Que devo fazer se o meu animal de estimação tem vómitos ou diarreia?

, , ,

Às vezes o problema é que o nosso animal de estimação comeu demais, demasiado rápido ou com muito calor. Em todos estes casos pode esperar umas horas a ver como evolui antes de levar o seu amigo ao veterinário. É natural que o animal se sinta enfraquecido quando tenha um destes episódios, mas se mostra outros sinais de doença como febre ou perdas excessivas de liquido, pode aguardar cerca de12 horas a ver se melhora. Para tentar parar a diarreia deve fazer o seguinte:

  • Retire toda a comida para que faça um jejum de 8 a 12 horas. Se está com vómitos, também deve retirar a água, até que tenham passado cerca de 2 horas desde o último. Não tenha receio que ele desidrate, pense que perderá ainda mais líquidos se bebe água e vomita, além disso irá sentir-se mal por muito mais tempo. Quando tenham passado as 2 horas, dê-lhe só uns goles de água e espere 30 minutos para ver se vomita ou não. Se está com muita sede pode dar-lhe um cubo de gelo para lamber, assim irá refrescar a boca enquanto bebe uma pequena quantidade de líquido. Se passados cerca de 20 minutos, os vómitos não se repetirem pode dar-lhe mais um pouco e repetir o mesmo processo até que fique sem sede.
  • Espere que o seu animal de estimação tenha fome para lhe dar de comer. Deixe passar pelo menos 4-8 horas, dependendo de como se sinta. A primeira comida deve ser pouca e bastante digerível, seja uma parte de uma lata de alimento intestinal, um pouco de arroz com queijo ou frango sem pele. Se não acontece nada e esta tudo bem, após 4 horas dê-lhe outra pequena dose e depois vá incrementando as refeições, misturando a sua dieta normal até voltar à sua forma habitual de comer.

Se o seu animal de estimação, passadas umas horas, voltar a vomitar e não começar a sentir-se melhor, não espere mais e leve-o imediatamente ao veterinário. As recomendações que lhe damos servem para casos menos graves em que o animal comeu algo indevido. Se o caso é mais grave, o melhor será levá-lo a um profissional.

Estes são alguns sintomas que requerem a atenção imediata de um veterinário:

  • Aparece sangue nos vómitos ou nas fezes.
  • Os vómitos não param ou continuam mesmo após não ingerir nada.
  • O animal tem febre, tremores, convulsões, muita dor abdominal ou um notável mal-estar.
  • Os vómitos e/ou diarreia persistem por 24 horas apesar do jejum ou as perdas de liquido são muito abundantes.
  • Suspeitas que pode ter ingerido alguma substância tóxica (plantas tóxicas, líquido anticongelante, venenos, etc.)
  • Os episódios de vómitos e diarreia repetem-se seguidamente.
  • No caso dos cachorros e gatinhos, não se devem esperar tantas horas para procurar ajuda. Eles desidratam mais rapidamente e têm menos reservas corporais para resistir. Se passadas 8 horas não começam a melhorar, é melhor levá-los ao veterinário.
« Anterior

Manutenção das lâminas para aparadores de pelo

8 Razões para desfrutar do Natal com o teu animal

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.