O que come o gato himalaio? Qual é a sua melhor dieta?

,

O gato himalaio, resultado do cruzamento entre persa e siamês, tem uns olhos e pêlos incríveis, mas a sua genética torna-os gordos, por isso é necessário tomar o máximo cuidado com a alimentação. Descubra o que come o gato himalaio e qual a sua melhor dieta para evitar problemas de obesidade.

Além da comida, é importante vigiar o seu peso com controlos regulares e estimulá-lo com jogos, sem esquecer que deve brincar ao ar livre. Se realizar atividade física com frequência, é provável que venha a queimar calorias e evitar o excesso de peso.

Cuidados essenciais com o gato himalaio

Saiba que estes felinos fascinantes têm a reputação de serem um pouco ariscos, mas não é bem assim. Na realidade, os himalaios são gatos exigentes e seletivos: acima de tudo mostram afeto às pessoas que gostam e confiam. O seu amor não é para qualquer um, apenas para quem ganhar o seu coração. E para isso, deve começar por fornecer-lhes todos os cuidados que esta raça exige.

Neste sentido, deve vigiar a formação de bolas de pêlo para evitar as consequências: asfixia e obstrução intestinal. Com efeito, é uma raça muito propensa a este problema, mas existe modo de o evitar, por exemplo dando ao seu gato uma solução de óleo de parafina para as expulsar. Também é importante que use produtos de saúde digestiva para gatos de modo a evitar possíveis complicações.

Mas o principal cuidado exigido é, sem dúvida, a alimentação. Saber o que o gato himalaio come e qual deve ser a sua melhor dieta é essencial para que este animal se desenvolva de forma equilibrada e feliz. A sua genética faz com que ganhe peso muito facilmente, por isso é importante que planeie o modo de alimentá-los e evitar que engordem.

Dieta BARF: a melhor dieta para o himalaio

Segundo a maioria dos especialistas, a dieta BARF é a mais adequada para evitar as consequências da obesidade nos gatos em geral e desta raça em particular, uma vez que é a mais parecida com a alimentação que seguiriam no seu habitat natural.

O acrónimo BARF, que significa “Biologically Appropriate Raw Food“, em português “Alimentação Crua Biologicamente Apropriada”, refere-se a uma dieta baseada em carne crua e uma pequena parte de cereais e vegetais. Noutras palavras, são os alimentos que o seu gato himalaio conseguiria por conta própria se vivesse em estado selvagem.

Esta dieta não só evitará em grande medida o excesso de peso. Acredite que é também a melhor opção para estes quatro benefícios da dieta BARF:

  • Oferece grande valor nutricional sem aditivos
  • Não inclui alimentos processados
  • As digestões são mais rápidas.
  • Manterá os dentes em ótimo estado (as diferentes texturas permitem que sua mandíbula esteja ativa e os seus dentes mais limpos).

Embora a dieta BARF seja a mais recomendada, uma vez que não possa praticá-la ou como complemento desta, há outra alternativa: a comida húmida. A vantagem desta alimentação é que a sua percentagem de água é muito alta e, se optar por latas de qualidade, com os nutrientes certos e livres de produtos químicos, estará a dar ao seu gato uma importante fonte de proteína. Além disso, há uma grande variedade de opções, por isso será fácil encontrar a preferida do seu gatinho, por mais exigente que seja. Agora que já sabe o que come o gato himalaio, só tem de vigiar o equilíbrio nutricional dos alimentos que lhe dá, para que os nutrientes essenciais estejam presentes em cada refeição. Com essas orientações e algum exercício diário, o seu felino de olhos hipnotizantes crescerá saudável e equilibrado.


« Anterior

Quais são os melhores brinquedos para o gato europeu comum?

O que come o gato siamês? É melhor ração seca ou comida húmida?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.