Por que os cães uivam?

, ,

Os cães uivam com frequência e este som pode dar-nos muitas informações sobre o seu estado emocional, humor ou saúde. Neste artigo explicamos por que os cães uivam e outros fatos curiosos sobre este som.

Alguma vez já ouviu o seu cão a uivar sem motivo aparente? Saiba que para os peludos, o uivo é uma forma de comunicação e pode ocorrer por muitas razões.

Os cães uivam para expressar diferentes emoções, como por exemplo, dor, ansiedade ou solidão; mas também podem uivar se estão felizes ou se querem chamar a atenção.

De onde veêm os uivos dos cães?

Os cães são descendentes diretos do lobo e assim como herdaram uma grande capacidade para caçar, esta ferramenta de comunicação também faz parte da sua genética.

O uivo é uma das características mais representativas dos lobos, porque ao viverem em alcateia precisam desse som para se fazerem ouvir a quilómetros de distância, com o intuito de alertar para situações de perigo. Para além disso, os uivos dos cães são uma forma de celebrar a reunião do clã ou simplesmente comunicar uns com os outros.

Na verdade, sabia que, nos lobos, cada membro da alcateia uiva de uma forma diferente? Tal como os lobos, outros animais como as hienas, as raposas ou os coiotes também uivam.

Por que os cães uivam?

1. Os cães uivam para marcar território

O mais comum é ouvir o nosso animal de estimação latir quando um estranho se aproxima da porta. No entanto, alguns peludos uivam como instinto de defesa para nos alertar da chegada de um desconhecido e para delimitar o seu território.

2. Uivos de felicidade

Muitos filhotes de cão começam a uivar de repente depois das férias ou simplesmente no final do dia, quando toda a família volta para casa. Isso porque os cães também expressam alegria através do uivo. É como se estivessem felizes porque a sua alcateia voltou a reunir-se, um comportamento comum nos lobos. 

3. Uivar por dor ou desconforto

Assim, como os humanos às vezes reclamam da dor, os cães também o fazem através do uivar. Saiba que este uivo pode ser facilmente identificado por um tom mais baixo e quebrado

Para além disso, também ocorre quando o animal de estimação tem medo, quando se sente abandonado ou experimenta ansiedade por separação.

4. Os cães uivam por imitação

Os cães adoram imitar outros sons, especialmente os mais agudos. Já tentou mostrar ao seu peludo um vídeo de outro cão a uivar? Também pode querer participar da festa. Auuuuuuu!

O mesmo acontece ao ouvir uma sirene de ambulância, bombeiros, polícia ou qualquer outro som semelhante.  

5. Os cães uivam por ansiedade

Em situações de muito stress, os cães podem responder com uivos e excitação durante um bom bocado. Só para exemplificar os uivos de ansiedade são geralmente acompanhados por voltas sobre si mesmos ou movimentos vigorosos da cauda.

6. Os cães uivam para chamar a atenção

Na verdade, alguns cães uivam quando querem brincar, comer ou simplesmente chamar toda a nossa atenção.

Como reconhecer o uivo do seu cão?

De fato, dependendo da situação que motiva o seu peludo a uivar de repente, o tom pode ser mais agudo, mais grave ou quebrado

Por exemplo, um uivo de tom baixo pode significar medo ou dor; enquanto um uivo agudo e alto pode indicar que o seu animal de estimação se sente só ou quer imitar algum som (sirenes de ambulância, polícia, instrumentos musicais, etc.).

Em síntese, com o tempo e prestando muita atenção poderá aprender a reconhecer o uivar do seu cãozinho. Acima de tudo, o importante é saber que se trata de mais uma ferramenta que têm para comunicar e que, como em muitos casos, significa medo ou ansiedade. Mas não é só. A resposta para a razão pela qual os cães uivam também pode ser alegria ou entusiasmo.


« Anterior

Quais são os melhores brinquedos para o pitbull?

A Chinchila como animal de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.