A diarreia canina

,

A diarreia nos cães origina-se quando a mucosa intestinal tem irritação, a permeabilidade da sua parede altera-se e além do mais começa a aumentar a quantidade de líquido no intestino e, consequentemente, absorve menos água na última porção deste.

Desta forma, o teu cãozinho terá umas fezes mais líquidas/pastosas e menos consistentes que o normal.

Porque o meu cão tem diarreia? 

Realmente os motivos da diarreia nos cães podem ser muito variados: intolerâncias alimentares ou alergias, infeções bacterianas ou virais, parasitas internos, doenças metabólicas, stress, mudanças da alimentação, intoxicações, etc.

Quais provas fará o Veterinário/a? 

Deves acudir ao teu Veterinário/a ante o surgimento dos primeiros sintomas para que possa examinar o teu melhor amigo, e assim determinar o antes possível a origem do seu problema. 

Na consulta veterinária decidir-se-ão quais pautas seguir, mas normalmente realiza-se uma palpação geral do seu abdome, mede-se a temperatura e o seu estado geral e a hidratação são avaliados. Também pode realizar-se uma radiografia/ecografia do seu abdome para descartar que tenha ingerido algum corpo estranho.  

Também poderia complementar-se com uma analítica completa e um exame das suas fezes.

Além disso tudo, se fosse necessário, o veterinário também realizará uma cultura bacteriana. 

Como se trata a diarreia? 

Primeiramente, por regra geral, recomenda-se retirar a comida para que o seu intestino descanse e possa se regenerar. Por outro lado, é muito importante ter acesso a água, para que possa tomá-la de forma gradual, muitas vezes e em pouca quantidade, porque assim evitarás que tenha náuseas ou vómitos.

Uma vez valorado o estado da hidratação, se for necessário, terá de colocar soro. 

Em função da causa, se tratará de uma forma ou de outra

Os antibióticos serão utilizados em função dos resultados da cultura, se for uma diarreia bacteriana.

No caso de uma diarreia viral, o tratamento é sintomático, isto é, tratam-se os sintomas da diarreia até que se elimine o agente infeccioso.  

Pelo contrário, se o cão tivesse ingerido um corpo estranho, há casos nos quais é necessário realizar uma cirurgia para retirá-lo. 

Além disso, após o jejum de umas 12 h, o teu Veterinário/a indicar-te-á como restabelecer a sua dieta aos poucos. Primeiro terás que dar comida pastosa e reduzida em gorduras, para favorecer a boa digestão. Por último, passados uns dias, já poderás reintroduzir a sua dieta habitual.

Igualmente, vale a pena lembrar que o uso dos probióticos é muito benéfico.


Há alguma forma de prevenir a diarreia nos cães? 

Evidentemente que podes tentar evitá-la. Na verdade, apenas tens de seguir algumas pautas para zelar pela saúde do teu companheiro: 

  • Se realizares mudanças na alimentação, recorda que deve ser de forma muito gradual para evitar intolerâncias digestivas. O sistema gastrointestinal dos nossos cãezinhos é mais delicado do que pensas. 
  • Na rua, deves ter muito cuidado para que não apanhe nada do chão, pois já sabes que alguns dos cães são verdadeiros aspiradores e num piscar de olhos podem comer de tudo. 
  • Controla sempre a data de validade da ração
  • Recorda realizar as suas desparasitações internas a cada três meses. 
  • Alimenta o teu melhor amigo com uma ração de qualidade.
  • Divide a quantidade diária em várias porções que não sejam demasiado abundantes. 

Agora já estás mais preparado para manter o teu cão saudável e com energia. Na nossa loja online Tiendanimal tens disponível uma ampla gama de produtos para oferecer os melhores cuidados. 

E se quiseres saber mais sobre os animais, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, como saber se o teu cão tem parasitas?

« Anterior

Como saber se a minha chinchila está grávida?

Cuidados de uma Chinchila

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.