O que fazer com o seu cão quando chove? Os melhores jogos para se divertir em casa

,

O seu cão é um animal que mede o seu tempo através de rotinas, pelo que deve ser coerente e respeitá-las tanto quanto possível. É fundamental que o seu cão saia para passear para respirar ar fresco e libertar energia ao mesmo tempo. Isto também ajudará a evitar comportamentos indesejados, como vandalismo na casa ou latidos excessivos.

Nos dias de mau tempo, é claro que os passeios serão mais curtos, mas pode compensar com brinquedos interativos que estimulem a atividade mental e o bem-estar emocional do seu cão. Em suma, faça com que o seu cão se sinta feliz consigo, porque em casa também pode brincar!

Que atividades ou jogos pode fazer para manter o seu cão feliz em casa quando chove? Aqui tem algumas ideias fantásticas para passarem momentos divertidos juntos.

E se está à procura de mais inspiração, não perca este artigo com os melhores brinquedos para cães.

Jogos de olfato e rastreio

Este tipo de jogo estimula um dos sentidos mais desenvolvidos do cão, o olfato. Esconda algumas das guloseimas favoritas do seu cão em diferentes divisões da casa e deixe-o encontrá-las. No início, guie-o e elogie-o para que ele saiba do que se trata o jogo e verá como ele adora procurar as snacks e descobrir cada recompensa escondida! Certifique-se apenas de que as guloseimas estão em locais seguros e acessíveis ao seu amigo peludo.

Para além de esconder as guloseimas pela casa, existem ferramentas que podem melhorar ainda mais a experiência de jogo do seu cão: os tapetes olfativos. Estes tapetes, nos quais pode esconder pequenas guloseimas ou snacks, foram especialmente concebidos para estimular o olfato do seu amigo peludo e proporcionar um desafio divertido e estimulante que ajuda a reduzir o tédio e a ansiedade nos dias em que não pode ir passear.

Jogos interativos e de inteligência

Existem no mercado alguns tipos de jogos de inteligência para cães sob a forma de puzzles. O objetivo é encontrar o alimento através do jogo das escondidas ou de deteção de cheiro. Estes jogos testam a destreza mental e a concentração do seu cão, bem como a sua capacidade de detetar ou mover objetos com a pata ou a boca.

Jogos de mobilidade

É importante que o seu cão faça exercício todos os dias, pelo que este tipo de brincadeira também lhe proporcionará muita diversão. Porque não montar um mini-campo de agility em casa?

Pista de obstáculos em casa:

Outra forma de aumentar a mobilidade do seu cão é criar uma pista de obstáculos com objetos simples, como almofadas, caixas, aros ou outros objetos seguros. Utilizando comandos verbais ou recompensas, pode motivar o seu cão a passar por cima, por baixo ou à volta dos obstáculos.

Jogo da corda:

Jogar ao jogo da corda é uma ótima atividade para fortalecer os músculos do seu cão e incentivar a interação entre entre si e o seu amigo peludo. Pegue numa corda resistente e jogue ao jogo da corda com o seu cão. Encoraje o seu cão a agarrar uma extremidade da corda enquanto você agarra a outra. É importante certificar-se de que a corda é suficientemente forte e está em boas condições para evitar lesões.

Lançamento de bolas ou o seu brinquedo favorito:

Se tiver escadas em casa, pode utilizá-las como um jogo de atirar para o seu cão. Atire uma bola ou o brinquedo favorito do seu cão do cimo das escadas e incentive-o a subir e descer para recuperar o objeto. Isto proporciona exercício físico adicional e pode ser uma atividade excitante para o seu cão.

Jogo do túnel com caixas de cartão:

Fazer um túnel com caixas de cartão é uma forma divertida de aumentar a mobilidade e a agilidade do seu cão. Coloque as caixas na forma de um túnel, encoraje o seu cão a atravessá-las e coloque uma recompensa (por exemplo, uma guloseima ou um brinquedo) no fim do túnel para o encorajar a atravessá-lo. Este jogo testa não só a agilidade do seu cão, mas também a sua inteligência para ultrapassar obstáculos.

Jogos de morder

Os jogos de morder são uma ótima maneira de manter o seu cão entretido e estimulado. Estes brinquedos são muitas vezes duráveis e feitos de materiais resistentes que podem suportar brincadeiras intensas.

As guloseimas em forma de osso, são outra opção, mas é importante que sejam seguras para o seu cão e que não se partam.

Jogo de esconder

Este jogo nunca passa de moda. Peça ao seu cão para ficar parado no mesmo sítio enquanto você se esconde pela casa. Depois chame-o e deixe-o encontrá-lo – será divertido para ambos e reforçará a ligação entre vocês!

Treino no interior

Porque não aproveitar os dias de chuva para praticar alguns truques ou habilidades? Pode ensinar ao seu cão qualquer coisa, desde comandos básicos como “senta”, “para baixo” e “pata” até truques mais avançados. O treino dentro de casa não é apenas divertido, mas também uma forma eficaz de manter o seu cão mentalmente estimulado.

É importante que seja paciente e consistente durante o treino. As sessões devem ser curtas e divertidas para evitar o tédio, e é importante parar se o seu cão parecer cansado ou distraído. Lembre-se de recompensar todas as conquistas, pois isso reforça o comportamento desejado de uma forma positiva.

Quem disse que os dias de chuva são aborrecidos? Desde jogos divertidos a ensinar novos truques ao seu cão, há uma variedade de atividades divertidas para manter o seu cão ativo, feliz e mentalmente estimulado – utilize estes momentos para criar experiências memoráveis e momentos inesquecíveis com o seu melhor amigo peludo!

Para saber mais sobre como se divertir com o seu amigo peludo, consulte estes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Vómitos e diarreia em cães: causas e o que fazer

Guia e calendário de vacinação para cachorros

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.