Anti-inflamatórios para cães

Neste artigo vamos explicar o que são os anti-inflamatórios para cães e para que servem, assim como utilizá-los de maneira responsável e os efeitos secundários que podem ter.

Estes medicamentos com atividade analgésica, antipirética e anti-inflamatória, no geral, são prescritos para inibir a dor, a inflamação e até mesmo, o avanço de alguns tumores nos nossos cães. São muito comuns no tratamento de doenças osteoarticulares como a artrose. 

Tipos de anti-inflamatórios para cães

São fármacos que podem ser divididos em dois grupos: Os anti-inflamatórios esteroides, conhecidos popularmente como “corticoides”, e os não esteroides ou AINES.

Como escolher o melhor anti-inflamatório?

Às vezes escolher o melhor tratamento é uma tarefa complicada, mas não te preocupes, porque o teu Veterinário/a avaliará o caso em questão e indicar-te-á o mais adequado para o teu animal de companhia.

É importante escolher um que seja de fácil administração, pois alguns cãezinhos são bastante resistentes na hora de tomar algum medicamento, portanto o ideal é que seja de sabor agradável. Por outro lado, devem ser valorados sempre os efeitos secundários, assim como a sua eficácia.

Quais efeitos secundários podem ter?

Os animais mais propensos a desenvolver algum problema derivado do uso de anti-inflamatórios são os geriátricos ou aqueles com alguma patologia hepática, cardíaca ou renal, mas mesmo assim, em alguns casos, precisam ser utilizados. O seu uso sempre deve ser feito sob supervisão e se todo o processo for monitorizado, não deveria haver maiores problemas.

Sintomas de intoxicação

Corresponderão a danos no rim, fígado, úlceras ou perfuração do estômago.

Leve

Quando a intoxicação for leve, o seu cão pode apresentar dor abdominal, vómitos, diarreia, mal-estar e perda do apetite.

Grave

Pelo contrário, se a intoxicação for grave, perceberás que as suas mucosas ficam pálidas, apresentará diarreia ou vómitos com sangue, terá um aumento da temperatura e movimentos descoordenados, até mesmo poderia morrer. Além do mais, deves saber que há casos raros de animais muito sensíveis que podem ter danos no fígado pelo uso de AINEs.

Os anti-inflamatórios esteroides (cortisona), se forem oferecidos durante longos períodos, podem ocasionar algumas doenças, como por exemplo o hiperadrenocorticismo.  De igual forma, o tratamento com corticoides nunca deve ser retirado de forma brusca, o teu veterinário ou veterinária indicar-te-á como retirá-lo de forma paulatina.

Nunca automedicar os nossos animais

De certeza já ouviste isto milhares de vezes, contudo, queremos insistir na importância de acudir ao teu veterinário/veterinária de confiança sempre que o teu melhor amigo tiver algum problema de saúde. Muitas vezes acreditamos que um comprimido ajudará, contudo, se não receberem medicamentos específicos para animais poderiam acontecer sérios problemas, ou ocultar o problema que tem o teu animal de companhia e dificultar o diagnóstico.

Queremos enfatizar, por último, que o uso de anti-inflamatórios não esteroides de medicina humana sem prescrição do teu veterinário/a está completamente contraindicado, pois desta forma poderia produzir-se uma intoxicação letal para o teu animal de estimação em poucas horas.

O que fazer no caso de intoxicação por anti-inflamatórios para cães?

Reagir de forma rápida

Se durante o tratamento percebes algum sintoma, como por exemplo sangue na urina ou nas fezes, mal-estar, perda do apetite ou qualquer comportamento que não seja o normal, o melhor a fazer é acudir imediatamente ao teu Veterinário/a para que valore o estado do teu cão e interrompa o uso do medicamento.

Pautas importantes

Alguns passos que devem ser seguidos sempre na clínica, em caso de suspeita de intoxicação: indução do vômito (se a ingestão tiver acontecido recentemente), administração de carvão ativado (absorve a substância nociva), uso protetores estomacais e fluidoterapia.

O teu melhor amigo recuperar-se-á rapidamente se receber o tratamento adequado, no caso de uma irritação gástrica e dano renal ou hepático leves. Pelo contrário, o prognóstico será mais delicado se tiver acontecido alguma perfuração intestinal. Não obstante, é indispensável não suspender a sua medicação antes de tempo, a não ser por indicação do veterinário/a.

Como administrar o tratamento ao meu cão?

Primeiro, aconselhamos oferecer o anti-inflamatório sozinho, pois os sabores são bastante agradáveis, e muitos cães acham que se trata de um snack. Contudo, há alguns sibaritas que não colaboram muito, para eles o melhor é tentar disfarçar o medicamento com um pouco de comida húmida.


Há alguma alternativa para estes medicamentos?

Novas opções contra a inflamação e a dor

Atualmente há patologias que podem utilizar outros métodos para ajudar a reduzir a dor, alguns são métodos naturais, com o uso de plantas medicinais.

Por exemplo, no caso de dores articulares, o campo da fisioterapia e da reabilitação tem avançado muito. Também se utiliza de forma muito benéfica a electroestimulação e as terapias com laser.

Com tudo o que já sabes sobre os anti-inflamatórios para cães, tens todas as pautas para tratar o teu cãozinho de forma segura, sempre sob prescrição do teu Veterinário/a.Além do mais, na nossa loja online Tiendanimal tens disponível vários suplementos naturais que ajudarão a melhorar a qualidade da vida do teu animal de companhia.

E se quiseres saber mais sobre os animais de estimação e os seus cuidados, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, queres saber como diminuir a ansiedade por separação nos cães?

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Alimentação dos porquinhos-da-índia

Boxer

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.