Como é que habituo o meu cão à rotina?

,

Os cães são criaturas de hábitos, o que significa que, para garantir o seu bem-estar, precisam de um espaço, de determinadas atividades e de horários definidos que lhes permitam saber o que esperar em cada momento. Isto significa que não podemos fazer coisas novas? Não. De facto, as novidades são benéficas, pois contribuem para o desenvolvimento emocional do nosso animal de estimação, desde que melhorem o seu bem-estar e o influenciem de forma positiva.

A questão é que as férias podem significar uma mudança radical nas suas rotinas diárias e o regresso à normalidade pode afetá-los da mesma forma que a nós. É claro que passamos mais tempo com os nossos amigos peludos nas férias, mas quando regressamos, eles muitas vezes não compreendem que de repente já não estamos com eles durante tanto tempo. Podem até ter aprendido novos hábitos e esquecido outros durante este período, o que pode levar a certas alterações emocionais e comportamentais.

É por isso que neste artigo do blog explicamos como estas mudanças afetam o seu cão e como fazer com que ele volte à rotina diária. 

Como o regresso à rotina afeta o seu cão depois das férias

Deve ter-se em conta que cada cão é diferente e que o regresso à rotina pode afetá-lo mais ou menos. Em alguns casos, podem aparecer certos comportamentos que podem indicar que o nosso amigo não está a passar pelos melhores momentos, como os seguintes:

Hiperatividade

Se o seu cão passou as férias a brincar, a correr e a ter energia, é normal que queira continuar a fazer o mesmo quando regressar a casa. Tente passar algum tempo com ele no seu regresso, em vez de deixar de o fazer abruptamente. Além disso, pode encontrar novas diversões desafiantes para ele, como novos brinquedos.

Tenta chamar mais a atenção

Quando regressamos de férias, é normal que não tenhamos tanto tempo para passar com o nosso cão. É provável que ele sinta falta de passar tempo consigo. Pode segui-lo para todo o lado e sentir-se triste quando sai de casa. Por esta razão, pelo menos nos primeiros dias, é aconselhável passar mais tempo com ele e reduzir gradualmente o tempo que passa com ele, para que ele não se aperceba de uma mudança brusca.

Se notar um comportamento destrutivo, latidos excessivos ou outros sinais de desconforto quando o seu cão está sozinho, recomendamos que leia o nosso artigo sobre a ansiedade por separação nos cães para obter mais dicas sobre como ajudar o seu cão a ficar mais calmo nessas alturas.

Faz as suas necessidades em casa

Durante as férias, pode ter mudado o horário do seu cão e pode ser um pouco difícil adaptar-se ao antigo horário. Por isso, é possível que ele urine ou defeque em casa nos primeiros dias. Não o repreenda. Seja paciente e tente levá-lo a passear com mais frequência para que ele regresse gradualmente à rotina. Dê-lhe uma recompensa ou snack quando tiver feito as suas necessidades no exterior.

Conselhos para acostumar o seu cão à rotina

Como dissemos no início, os horários para cães são essenciais para que se sintam calmos e felizes quando regressam de férias, é importante cuidar das rotinas. É por isso que, quando as alteramos e queremos retomá-las, o nosso cão pode sentir-se nervoso, apático, irritável ou sofrer alterações de comportamento como as que acabámos de explicar. Mas como é que posso criar uma rotina para o meu cão?

1. Adaptação gradual à rotina do cão

Para evitar problemas de ansiedade, é importante que a mudança seja progressiva, para que o cão regresse gradualmente à rotina, sistematizando a alimentação, prestando atenção ao seu estado de espírito e retomando os seus hábitos de higiene habituais.

2. Alimentação e rotina alimentar do cão

Durante as férias, as rotinas alimentares podem ser alteradas, uma vez que o cão tende a comer fora do seu horário habitual e, muitas vezes, come alimentos invulgares. Pode acontecer que, ao regressar a casa depois das férias, o animal perca completamente o apetite ou, pelo contrário, passe o dia inteiro a comer.

É importante controlar a situação para evitar problemas digestivos ou excesso de peso. A melhor coisa a fazer é habituar o seu cão a uma rotina, estabelecendo horários para as refeições, de modo a que ele siga determinados padrões alimentares.

Se, por outro lado, ele tiver dificuldade em comer, pode oferecer-lhe um tapete para cheirar ou um brinquedo interativo para o motivar a comer.

3. Passeios e exercício na rotina do cão

As férias, o teletrabalho e o prolongamento do horário de trabalho significam que passamos mais tempo com o nosso cão, tanto no interior como no exterior. Consequentemente, os passeios podem tornar-se mais regulares e mais longos.

Infelizmente, temos de voltar à rotina, o que significa menos tempo para passear. Alguns cães podem perder o interesse em sair, puxar, ladrar a tudo ou desobedecer a comandos que costumavam seguir sem problemas. Por esta razão, nos primeiros dias, é aconselhável fazer passeios mais curtos mas mais frequentes e levá-los a novas zonas para as intercalar com as habituais.

4. Treino e obediência na rotina diária do cão

Durante as férias, o nosso cão pode aprender alguns comandos, mas esquecer outros que pensávamos terem sido aprendidos. O nosso cãozinho precisa de certas orientações comportamentais para ter um bom equilíbrio mental. Se ele deixar de se lembrar de alguns comandos, é importante que os reforcemos depois das férias para voltar à rotina diária.

5. Higiene e cuidados na rotina do cão

O stress pode alterar o comportamento de higiene do seu cão. Nestes casos, pode verificar que ele faz xixi ou cocó dentro de casa, quando antes não o fazia. Normalmente, este comportamento autocorrige-se em poucos dias, mas tente estabelecer novamente uma rotina para o seu cão para que as coisas voltem ao normal.

Além disso, tarefas como a escovagem do pelo, a limpeza dos dentes e a limpeza das orelhas são frequentemente negligenciadas durante as férias. Retomar este tipo de cuidados, para além de ser benéfico para a saúde, favorece o bem-estar do nosso cão.

Na Tiendanimal, oferecemos uma vasta gama de produtos de higiene canina que o podem ajudar nesta tarefa.

6. Socialização e interação na rotina do cão

Durante as férias, costumamos criar laços mais estreitos com os nossos animais de estimação. Cuidamos deles, mas também gostamos da sua companhia. No entanto, não podemos esperar que o nosso cão passe de estar connosco o dia inteiro para 8 ou 10 horas sem nos ver. No início, devemos prestar-lhe mais atenção e reduzir gradualmente o tempo que passamos com ele, para que se habitue.

7. Descanso e sono na rotina diária do cão

Alguns cães aceitam muito mal as mudanças de rotina e precisam de mais tempo para voltar ao normal. Há cães que são muito sensíveis e outros que se adaptam rapidamente sem qualquer problema. Mesmo que o seu cão tenha estado muito ativo durante as férias, precisa de descansar para evitar a exaustão e o stress. Providencie uma cama confortável e estabeleça horários de sono regulares.

8. Brinquedos e enriquecimento na rotina do cão

Se notar que o seu cão está mais hiperativo ou triste, aja de acordo com o seu estado de espírito. No primeiro caso, pode encorajá-lo sugerindo-lhe atividades de que ele goste, mas respeite o seu ritmo. Se ele ficar muito inquieto, tente relaxá-lo com atividades que estimulem o olfato, roendo ou com brinquedos de inteligência.

9. Reforço positivo na formação da rotina do cão

O reforço positivo é um reconhecimento dos comportamentos que o cão executa corretamente. Desta forma, o nosso cão pode aprender hábitos através da experiência e da repetição. O reforço serve como uma recompensa agradável, palatável e motivadora. Muito comum no treino de cães.  Assim, sempre que o nosso cão fizer algo que queremos incentivar, podemos dar-lhe uma recompensa.

Além disso, recomendamos que leia este artigo para obter mais informações sobre a depressão pós-férias nos cães e como geri-la eficazmente.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

16 falsos mitos que deve saber sobre os gatos

Vómito em gatos, o que deve saber

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.