Aquecimento para répteis: quantos watts usar?

Não existe uma única resposta para esta pergunta. Existem muitos fatores que incidem na hora de escolher quais lâmpadas usar para aquecer o terrário, como a temperatura do espaço no qual se encontra, a época do ano, se tiver muito sol pela janela, o material com o que está construído, etc. Se o animal estiver solto pela casa, a temperatura de todos os ambientes tem uma relevância muito maior sobre a escolha dos elementos para o aquecimento. Não é possível indicar uma voltagem determinada sem conhecer o ambiente onde vive o réptil.

Deves ter em conta que a temperatura ambiental do cómodo varia segundo a hora do dia e época do ano, pois nenhuma casa mantém uma temperatura estável durante todas as estações. Isto significa que deverás usar diferentes voltagens de acordo com a temperatura exterior. Uma lâmpada de 40 ou 60 watts pode ser suficiente no verão, até mesmo terás de desligá-la nos dias de muito calor se vives em áreas com temperaturas cerca dos 35ºC. O mesmo terrário pode precisar uma lâmpada de 100 watts, ou até duas se o ambiente ficar muito frio durante o inverno.

Uma solução possível para estas mudanças é usar um reóstato, que permite diminuir a voltagem de um mesmo porta-lâmpadas e assim evitar ter que trocar as lâmpadas.  Podes também trocar a localização do terrário, buscar um canto mais fresco no verão e um mais cálido no inverno.

O que fica bem claro com toda esta explicação é que deves usar termómetros para medir as temperaturas e ajustá-las quando for necessário. Não te esqueças de medi-las também durante a noite. Se também o relacionares com a temperatura exterior, com o tempo saberás aproximadamente qual voltagem deves escolher para o terrário segundo a previsão do tempo. Há termômetros que permitem registar para monitorar sempre a temperatura do recinto nas áreas de descanso e os extremos de maiores e menores temperaturas (recorda a gradiente de temperatura que os répteis precisam para efetuar as suas funções orgânicas).

Se quiseres ter as melhores condições para o teu lagarto é imprescindível ter um termómetro que tome as temperaturas mais altas e mais baixas do dia todo; com um destes poderás saber o que acontece quando estiveres fora de casa e abaixares a temperatura dos aquecedores.

Quando tiveres que aumentar a voltagem da lâmpada, deves ter a certeza que o porta-lâmpadas e os fios conseguem resisti-lo, ou correrás o risco de que aconteça um incêndio.

Muitos proprietários de répteis não têm em conta que as mudanças climáticas exteriores influenciam sobre a temperatura do interior do recinto, e que os sistemas de aquecimento que funcionavam no verão podem não ser suficientes a partir do outono. Apenas se apercebem quando o animal começa a perder o apetite e fica menos atrativo, ou quando já tem uma afeção respiratória. Monitora as temperaturas durante o ano todo e assim o teu réptil viverá saudável e feliz.

« Anterior

Boxer

Mudanças de conduta e alimentação nos cães idosos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.