A nutrição de uma chinchila. Outros alimentos seguros II

No nosso artigo anterior falamos sobre os alimentos e guloseimas seguras para a nossa chinchila; agora falaremos sobre as guloseimas que devem ser dadas com precaução ou as que são perigosas, para que tenham cuidado na hora de administrá-las.

Alimentos e guloseimas que devem ser administrados con precaução

  • Grãos e flocos de aveia. Tanto os grãos como a aveia são ricos em hidratos de carbono e fósforo, que em excesso pode provocar deficiência de cálcio e causar transtornos em dentes e ossos.
  • Vitaminas e Minerais. Se dás uma dieta correta à tua chichila, não é necessário administrar nenhum tipo de vitaminas ou minerais extras na sua alimentação e apenas devem ser administrados em animais que precisam ou que sofrem de alguma doença, e sempre sob a supervisão do teu veterinário.
  • Frutas. Podes oferecer um pedaço de diversas frutas e verduras como maçã, pera, cenoura e morango. Sempre com moderação, cuidando que o tamanho máximo seja de 1×1 cm aproximadamente.

Alimentos e guloseimas perigosas ou proibidas

Qualquer coisa que contenha ingredientes de origem animal. As chinchilas são estritamente vegetarianas e oferecer produtos com ingredientes de origem animal terá graves consequências no seu sistema digestivo.

  • O chocolate. Pelo seu alto conteúdo em gordura, carboidratos e açúcar é extremamente tóxico para as chinchilas.
  • O milho e produtos derivados. Em excesso podem causar inchaço que pode resultar mortal para as nossas chinchilas.
  • Frutos secos e sementes. Têm um conteúdo de gorduras, proteínas e óleos extremadamente alto, o que conduz à deficiência de cálcio e prejudica o fígado.
  • Alimentos com excesso de proteína. A proteína deve ser consumida na sua própria ração e não deve ser mais do que 20% porque pode provocar graves lesões no fígado.
  • As hortaliças e as verduras frescas. Contrariamente da crença popular, as verduras são muito perigosas para as chinchilas, já que causam inchaço. As chinchilas não precisam fibra verde fresca como outros roedores, mas alguns veterinários as administram para determinadas doenças.
  • Mistura de pellets. As chinchilas são seletivas na hora da comida, por tanto ignorarão os seus pellets e consumirão unicamente a mistura de gordura e saborosa que encontram no seu lugar.
  • Córtex da árvore. Mesmo que se trate de madeira segura, a casca de muitas árvores e plantas da natureza são prejudiciais; podem estar contaminadas com parasitas, arsénico e alguns outros materiais químicos de pulverização.  Se não temos a certeza absoluta de que não tem nenhum produto químico, é melhor evitar.

« Anterior

Doença de Lyme em cães

Guia para usar os medicamentos de Seachem no aquário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.