Boxer

Esta é uma raça de origem alemã. Os seus antecessores são os Bullenbeiser, cães utilizados para a caça e criados segundo a sua aptidão para a mesma.

A sua tarefa era apanhar e segurar a presa até a chegada do caçador, uma vez que os outros cães a tinha encurralado, portanto eram selecionados cães de focinho largo e curto com mordida mais forte.

Um aspeto importante desta raça é o seu caráter. É valente, forte, seguro de si e com grande apego e fidelidade ao seu dono e a todo o seu entorno. É inofensivo no seu ambiente, alegre na brincadeira, mas temível nos momentos nos que deve defender ao seu dono ou à sua propriedade. Nunca deve ser agressivo nem nervoso.

O Boxer é muito inteligente e fácil de educar, dada a sua predisposição a ser obediente. Adoram as crianças e brincam ativamente com elas. É bastante inquieto e precisa abundante exercício.

Aspeto geral do Boxer

O Boxer é um cão de tamanho médio, de pelo liso. A sua estrutura é quadrada, com ossos fortes e musculatura bem desenvolvida e em relevo. O seu andar é vivaz, cheio de força. Não deve parecer pesado nem demasiado leve.

  • Cabeça: é a característica mais importante do Boxer. O crânio deve ser estreito e angular, não arredondado. Stop muito marcado. O nariz é largo e preto, com a ponta ligeiramente mais alta que a base. Focinho curto, fortemente desenvolvido, os caninos devem estar separados, dando um aspeto quadrado na parte dianteira. Os lábios superiores são pendurados.  O maxilar inferior sobressai um pouco do superior, cobrindo os incisivos, mas não devem ver-se os dentes canino com a boca fechada. Olhos escuros, não demasiado pequenos. As orelhas naturais são de inserção alta ao lado do crânio. Caem para os lados em descanso e para a frente, com uma grande dobra quando presta atenção.
  • Pescoço mais longo, redondo, musculoso e forte, sem papada.
  • Corpo enquadrado em um quadrado visto de perfil. Dorso curto, reto, forte e largo. Garupa ligeiramente inclinada, curva, plana e larga. Tórax profundo, chegando até os cotovelos.
  • Cauda mais alta.
  • Extremidades paralelas, de ossos fortes. As posteriores têm potentes massa muscular, muito desenvolvidas e duras. Pés fechados, com almofada plantar forte e dura.
  • Pelagem curta, dura, brilhante e grudada. Cor castanha (em diferentes tonalidades) e listrada, máscara escura no focinho. Podem ter manchas brancas.
  • Tamanho: os machos medem entre 57 e 63 cm e as fêmeas 53 a 59 cm.
  • Peso: mais de 30 kg nos machos e aproximadamente 25 kg nas fêmeas.
  • Problemas de saúde: São propensos a sofrer diferentes tipos de tumores em idade avançada.

Em alguns países se corta a cauda na primeira vértebra coccígea e se recortam as orelhas para que fiquem mais eretas e em ponta. Na atualidade não se costumam fazer estas cirurgias meramente estéticas e em muitos países estão totalmente proibidas.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Anti-inflamatórios para cães

Aquecimento para répteis: quantos watts usar?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.