O que come o gato siamês? É melhor ração seca ou comida húmida?

,

Um gato aberto, extrovertido, afetuoso e muito miador. Estamos a falar do gato siamês, um gato com predisposição a sofrer tumores intestinais, vómitos ou ingerir objetos, como lã ou plástico. Por este motivo, é muito importante vigiar a sua alimentação. Assim sendo, quer saber o que come o gato siamês? Tenha atenção!

Com efeito, esta raça de gato, vinda da Tailândia, é uma das mais elegantes, ágeis e energéticas. São gatos sociáveis, por isso não vão gostar de passar muito tempo sozinhos em casa. De fato, o peso do gato siamê varia entre 2 e 4,5 quilos e geralmente vivem entre 9 a 15 anos de idade.

Estes gatos, por causa da predisposição para os problemas descritos acima, devem ter uma boa alimentação, mas não se preocupe, não significa nenhuma dor de cabeça, ora veja!

O que come o gato siamês?

Não há dúvida que existem diferentes tipos de alimentos ideais para o seu gato siamês. Recorra ao seu veterinário para descobrir qual se adequa melhor ao seu gatinho em função das suas características pessoais.

Ração seca para o seu gato siamês

Com efeito, a ração seca é uma das melhores opções de alimentação para o seu gato siamês, especialmente na sua primeira etapa de vida.

Quando um siamês é pequeno, necessita de uma alimentação rica em proteínas e gorduras para promover o seu crescimento. Por isso, o cálcio e as vitaminas também devem estar presentes na ração seca durante esta etapa.

Na idade adulta, a alimentação seca do gato siamês deve ser composta de 26% de proteína, 40% de matéria gorda e percentagens variadas de ómega 3 e ómega 6, de vitaminas e fibras.

Se o seu gato siamês já passou da idade adulta e está na velhice, é fundamental uma ração seca reduzida em proteína e gordura. O motivo? Menos atividade física. Com estes requisitos evitamos que o nosso siamês engorde como se não houvesse amanhã.

Ração húmida para o eu gato siamês

A ração húmida é uma das favoritas no mundo dos gatos, e claro, também será do seu gato siamês. Mas a sua abundante ingestão pode causar grandes inconvenientes no nosso felino, como tártaro, mau hálito, fezes macias e pestilentas. Por isso, deverá sempre consultar o veterinário para obter a quantidade certa para o seu animal de estimação.

Tal como acontece com a ração seca, a comida húmida contêm diferentes percentagens de nutrientes. Neste caso, devem conter um mínimo de 35% de proteínas, entre 15% e 25% de gordura, e não mais de 5% em carboidratos. O ómega 3 e 6 também estão presentes na ração húmida. Além disso, também conta com cálcio, fósforo, magnésio e potássio nesta comida.

Conselho importante: é fundamental colocar o recipiente da ração húmida no frigorífico se não comer tudo, a fim de preservar os seus nutrientes.

Uma boa dieta para o siamês acompanhada de exercício físico

Agora que sabe o que come o gato siamês para ter uma alimentação adequada, deverá saber que necessitará de realizar exercício físico para que possa ser saudável e forte.

Como lhe dissemos, é um gato muito social, e vai gostar de ter a companhia do seu dono sempre que possível. Aproveite para brincar com ele. Pode optar por uma infinidade de brinquedos que estimulem a sua inteligência, algo muito importante para satisfazer a curiosidade dos gatos para que não se aborreçam.

Mas brincar com seu gatinho não só será importante para que se divirta, mas será essencial para evitar problemas de obesidade que podem atacar seriamente a sua saúde. Mesmo que o gato siamês tenha um metabolismo rápido, é muito importante que faça exercício para manter-se em perfeitas condições. Em conclusão, o seu gato vai crescer saudável e forte seguindo as melhores opções de comida que lhe apresentem e tendo um ritmo ativo de vida, sem esquecermos de dar muitos mimos ao nosso siamês!


« Anterior

O que come o gato himalaio? Qual é a sua melhor dieta?

Como manter a pelagem de um Yorkshire Terrier

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal