Cães no Natal: celebra bons momentos junto ao teu melhor amigo!

,

Se as férias de Natal já são um tempo de alegria por várias razões, celebrá-las na companhia de um cão torna-as ainda mais especiais. E não é surpreendente porque ao ambiente natalício marcado por decorações, visitas e presentes junta-se a oportunidade de viver estas datas com um animal que enriquece qualquer momento.

É por isso que em dias tão especiais é essencial ter consciência de tudo o que um cão traz à vida das pessoas: estar sempre acompanhado, receber sinais constantes de afeto da parte delas, manter-se ativo graças aos passeios que os seus cuidados exigem, tempo de brincadeira que ilumina o seu dia-a-dia, socializar com outras pessoas e animais de estimação com quem tem o mesmo laço…

Tudo isto e mais é intensificado numa data em que, mais do que nunca, a importância da posse responsável de cães o gatos deve ser justificada e posta em prática.

Dicas para desfrutar do Natal com cachorros

Ao celebrar o Natal com cães, há uma série de considerações de saúde a ter em conta, pois há muitos riscos que um cão pode correr durante a época natalícia.

Decorações de Natal

Arvores de Natal com os seus respetivos adornos pendurados, neve artificial, o presépio… Há muitos objetos que podem atrair a atenção do cão e que também o podem prejudicar se ele os ingerir. Por esta razão, é aconselhável manter o animal afastado de qualquer elemento decorativo. 

Certas plantas como a Flor de Páscoa, típicas da época natalícia, são também tóxicas, não só se ingeridas, mas também por mero contacto com a pele, causando irritação.

Outro risco é a ligação das luzes, que pode levar a um acidente grave se o cão mastigar os fios. É portanto aconselhável desligar todos os aparelhos elétricos na presença do animal, especialmente se este for deixado em casa sozinho.

E se quiseres vestir o teu cão para o Natal, não te esqueças que o traje deve ser confortável para o animal e não causar qualquer desconforto.

Alimentos proibidos para cães no Natal

Com a quantidade de comida e de bebida que circula pela mesa durante a celebração destas festas, é tentador oferecer restos ao cão.

No entanto, alimentos como o chocolate e o álcool, entre vários outros podem causar vómitos e diarreia, além de acarretar outros problemas de saúde a longo prazo, visto que são tóxicos para o seu organismo

A melhor opção é optar por produtos de Natal adaptados para eles, para que possam desfrutar juntos do Natal.

Pirotecnia e outros estímulos desconfortáveis

Os fogos de artifícios ou foguetes costumam provocar um medo atroz nos cães devido ao ruido ensurdecedor. Por isso, é importante manter o cão em casa enquanto são soltos esses materiais pirotécnicos.

Da mesma forma, é conveniente criar uma espécie de refúgio, principalmente para aqueles que se assustam mais, onde não faltem brinquedos para que se distraia.


Além disso, com o tráfico de visitas que passa pela casa, o horário para atender o cão pode ser modificado. Apesar disso, é vital que sejam respeitadas as suas horas para comer e passear. E neste último caso, é aconselhável evitar as zonas mais transitadas, sem esquecer que sempre devem estar identificados com o seu chip correspondente para o caso de que fuja ou se perca.


Adotar cães no Natal é muito mais do que um presente! 

A chegada das festas de Natal também é um momento em que muitas pessoas decidem dar animais de estimação de presente. Como a adoção é a melhor opção, é preciso considerar uma série de condições antes de te responsabilizares pela vida deste animal ou colocar esse compromisso noutra pessoa.

Por isso, os especialistas recomendam que a pessoa em questão tenha expressado o seu desejo de ter um cão, sendo também capaz de cuidá-lo. Por ser um presente, o interesse pelo animal pode decair depois do período natalício, algo que se deve evitar a todo o custo.

Por isso é útil meditar bem sobre a escolha de um cão com as suas respetivas características em função do estilo de vida que leve a pessoa que se irá encarregar dele, já que assim pode-se garantir uma sintonia entre ambos.

Também não devemos esquecer que a adoção de um cãozinho deve ser a partir da oitava semana de vida, sem esquecer que o animal irá crescer e precisar passar por um processo de educação e socialização que requer paciência, principalmente se é um dono de primeira viagem.

Um animal não é um objecto. Requer um proprietário responsável, uma família que possa cuidar de todas as suas necessidades físicas e psicológicas e que ofereça amor condicional durante muitos anos. Não deve ser um capricho natalício momentâneo, mas uma decisão ponderada.

Com todos estes conselhos, o que se pretende é evitar o contínuo abandono de cães que ocorre quando passa o Natal, e reivindicar uma posse responsável independente da data em que se decida adotar um cão. Por isso, também é necessário conscientizar sobre os benefícios da adoção perante a compra do animal

« Anterior

Caminhadas com cães

Como evitares que o teu gato se perca

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.