Peixes de água fria: Qual é o seu aquário ideal?

,

Com efeito, os aquários de peixes de água fria são uma excelente opção para os iniciantes e os mais experientes. Por não necessitarem de um aquecedor, estes aquários são mais fáceis de manter do que os tropicais. Assim sendo, aqui estão algumas recomendações para montar o seu aquário de água fria em boas condições.

Parâmetros da água

Sem dúvida que os peixes de água fria são geralmente mais resistentes do que os peixes tropicais, tornando-os mais fáceis de cuidar e havendo uma grande variedade de formas, tamanhos e cores fantásticas. Por isso, a sua nova casa deverá cumprir com uma série de requisitos específicos:

● Temperatura: a princípio, entre 15 ° C e 20 ° C.

● PH: entre 6,8 e 7,8.

● Nitrito: a saber, abaixo de 0,5 ppm, 0 é perfeito.

● Nitrato: a saber, abaixo de 40 ppm, sendo 0 o ideal.

De fato, dependendo das espécies de peixes que deseja cuidar, estes níveis estão sujeitos a alterações.

Requisitos do aquário para peixes de água fria

Com efeito, os peixes de água fria precisam de um aquário espaçoso para viver confortavelmente e o tamanho vai depender de quantos exemplares quer cuidar. Por isso, pelo menos, é necessário um aquário entre 50 e 60 litros para começar e manter entre 8 e 10 peixes.

Assim sendo, uma semana antes de colocar os seus peixes no seu novo aquário, é importante fazer uma ciclagem da água. Isto vai assegurar a limpeza e a formação de novas bactérias que mantenham o equilíbrio natural do ecossistema para os novos habitantes.

Filtro

Sem dúvida, por mais resistentes que sejam, os peixes de água fria também necessitam de um filtro que se adapte ao tamanho e quantidade de exemplares que existem. Já que são sensíveis a variações de nitritos e nitratos originadas pelos desperdícios.

Iluminação

Se vai incluir plantas naturais, a iluminação é essencial. Assim sendo, se as plantas são artificiais ou caso tenha optado por não as incluir, a iluminação deve emitir uma luz fraca.

Aquecedor ou refrigerador

Mesmo que o aquário contenha água fria, é importante manter uma temperatura controlada, que deve ser menor do que a temperatura ambiente (uso de refrigeração) ou maior (uso do aquecedor).

Plantas naturais

Para decorar o seu aquário de água fria terá que escolher plantas para este tipo de água. A escolha também dependerá dos peixes que quer cuidar: Existem espécies que comem as plantas com folhas macias, aquelas que adoram plantas flutuantes ou aquelas que movem as raízes e exigem fixação extra com pedras.

De fato, algumas das espécies de plantas que preferem a água fria são:

  • Myriophyllum hippuroides
  • Egeria densa
  • Saggitaria plathyphylla
  • Ludwigia palustris

Substrato

Se vai incluir plantas naturais, é importante escolher um bom substrato, uma base onde as plantas aquáticas se enraízem, fornecendo suporte e nutrientes essenciais para crescerem adequadamente.

Alimentação de peixes de água fria

Alimente os seus peixes de água fria com comida especializada para estas espécies. O alimento vivo, congelado, seco e fresco, como vermes grindal, camarões congelados, flocos e espinafre, são boas opções para o seu peixe crescer e desenvolver um sistema imunitário forte.

Deve saber que uma causa comum de morte nos peixes é comer em excesso, por isso o melhor é dar-lhes comida cerca de 5 ou 6 vezes por dia em pequenas quantidades.

Compatibilidade de peixes de água fria

A convivência de peixes incompatíveis pode causar stress, doenças e lesões nos seus animais de estimação. Por isso, selecione espécies tranquilas com caráteres pacíficos para que possam viver juntos, sem provocar alterações no seu aquário.

Algumas espécies que pode misturar no seu aquário de água fria são:

  • Corydoras
  • Barbos arco-íris
  • Tencas
  • Comedores de algas
  • Peixe dourado (Goldfish)
  • Neon chinês

Com estes conselhos e recomendações já sabe tudo o que é necessário para montar o seu aquário de peixes de água fria, no qual os seus animais de estimação desfrutem de um habitat especialmente projetado para eles.



« Anterior

Alimentação do gato leopardo, o que deve comer um felino bengal?

Cuidados e saúde do hamster: Como cuidá-lo?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.