Como manter a pelagem de um Yorkshire Terrier

,

Recorda que será mais simples cuidar da pelagem de teu Yorkshire se o alimentas com ração seca, logo experimenta dar-lhe uma especificamente formulada para eles.

Estes pequenos cães contam com uma pelagem longa e suave que lhes aporta o seu característico aspecto distinto. Entretanto o pelo do Yorkshire Terrier requer cuidados frequentes para mantê-lo em estado de boa qualidade. Se estiveres interessado podes cuidá-lo tu mesmo utilizando como guia este artigo ou um DVD mais específico e didático para conseguir um acabado profissional.

1.Como escovar o pelo do meu Yorkshire Terrier?

Vale a pena pentear o nosso “yorki” desde cachorro para que se acostume à rotina. Nessa idade o pelo é curto, logo não terá nós que lhe provoquem dor, além do mais aprenderá a ficar quieto e a receber o ato de ser penteado como uma carícia, acima de tudo se lhe ofereces um prémio saboroso como recompensa. Precisarás um pente de metal com pontas arredondadas para não magoar a sua delicada pele. Passa o pente pelo corpo todo, sem esquecer atrás das orelhas, das patas, debaixo das patas e da boca.

Para que o pelo de teu “yorki” se mantenha em perfeitas condições tem que se repetir a escovada de uma a três vezes por semana, segundo o ambiente onde o teu cãozinho vive e o tipo de atividade que realiza. Podes fazê-lo com uma escova pneumática de pontas metálicas, passando-a por todo o corpo para eliminar os nós que se tenham formado. Nos “yorkis” de pelagem muito longa, tenta separar os tufos com elásticos ou fitas para penteá-lo mais facilmente.

2. Que produtos posso utilizar para dar banho ao meu Yorkshire Terrier?

Quando o Yorkshire tiver a idade suficiente tem que se começar com os banhos semanais. Recomendamos-te que utilizes um shampoo suave para cabelo comprido para não irritar a pele dele e evitar aparição de caspa. Também podes usar condicionador para facilitar o penteado. A continuação seca bem o cabelo de cima para baixo para que não fique “espetado”. Ao mesmo tempo, penteia e alisa o pelo do teu “yorki”.

Se encontrares algum nó que não se consiga desfazer com o pente, utiliza umas tesouras de ponta arredondada e um pente corta nós para abri-lo eliminá-lo e cortar a menor quantidade de pelo possível. Existem alguns excelentes amaciadores spray que se podem borrifar sobre o manto para dar-lhes mais brilho e que também ajudam a desfazer os nós. Podes utilizar um perfume para cães depois de cada banho e recorda de limpar o pelo da barba dele depois de cada comida, para evitar cheiros desagradáveis.

3.Como corto o cabelo do meu Yorkshire Terrier?

O pelo das orelhas dos Yorkshire corta-se com uma máquina de cortar cabelo na parte superior, de modo que fiquem livres as pontas. Começa com uma lâmina número 7F ou 8,5F, que deixam aproximadamente 3 mm e resultam fáceis de manipular. Se o comprimento na zona da cabeça o permite, podes recolher a franja com um elástico que tenha uma decoração que gostes. O vermelho fica muito bem com eles pelo contraste com o dourado, preto e cinza dos seus cabelos. O pelo longo situado debaixo do abdômen dos “yorkis” frequentemente suja-se com a urina, de modo que é melhor cortar os pelos longos ao redor das genitálias. Também é conveniente cortar o pelo que chega ao chão para que não acumule sujidade. Se todo esse trabalho te parece excessivo, sempre podes manter curto o pelo do teu “yorki”, como quando era cachorro. Não tens que aprender mais do que fazer o corte com máquina e tesouras ou levá-lo periodicamente ao salão de beleza para que um professional realize o corte. De todos os modos relembra penteá-lo duas ou três vezes na semana, esta tarefa será muito mais simples com o pelo curto.

Esperamos que esta pequena guia seja de muita utilidade para cuidar do teu “yorki”. Com a prática e muito carinho conseguirás que o teu animal de estimação entenda todo o processo como um carinho e que podem aproveitar juntos do ato de penteá-lo, dar-lhe banho e cortar o cabelo dele.

Recorda que em TiendAnimal encontrarás tudo o que precisas para manter o pelo do teu Yorkshire em perfeitas condições. Dos melhores pentes, corta nós e máquinas de cortar o cabelo até shampoos e os amaciadores mais apropriados para a pele do teu animal de estimação.

« Anterior

O que come o gato siamês? É melhor ração seca ou comida húmida?

Os cuidados com o Yorkshire Terrier

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.