Como mudar corretamente a ração dos cães?

,

Os nossos cães parecem estar sempre com fome. Isso não é surpreendente, considerando o seu extraordinário sentido de olfacto. É por isso que alimentá-los com boa ração é uma ótima maneira de lhes mostrar o quanto os amamos e de lhes fornecer os melhores nutrientes para uma boa saúde e uma vida longa.

O problema é que comer o mesmo tipo de ração durante meses e meses pode deixá-los cansados ou não comerem tão bem como antes. Não se cansaria de comer a mesma comida durante muito tempo? É por isso que hoje vamos explicar como mudar a ração do cão para evitar problemas como fezes ou digestão e porque é aconselhável fazê-lo de vez em quando.

Porque é bom mudar de ração de poucos em poucos meses?

Embora não seja obrigatório, é aconselhável mudar a sua alimentação a cada 4 ou 5 meses, tanto para lhes proporcionar uma dieta mais variada como para evitar que se cansem da ração. Desta forma, permanecerão mais saudáveis e mais felizes. Assim, se for feito para melhorar a qualidade, mudar de ração é sempre uma coisa boa.

Podemos escolher entre outras rações da mesma marca ou variar entre marcas diferentes desde que sejam alimentos de qualidade. O ideal é manter a qualidade e não mudar para uma ração mais barata ou de pior qualidade.

Além disso, quando mudamos a ração, é também aconselhável mudar a fonte de proteína animal para que o nosso cão tenha uma dieta variada. Por exemplo, se ele estiver atualmente a comer uma ração à base de vitela, podemos mudar para uma à base de peixe, galinha ou borrego.

Também podemos dar diferentes rações em diferentes alturas do dia. É verdade que é igualmente saudável, mas é preferível não as misturar, pois as marcas concebem as suas rações para fornecer os nutrientes de que o animal necessita em cada dia, e como são diferentes, podemos estar a dar-lhe mais ou menos nutrientes.

Como fazer uma mudança de ração em cães?

Em geral, o sistema digestivo dos nossos cães é um pouco sensível. Por conseguinte, quando queremos fazer uma mudança de alimentação, o melhor é fazê-lo gradualmente. Desta forma, evitaremos uma mudança drástica dos alimentos causando problemas. Isto é normalmente feito durante um período de seis dias, como se segue:

  • Primeiro dia e segundo dia: misturar 25% da nova ração com 75% da ração antiga.
  • Terceiro e quarto dias: misturar 50% da nova ração com 50% da antiga.
  • Quinto e sexto dias: misturar 75% da nova ração com 25% da ração antiga.
  • Sétimo dia: agora pode colocar 100% da nova ração.

O que fazer se o meu cão não se der bem com a nova ração?

Alguns cães toleram estas mudanças melhor do que outros. Um dos sintomas de uma mudança de ração em cães que indica que o novo alimento não está a ser bem aceite pelo nosso animal de estimação é a diarreia e problemas digestivos. Os cães com um sistema digestivo mais sensível podem precisar de mais de seis dias para se habituarem ao novo tipo de ração. Nesses casos, a mudança pode ser feita durante um período de dez a doze dias.

Mas também podemos cozinhar algum arroz branco (não integral) e adicioná-lo juntamente com a ração, de modo a perfazer cerca de 30% do total. O arroz ajuda as fezes a compactarem-se melhor, evitando a diarreia. Se, mesmo assim, notarmos que o nosso cão não se dá bem com a nova ração, pode haver um ingrediente ao qual ele é intolerante. Nestes casos, é aconselhável fazer uma visita ao veterinário e dar-lhe um alimento especialmente formulado para as doenças gastrointestinais, para aliviar a diarreia canina.

E se ele se recusar a mudar a sua ração?

Há momentos em que o animal pode recusar a nova ração, especialmente quando lhe é dada comida caseira. Nessas situações, temos de ser muito rigorosos e não lhe dar nada mais do que a sua ração. Coloque a ração apropriada de alimentos de acordo com o seu peso no comedouro e deixe-a à sua disposição apenas durante cerca de 15 minutos. Depois retire-a e não lhe dê nada até à refeição seguinte. A quantidade de ração diária dependerá da sua idade, mas alimente-o sempre ao mesmo tempo para estabelecer uma rotina.

Finalmente, não perca o nosso catálogo de rações para cães das melhores marcas no mercado.

Se gostaria de saber mais sobre ração para cães, não perca estas publicações recomendadas:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como tirar as pulgas de um cão?

Desfrute das férias a viajar com o seu cão no carro

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.