Como evitar que o meu cachorro me morda?

,

Uma das coisas que mais causa preocupação nas pessoas que acolhem um cachorro é como ensiná-lo a não lhes morder. A inibição da mordida é ensinar ao cão a ter uma “boca branda”, quer dizer, a morder de uma forma adequada e sem magoar.

Primeira etapa do cachorro junto da sua mãe

Um dos principais motivos pelos que um cachorro deve passar os dois primeiros meses com a mãe e os irmãos é para que eles o ensinem a controlar a boca:

  • Se o cachorro morde com brusquidão as mamas da sua mãe quando estiver a mamar, ela vai levantar-se e irá deixá-lo sem comer. Desta forma aprende a ser mais delicado com a boca se quer comer.
  • Se durante a brincadeira com os seus irmãos o cachorro morde demasiado forte, o outro cão vai queixar-se e se continuar a insistir, acabará a brincadeira. Pelo que se o cachorro quer brincar, terá de controlar a mordida.

A chegada do cachorro a casa 

Quando o cachorro chega a casa, na segunda etapa vais ser tu quem o ensine a inibir a dentada. O cão terá de aprender que a nossa pele é mais delicada e pode magoar-nos. Como? Tens de fazer como faziam a sua mãe e os irmãos:

1. Usa um brinquedo com o qual goste de brincar.

2. Incita-o mexendo o brinquedo por diante da sua cabeça para que possa agarrá-lo. Não há que excitá-lo demasiado para conseguir uma boa aprendizagem.

3. Se durante a brincadeira te morder, dá um grito (AI!) e espera uns segundos antes de continuar.

4. Se morder forte ou insiste, grita e acaba a brincadeira, saindo da sala e ignorando o cão.

5. As sessões devem ser como máximo de 10 minutos, parando a brincadeira de vez em quando para que o cachorro não fique muito excitado.

Desta forma vais conseguir que o cão perceba que a tua pele é algo delicado e deve ter cuidado com a sua boca.

O que acontece se o cão é adulto?

Podes proceder da mesma forma: a brincar com ele e com um objeto. Além disso, podes fazer o seguinte:

1. Usa um pedaço de comida e esconde-o na mão direita.

2. Aproxima a mão ao focinho do cão e se te morder, grita AI! e afasta a mão.

3. Repete-o até o cão lamber a mão e então deverás abri-la. Terá de comer o pedaço de comida sem te morder; se não for assim, repete outra vez.

Com estas simples pautas o cão vai aprender a controlar melhor a mordida e poderás ter as mãos perto da sua boca sem nenhuma preocupação.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como faço para que o meu cão não puxe da trela?

Como equipar o meu terrário para uma Iguana ou um Camaleão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.