Guia para usar os medicamentos de Seachem no aquário

Os laboratórios Seachem oferecem uma grande variedade de medicamentos para peixes. Na atualidade, satisfazem as necessidades de aquários de água doce, salgada, recifes e lagos. Esta guia ajudar-te-á a escolher o melhor para cada problema. 

Cupramine: cobre orgânico complexo. Erradica por completo os parasitas externos (Oodinium, Cryptocaryon, Amyloodinium, Ichthyophthirius, etc.) dos peixes de água doce e salgada. É muito superior ao sulfato, clorato ou citrato de cobre; não é acidificante, é menos tóxico para os peixes e não contamina o leito do filtro. Resulta ativo ainda em baixas concentrações e podem ser eliminados rapidamente com carvão. Não deve ser usado num aquário com invertebrados. Seguir cuidadosamente as instruções e não misturar com outros medicamentos, especialmente os aldeídos.

ParaGuard: é um aldeído seguro para peixes de água doce ou salgada que não danifica o filtro biológico. Não contém formaldeído nem metanol, não altera o pH e é muito menos tóxico que as preparações à base de formalina. ParaGuard é uma mistura única de aldeídos, verde malaquite e polímeros protetores dos peixes que erradicam efetivamente muitos ectoparasitas e lesões externas virais, bacterianas ou fúngicas. É ideal para usar em tanques enfermaria ou de quarentena, antes de introduzir peixes novos no aquário. Os peixes sem escamas e outras espécies delicadas não toleram bem os aldeídos. Não combinar com cobre, mas pode usar-se sem riscos junto com StressGuard ou Focus.

PolyGuard: medicação em pó de amplo espectro para todas as doenças dos peixes de água doce. Contém verde malaquite (parasitas), sulfa (fungos e bactérias) e metronidazol (contra bactérias anaeróbias). Não prejudica as bactérias do filtro biológico e retira-se facilmente com carvão. Pode usar-se combinado com Focus.

NeoPlex: sulfato de neomicina, um antibiótico de amplo espectro eficaz contra a maioria das infecções externas dos peixes de água doce e salgada. Controla fungos e bactérias. Se as indicações são seguidas, não descolora a água nem danifica o filtro bacteriano. É muito bem tolerado pela maioria dos invertebrados. Pode usar-se junto com Focus, mas não combinar com outros medicamentos.

AquaZole: é um medicamento em pó eficaz contra parasitas externos dos peixes de água doce ou marinha. É muito bem tolerado e tem um amplo intervalo de segurança com muito pouco risco de overdose. É efetivo contra Cryptocaryon, Hexamita, Ichthyophthirius, etc.

Focus: contém nitrofurantoína, um antibiótico eficaz contra infecções bacterianas e fúngicas internas dos peixes. Mistura-se com alimentos congelados para garantir a sua ingestão e evitar a disseminação na água. Pode usar-se sozinho ou misturado com outros medicamentos para infecções parasitárias internas. Apto para aquários de água doce ou marinhos.

MetroPlex: metronidazol puro cristalino, a forma mais efetiva disponível deste medicamento. É efetivo contra bactérias anaeróbias e protozoários (parasitas unicelulares). Tem muito pouco perigo de overdose, não afeta o leito do filtro e é eliminado facilmente com o filtrado químico. É bem tolerado pela maioria dos invertebrados.

SulfaPlex: sulfatiazol puro cristalino. É um tratamento seguro e efetivo para muitas infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias do aquário. Tem muito pouco perigo de overdose e é eliminado facilmente com o filtrado químico.

KanaPlex: é um preparado à base de neomicina pura misturada com sais transportadoras terapêuticas. Efetivo contra hemorragias internas, hidropisia, barbatanas partidas ou podres, úlceras do corpo, guelras inflamadas, tuberculose e a maioria das infecções bacterianas e fúngicas. É absorvido rapidamente, pelo que é muito efetivo contra infecções internas, até quando os peixes rejeitam a comida. Tem muito pouco risco de overdose e é eliminado facilmente com carvão. Não afeta as bactérias do filtro biológico e pode ser usado para peixes de água doce ou salgada.

Queres saber mais sobre o aquário, a sua decoração e o cuidado dos peixes? Dá uma olhadela em todos os nossos artigos.

« Anterior

A nutrição de uma chinchila. Outros alimentos seguros II

Cuidados com os peixes

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.