Vómitos e diarreia em cães: causas e o que fazer

,

A maioria dos cães tem vómitos ou diarreia em algum momento da sua vida. Normalmente, não se trata de uma doença ou problema grave, mas sim de uma situação isolada em que o cão comeu comida estragada ou em excesso.

Os vómitos e a diarreia nos cães podem ser causados por uma alimentação excessiva, demasiado rápida ou demasiado quente. É normal que o seu cão se sinta abatido se tiver tido um destes episódios, mas este processo é geralmente autolimitado e desaparece por si próprio em poucas horas. Se o seu cão não apresentar outros sinais de doença, como febre ou perda excessiva de líquidos, pode esperar cerca de 12 horas para ver se ele melhora.

Se não verificar qualquer melhoria após este período, deve contactar o seu veterinário, pois pode tratar-se de um problema mais grave.

A diferença entre regurgitação e vómito

A primeira coisa a distinguir é o que é que o cão regurgitou. 

Regurgitação:

A regurgitação é a expulsão de alimentos que não chegaram ao estômago, ou que estiveram no estômago durante muito pouco tempo e, por isso, não foram totalmente digeridos.

Na regurgitação, verá os alimentos não digeridos a serem expelidos. Isto pode dar-lhe uma boa indicação de como o seu cão mastiga. Se ele expelir pedaços de comida inteiros e não digeridos, isso é uma indicação de que o tamanho do pedaço não é adequado para ele, e deve aumentar o tamanho para o forçar a mastigar corretamente. No entanto, a regurgitação também pode ocorrer com doenças do esófago (por exemplo, mega-esófago) ou objetos estranhos no esófago.

Vómito:

Os vómitos ocorrem com pouco ou nenhum vestígio de alimentos sólidos. Se tiver comido recentemente, é provável que o vómito seja de cor castanha escura. Se tiver comido com o estômago vazio, pode ter uma cor amarelada devido à bílis que vomitou, ou verde devido ao muco no seu estômago. Se o vómito tiver uma cor avermelhada e se parecer com borras de café, é provável que contenha vestígios de sangue. Assim, a cor pode dar-nos algumas pistas, mas deve sempre consultar o seu veterinário para um diagnóstico definitivo.

Lembre-se que os vómitos isolados não são necessariamente motivo de preocupação, mas se forem muito frequentes, deve consultar o seu veterinário.

O que é a diarreia nos cães?

A diarreia em cães caracteriza-se por fezes soltas ou líquidas que podem ocorrer com mais frequência do que o habitual. Ao contrário dos vómitos, que afetam principalmente a parte superior do sistema gastrointestinal, a diarreia ocorre no intestino e indica geralmente uma função intestinal desiquilibrada.

É importante notar que tanto os vómitos como a diarreia em cães são sintomas e não doenças em si. São sinais de que algo está errado com o sistema digestivo do seu animal e podem variar em termos de gravidade e duração. Compreender estes sintomas é o primeiro passo para dar aos nossos cães os cuidados de que necessitam quando têm problemas gastrointestinais.

Eis as possíveis causas e o que fazer quando um cão sofre de vómitos e diarreia.

Causas de vómitos e diarreia ocasionais em cães

Eis algumas das causas mais comuns de vómitos e diarreia ocasionais em cães.

Alterações na dieta e hipersensibilidade

Uma das causas mais comuns de vómitos e diarreia em cães pode ser uma alteração súbita da dieta. Os estômagos sensíveis dos nossos amigos peludos podem, por vezes, protestar contra novos alimentos ou uma mudança súbita na sua dieta habitual. Além disso, alguns cães podem ter hipersensibilidades alimentares que desencadeiam estes sintomas desagradáveis.

Se quiser saber como mudar a ração do seu cão de forma adequada e gradual, recomendamos que leia o nosso artigo sobre o assunto.

Comer demasiado e engolir demasiado depressa

Outra causa que pode provocar vómitos e diarreia nos cães é comer demasiado ou engolir a comida sem a mastigar bem. No seu entusiasmo pela comida, os nossos amigos de quatro patas por vezes não aproveitam o tempo para saborear e mastigar os alimentos, o que pode causar problemas digestivos.

Se quiser ajudar o seu cão a comer mais devagar e de forma mais controlada, considere a utilização de comedouros antivoracidade desenvolvidos para este fim, ou brinquedos durante as refeições que estimulem a mente do seu cão enquanto come.

Ingestão de corpos estranhos

Os cães, especialmente quando são jovens ou estão aborrecidos, tendem a pôr na boca coisas que não deviam comer. Desde pedaços de brinquedos a objetos no chão, os cães podem engolir coisas que o seu sistema digestivo não consegue suportar.

Para evitar este tipo de situação, dê ao seu cão brinquedos desenvolvidos especificamente para eles, para que seja menos provável que ele procure coisas inadequadas para mastigar.

Stress e alterações ambientais

Os cães são criaturas emocionais e as mudanças no seu ambiente ou situações de stress podem afetar o seu sistema digestivo. Uma mudança de casa, a chegada de um novo membro da família ou mesmo uma mudança na rotina diária podem causar stress e desencadear estes sintomas gastrointestinais.

As férias podem perturbar a rotina do seu cão e afetar o regresso ao normal. Leia o nosso artigo sobre como habituar o seu cão a novas rotinas e obtenha as melhores dicas.

O que devo fazer se o meu cão vomitar ou tiver diarreia?

Se o seu cão vomita ou tem diarreia ocasionalmente e está à procura de conselhos sobre o que lhe dar nessas situações, aqui estão algumas dicas sobre como lidar com elas de forma eficaz e amorosa.

  • A primeira coisa a fazer é retirar-lhe toda a comida para que o seu cão possa estar em jejum durante 8 a 12 horas. Se ele vomitar, deve também retirar-lhe a água até cerca de 2 horas após o último vómito. Não se preocupe com a desidratação porque ele perderá ainda mais líquidos se beber água e vomitar, e sentir-se-á mal durante mais tempo.
  • Passadas as duas horas, dê-lhe alguns goles de água ou de água salgada e espere 30 minutos para ver se ele vomita ou não. Se ele tiver muita sede, dê-lhe um cubo de gelo para arrefecer a boca enquanto ele bebe apenas uma pequena quantidade de líquido. Cerca de 20 minutos mais tarde, desde que o cão não volte a vomitar, pode dar-lhe outro cubo de gelo e repetir a operação até ele estar completamente hidratado.
  • Se um cão vomitar ou tiver diarreia, não lhe ofereça comida imediatamente. Espere até que o cão tenha fome e dê-lhe pelo menos 4-8 horas, dependendo de como ele se sente. A primeira refeição deve ser pequena e de fácil digestão, quer seja parte de uma ração gastrointestinal ou um pouco de arroz com queijo ou frango sem pele. Se tudo correr bem, repita o procedimento após 4 horas com outra pequena porção, depois aumente as porções e misture a sua dieta normal até ele voltar ao seu padrão alimentar normal.

Lembre-se que estes conselhos são úteis em situações ligeiras, mas é sempre aconselhável contactar o seu veterinário se os sintomas persistirem ou se agravarem.

Porque é que o meu cachorro vomita ou tem diarreia?

O vómito e a diarreia nos cachorros podem ter muitas causas diferentes, e é importante lembrar que cada cachorro é único. No entanto, existem alguns fatores comuns que podem estar por detrás destes sintomas:

  • Alterações na dieta: Os cachorros têm um estômago sensível e mudanças abruptas na dieta podem causar problemas digestivos. Certifique-se de que introduz novos alimentos gradualmente.
  • Infeções: Parasitas, bactérias ou vírus podem causar irritação intestinal e levar a vómitos e diarreia. Mantenha-se a par das vacinas e desparasitações recomendadas pelo seu veterinário. Aqui pode encontrar uma visão geral do plano de vacinação para cachorros.
  • Comer objetos estranhos: Os cachorros são naturalmente curiosos e tendem a explorar o mundo com a boca. A ingestão de objetos não comestíveis pode causar problemas digestivos.
  • Stress: Situações de stress, como mudanças no ambiente ou na rotina, podem afetar a digestão de um cachorro e desencadear estes sintomas.
  • Intolerâncias alimentares: Alguns cachorros podem ser hipersensíveis a certos ingredientes alimentares, o que pode levar a reações gastrointestinais adversas.

O que devo fazer se o meu cachorro vomitar ou tiver diarreia?

Aqui ficam algumas dicas que pode utilizar para lidar com a situação de forma eficaz e calma:

Hidratação: Certifique-se de que o seu cachorro tem sempre acesso a água fresca para evitar a desidratação.
Jejum: Permita que o sistema digestivo recupere, dando ao cachorro um curto jejum (8-12 horas) e introduzindo depois alimentos tenros e de fácil digestão, como arroz cozido e frango cozido.
Procure aconselhamento veterinário: Se os sintomas persistirem durante mais de um dia, ou se o seu cachorro mostrar outros sinais preocupantes, é importante consultar um veterinário.

Vómitos e diarreia em cães idosos

Nos cães mais velhos, os vómitos e a diarreia podem ser um sinal de que algo está errado com o sistema digestivo.

Algumas das causas possíveis podem ser alterações na dieta, problemas digestivos, doenças subjacentes ou apenas as consequências naturais do envelhecimento.

Se notar que o seu cão mais velho apresenta estes sintomas, lembre-se de que a hidratação é a chave para evitar a desidratação. Existem também rações e alimentos desenvolvidos especificamente para cães mais velhos que podem fornecer o apoio nutricional correto para a sua fase de vida.

Em situações mais graves ou de longo prazo, é importante consultar um veterinário que possa fornecer um diagnóstico e orientação precisos.

Quando devo consultar um veterinário?

Se o seu animal voltar a vomitar e não começar a sentir-se melhor após algumas horas, não espere mais e vá imediatamente ao veterinário. As recomendações que lhe damos são úteis em casos ligeiros, como quando o cão comeu algo inadequado. Se suspeitar de um caso mais grave, o melhor é ser examinado por um profissional.

Eis alguns sintomas que requerem atenção veterinária imediata:

  • Sangue no vómito ou nas fezes.
  • Vómitos constantes, mesmo quando não come.
  • Febre, tremores, dor ou desconforto evidente.
  • Mais de 24 horas de vómitos ou diarreia, ou perda excessiva de líquidos.
  • Suspeita de ingestão de algo tóxico.
  • Vómitos e diarreia muito frequentes.
  • No caso dos cachorros, não espere demasiado tempo porque eles desidratam rapidamente.

Estes sintomas podem ter várias causas, incluindo infeções ou parasitas intestinais, obstrução intestinal devido a corpos estranhos ou problemas internos, bem como intoxicação alimentar ou alergias, entre outros fatores possíveis.

Se quiser ler mais, não perca estes artigos sobre alimentação que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como escolher o melhor comedouro para o meu cão

O que fazer com o seu cão quando chove? Os melhores jogos para se divertir em casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.