita ao banho, os hamsters são animais muito limpos, por isso são capazes de se manter asseados sem necessidade de lavá-los com água. Com efeito os banhos com água não se recomendam devido principalmente às mudanças de temperatura.

Assim sendo, se nota que o seu pequeno hamster está muito sujo ou cheira mal, opte por um banho seco ou de areia.

O que comem os hasmter

Estes roedores gostam muito de comer. Por este motivo, está comprovado que a cada 2 ou 3 horas dão uma voltinha ao seu prato para procurar alimento, assim o seu amiguito deve ter sempre um punhado de sementes à disposição.

Também é importante que lhe ofereça uma boa variedade de alimentos, para que a sua dieta se assemelhe o máximo possível à alimentação natural, que se compõe basicamente de sementes, grãos, plantas e insetos.

O que deve existir na gaiola de um hasmter

Na gaiola de um hamster, seja de barras de ferro ou de vidro, é essencial que exista um bebedouro ou comida, em que pode misturar frutas e verduras. O solo da gaiola do pequeno roedor deve estar coberto de uma cama, que pode ser feita de diferentes materiais como madeira, papel, milho ou aparas aromatizadas. Os hamsters adoram escavar e esconder coisas e com a cama adequada vão fazê-lo de certeza!

É essencial manter o espaço para que brinquem e evitar que fiquem sedentários. Equipe a gaiola com jogos que ajudem a manter-se ativos, como as rodas, parques de brincadeiras ou labirintos.

Agora que já conhece os cuidados que deve ter com o hamster está animado para levar este pequeno roedor para casa?


« Anterior

Peixes de água fria: Qual é o seu aquário ideal?

O que é um clicker e como pode ajudar a treinar um cão?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.