Como eliminar o mau hálito do meu cão

,

Imagina se estivesses toda a vida sem escovar os dentes. No mínimo, terias mau hálito, certo? Pois é o que acontece com muitos cães. A boa notícia é que também é possível combater o mau hálito canino. Queres saber como?

Causas do mau hálito em cães

  1. Uma má higiene bucal.

O mau hálito ou halitose é produzido quando as bactérias que se acumulam nos restos de comida que ficam na boca do teu cão liberam certos componentes de enxofre que produzem um cheiro desagradável.

  1.  Maus hábitos alimentares

Alguns alimentos são mais propensos a deixar resíduos entre os dentes dos cães, como as dietas húmidas ou a comida enlatada.

  1. Doenças diversas

O mau hálito também pode ser sintoma de determinadas doenças, desde infecções nas gengivas (gengivite, periodontite) até problemas de insuficiência renal, obstrução intestinal, diabetes, etc.

É verdade que todos os cães têm mau hálito?

Não. O mau hálito canino não é algo natural nem inevitável. Os cães que mantêm uma correta higiene bucal, uma alimentação adequada e têm um estado de saúde geral ótimo não costumam padecer halitose.

Truques para combater o mau hálito canino

  1. Escovagem diária

É a forma mais eficaz de combater o mau hálito, mas tem um problema: a maioria dos cães não gostam. Com alguns, é impossível.

  1. Snacks dentais para cães

Todos os cães gostam deles. São snacks que ajudam a manter uma higiene bucal correta ao mesmo tempo em que funcionam como um prémio.

  1. Brinquedos para cães que promovem a mastigação

Podem ajudar a controlar a placa e o tártaro graças à formação de saliva que produzem.

  1. Limpeza bucal regular

A partir de certa idade, é recomendável fazê-la uma vez por ano. Consulta com o teu veterinário para que ele te oriente sobre como e quando programá-la.

  1. Alimentação de qualidade e muito digerível

Uma dieta de qualidade, equilibrada e com ingredientes altamente digeríveis evita problemas gastrointestinais e o desenvolvimento de patologias que podem relacionar-se com o mau hálito.

Escolhe o snack dental adequado e evita riscos de engasgamento.

Não todos os snacks ou prémios dentais para cães do mercado são iguais, alguns são mais eficazes que outros na hora de combater os problemas bucais. Na hora de escolher o melhor snack dental para o teu animal de estimação, tem em conta:

  • O seu nível de eficácia comprovada: que algum organismo veterinário independente garanta que o snack funciona realmente.
  • As suas condições de segurança: que sejam prémios flexíveis e 100% solúveis para não provocarem engasgamentos ou oclusões intestinais.
  • A sua palatabilidade: quer dizer, quão de apetitosos resultam para o paladar do teu cão.

Greenies, por exemplo, é um prémio dental avaliado pela Associação Mundial de Veterinários de Higiene Bucal (VOHC) e cumpre com todas estas condições, pelo que é uma opção muito recomendável.

Gostaste destes conselhos? Experimentaste algum destes métodos?

Conta-nos como foi!

« Anterior

Como equipar o meu terrário para uma Iguana ou um Camaleão

Características dos coelhos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.