Alimentação do gato leopardo, o que deve comer um felino bengal?

O gato leopardo é muito característico, especialmente devido à sua curiosa pelagem, que se assemelha a um leopardo em miniatura. Tome nota destes conselhos para conhecer todos as dicas do gato de bengala e saber como deve ser a alimentação do gato leopardo.

Também é essencial que tenha em mente que é uma raça com muita energia. Portanto, embora possa viver numa casa, é conveniente que tenha um espaço onde possa trepar, correr, brincar, afiar as suas unhas e esconder-se.

Como deve ser a alimentação do gato leopardo?

O gato leopardo é, sem dúvida, uma das espécies mais atrativas que existem. Apesar da sua aparência selvagem, pode coexistir perfeitamente nos espaços fechados de uma casa, mas requer certos cuidados para mantê-lo equilibrada e feliz. Um deles é a sua alimentação, vamos ver o que devem comer!

A maioria dos criadores concorda que a melhor escolha é optar por alimentos crus, já que as comidas industriais, como a ração, às vezes podem afetar o bom funcionamento do seu intestino.

Outra excelente alternativa para este gatinho é a comida húmida. Estes alimentos enlatados fornecem ao animal os nutrientes de que precisa e previnem problemas digestivos que podem resultar de uma alimentação à base de ração. Por isso, evite esta última opção.

A vantagem com que pode contar é que existe no mercado uma grande variedade de enlatados para gatos que o seu bengal vai adorar. Em princípio, são elaboradas à base de peixes e carnes diferentes e variadas, por isso será muito fácil encontrar a preferida do seu pequeno felino para que possa desfrutar da sua comida sem negligenciar a sua dieta.

Necessidades físicas de um gato leopardo

Além dos cuidados que temos explicado sobre a sua correta nutrição, o gato leopardo é muito ativo, por isso necessita de lugares onde tenha algum espaço para queimar o seu excesso de energia.

Isso não significa que não possa ter um gato bengal em sua casa, mas será útil equipá-lo com certos brinquedos e acessórios que o ajudem nesta tarefa. Portanto, além de oferecer-lhe alguns dos artigos imprescendíveis para gatos, esta espécie em particular precisa de mais algumas coisas para que o seu desenvolvimento seja completo e equilibrado.

Espaço ao ar livre é fundamental

O ideal, é que o animal conte sempre com um espaço ao ar livre e seguro, como um jardim privado, onde possa correr, saltar, afiar as unhas ou esconder-se. Mas como esta opção nem sempre está ao nosso alcance, existem artigos especialmente projetados para atender às suas necessidades de exercício dentro de casa. Aqui estão alguns deles:

  • Torres: para o gato de bengala que não dispõe de um jardim onde possa sair para correr e trepar de forma segura, esta alternativa é uma excelente opção. Existem escolhas de várias alturas, tamanhos e preços, por isso será muito fácil encontrar o que melhor se adequa às suas necessidades e às do seu gato. Além disso, estes brinquedos geralmente incluem zonas para que possam afiar as unhas, com materiais especialmente projetados para este efeito.
  • Túneis com labirintos: este brinquedo é altamente recomendado para que o gato se possa esconder, uma das atividades preferidas deste gato.
  • Bolas: são baratas e há versões automáticas com as quais vão divertir-se muito. Vão correr de um lado para o outro e gastarão muita energia.

Como deve ter comprovado os cuidados de um gato leopardo não são tão complicados. Só necessita conhecer como deve ser a alimentação do gato leopardo e quais são os melhores acessórios para que ele possa jogar e descarregar a sua energia quase inesgotável. Assim, conseguirá fazê-lo crescer saudável e feliz.


« Anterior

Quanto pesa um porco?

Peixes de água fria: Qual é o seu aquário ideal?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.