Cuidados de uma Chinchila

São cada vez mais as pessoas que escolhem ter uma chinchila como animal de estimação, mas, é muito importante conhecer quais os cuidados a ter com uma chinchila para poder manter tanto a sua saúde como o seu pelo em perfeito estado para que viva connosco feliz e saudável.

As chinchilas são uns roedores tranquilos, sociáveis e muito inteligentes. Assim que, ao princípio poderão estar um pouco desconfiadas e assustadas, mas, logo que te conheçam melhor não hesitarão em mostrar-te afeto. São muito expressivas e não é de estranhar se as ouvires a comunicar com os seus guinchos tão particulares. As chinchilas nunca devem viver sozinhas, necessitam conviver com outras chinchilas, pelo que devem ser sempre pelo menos duas. Para além disso são animais noturnos pelo que, deves respeitar as suas horas de sono e de atividade.

Cuidados com uma chinchila como animal de estimação

As chinchilas não precisam de muito para estarem saudáveis e felizes, mas é importante que conheças quais as suas necessidades básicas e como cuidar delas para que se sintam confortáveis em casa.

Alojamento para chinchilas

As chinchilas são muito ativas e gostam de saltar e escalar por isso necessitam de uma gaiola grande e alta com vários pisos. Podes optar por diferentes acomodações, mas as dimensões mínimas recomendadas são de 80 cm de comprimento, 50 cm de largura e 80 cm de altura; quanto mais espaço e altura lhes proporcionares, muito melhor. Para além disso deves ter em conta o número de chinchilas e que, quantas mais convivam, mais espaço será necessário. O tamanho da gaiola é fundamental para os bons cuidados de uma chinchila.

Em relação ao material, é melhor evitar os acessórios de plástico e escolher jaulas com barras de metal. Muita gente fabrica as suas próprias prateleiras para a gaiola das suas chinchilas com acrílico ou madeira. A base da gaiola nunca deve ser de rede de metal uma vez que incomoda e pode ser perigoso para as suas patas.

A jaula deve ter um suporte de feno, um bebedouro e um comedouro pesado ou ancorado às grades pois é muito comum que tombem; as roscadas de cerâmica ou alumínio são uma boa escolha. Podes também colocar um bandeja higiénica de esquina ou uma caixa de areia para que façam as necessidades dentro.

O enriquecimento das gaiolas também é uma parte muito importante dos cuidados de uma chinchila. Deves fornecer-lhes casinhas, redes, pontes, tubos, bolas, galhos e brinquedos de madeira ou de cordas para se divertirem. Lembra-te que são animais muito ativos que necessitam de acessórios para se distraírem e divertirem.

Utiliza um substrato absorvente para o fundo da gaiola para mantê-la o mais limpa possível. Este tipo de substratos que absorvem a urina e os odores tornam a limpeza mais fácil. Podes escolher cavaco ou serrim prensados, celulose ou palha. Nunca areia de gato.

A jaula deve estar numa zona protegida de correntes de ar e livre de humidade, mas onde também não lhe dê sol direto.

ta_


Estos artigos podem interessar-te:

Higiene da chinchila

A higiene é uma parte fundamental dos cuidados de uma chinchila.

A chinchila tem uma pelagem muito especial; possui muitos fios de pelo por cada folículo capilar que servem para se defenderem quando são atacadas. Para manter o seu pelo limpo e saudável, são necessários banhos com alguma frequência. No entanto, neste caso não se trata de banhos com água e sabão, mas sim com areia.

As chinchilas adoram rebolar-se na areia para limpar a sua pelagem e esfoliar a sua pele. Não só como maneira de fazer a sua higiene, mas também como um momento relaxante e divertido para elas. Ainda assim, deves utilizar uma areia especial para chinchilas e não uma areia qualquer. Na Tiendanimal podes encontrar várias marcas.

Coloca uma bandeja cheia desta areia dentro da gaiola da tua chinchila e retira-a quando ela tiver tomado o seu banho. Não deve ter acesso permanente a ela já que um excesso de banhos não é recomendável e pode chegar a ser prejudicial.

Os banhos de areia devem ser dados no mínimo 2 ou 3 vezes por semana, sendo conveniente um por dia ou dias alternados.

Claro que, dentro dos cuidados de uma chinchila, não podes

esquecer-te da higiene da jaula, a qual deves limpar por completo quando vires

que está suja, assim como repor o substrato sempre que for necessário.

Alimentação das chinchilas

As chinchilas são herbívoras, alimentam-se à base de vegetais. O seu menu ideal compõe-se principalmente por feno (85%), com pequenas porções de ração (10%), verduras e frutas (5%).

O feno deve estar sempre disponível e ser variado: feno de Timóteo, alfafa, gramíneas e outros enriquecidos com ervas e flores. Escolhe um feno fresco e verde, sem poeira. Este terá toda a fibra que necessitam para uma boa digestão e, além disso, favorece o desgaste natural dos dentes. Escolhe uma ração de qualidade rica em fibras (min.

20%). É suficiente oferecer entre 1-2 colheres de sopa por dia, por animal. Escolhe

as que vêm em forma de pellets e evita as mix de sementes. Encontra a tua favorita em Tiendanimal, com marcas como Cunipic e Versele-Laga.

Escolher alimentos completos e de alta qualidade é imprescindível nos cuidados de uma chinchila.


Que vegetais posso dar à minha chinchila?

Os melhores vegetais para chinchilas são os de folha verde, como a rúcula, os canónigos, os espinafres, as acelgas, as endívias, o agrião, a chicória, as folhas de cenoura, o aipo e o

dente de leão. Cenouras, pimentão verde e brócolos também são bons. De vez em quando, como prémio, podes dar-lhe um pedaço de fruta como maçã, banana ou pera.

Alimentos proibidos: cebola, alho, sal, café, chocolate, queijo. Também não são recomendadas as misturas de sementes.

Amplia a tua informação sobre a nutrição e a dieta das chinchilas aqui.

Que coisas necessito para os cuidados da minha chinchila?

  • Gaiola ampla com pelo menos 3 andares
  • Comedouro pesado ou com sistema de fixação
  • Bebedouro de garrafa
  • Porta-feno
  • Substrato vegetal
  • Ração para chinchilas
  • Feno
  • Alfalfa (luzerna)
  • Vegetais frescos
  • Madeiras para os dentes
  • Casinhas / cabanas, redes, túneis
  • Jogos
  • Caixa de areia
  • Banhos de areia
  • Kit de pelo e higiene: escova e corta unhas

Outros cuidados com a chinchila que deves ter em conta

  • As chinchilas assustam-se e stressam-se facilmente, por isso precisam de um ambiente tranquilo e um abrigo onde possam resguardar-se para se sentirem seguras.
  • O seu pelo abundante e sedoso faz com que sejam mais sensíveis ao calor que ao frio, pelo que devemos evitar altas temperaturas no verão.
  • O clima natural das chinchilas é frio e seco, sendo ideal uma temperatura entre os 10 e 18ºC.
  • É necessário que as tuas chinchilas possam sair da jaula algum tempo por dia para explorar. 1 hora seria o ideal.
  • Verifica que a água está limpa e tenha o suficiente todos os dias.
  • Cuida do Menu e das porções de alimento
  • Retirar substrato sujo a cada 2 dias.

« Anterior

A diarreia canina

Doença de Lyme em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.