Mudanças de conduta e alimentação nos cães idosos

Graças aos avanços da medicina veterinária, a melhoria da qualidade dos alimentos e os cuidados cada vez maiores que os donos garantem aos seus animais de estimação, nossos cães estão a chegar a idades mais avançadas do que há alguns anos atrás.

Este aumento na expectativa de vida traz diversos problemas de saúde e mudanças degenerativas que antes ou não eram detectados ou não podiam ser tratados. Alguns dos problemas físicos mais frequentes são insuficiência renal, insuficiência cardíaca, artrose e fraqueza muscular generalizada. Também podem apresentar mudanças de conduta associadas à idade ou senilidade.

Durante toda a vida, o organismo gera como dejetos do metabolismo umas substâncias chamadas radicais livres. Estes danificam todos os órgãos e tecidos do corpo. Na juventude os mecanismos de eliminação destes radicais funcionam de forma mais eficiente e o dano é mínimo. Com o decorrer dos anos, os efeitos nocivos dos radicais livres acumulam e, além disso, os mecanismos de controlo já não são tão eficientes. Isto é o que se acredita até agora que provoca o envelhecimento.

Nos cães senis costumam se apresentar mudanças de conduta devido ao envelhecimento do cérebro. Algumas destas mudanças são:

  • Dormir mais durante o dia e menos de noite
  • Caminhar sem rumo, como compulsivamente. Às vezes ficam “presos” de cara com uma parede e podem não sair dali.
  • Mudanças de caráter; podem se tornar menos carinhosos, mais intolerantes ou não cumprimentar os donos ou pessoas conhecidas.
  • Perda de interesse pelas atividades cotidianas da casa.
  • Podem urinar dentro da casa ou em locais onde nunca o faziam. Não avisam que precisam sair.
  • Ladrar sem motivo a qualquer momento; ofegar durante a noite enquanto caminham.
  • Perda da orientação seja em casa ou nos passeios.

Se tiveres um cão idoso e apresenta alguns destes sintomas, consulta com o teu veterinário, já que há maneiras de tratar esta síndrome e que o teu animal de estimação possa voltar a aproveitar da vida em família.

Em alguns casos, são indicados medicamentos ativadores da circulação intracraniana que melhoram consideravelmente a função cerebral. Também existem fórmulas que contêm uma combinação de antioxidantes, vitaminas e aminoácidos que ajudam muito a diminuir os efeitos do envelhecimento. Com eles, vais poder notar que o teu animal de estimação recupera vitalidade, energia e, principalmente, alegria.

Atualmente conseguem-se rações especialmente formuladas com estes alimentos que têm o mesmo efeito que os medicamentos.

« Anterior

Aquecimento para répteis: quantos watts usar?

Salamandras e tritões: alimentação e manipulação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.