Cuidados para um aquário natural

Aquários segundo o exemplo da natureza com SERA: os seus peixes sentir-se-ão bem

No cuidado do aquário o mais importante é criar um espaço vital para os peixes com as mesmas condições que na natureza. A base para isso é elaborada na planificação do aquário. Se num aquário vivem peixes do mesmo habitat natural, é fácil criar as condições da água adequadas. Se, pelo contrário, você combina peixes de diferentes tipos de águas, é possível que tenham necessidades totalmente diferentes em relação aos valores, o que torna difícil o cuidado do aquário.

Por exemplo, recrie no seu aquário um fragmento do mundo aquático do Amazonas, da floresta tropical ou do lago Malawi e os peixes, as plantas e a decoração estarão em harmonia. Todos os peixes de um biótopo precisam do mesmo tipo de água. Se tiver em conta estas condições e com ajuda dos condicionadores de água de SERA, os cuidados do aquário serão muito mais simples. Os peixes sentem-se bem e normalmente vivem mais tempo que na natureza, pelo que viver com aquários torna-se num grande prazer.

SERA fabricou aquários comunitários de 9 biótopos diferentes. Você encontrará informação a respeito na Internet em www.sera.de , e no SERA- o CD com incríveis vídeos e planificação de aquários por computador. Com SERA- o CD poderá criar aquários que funcionem desde o início.

Para que o cuidado do aquário não implique muito trabalho, use o SERA laboratório online. Aprenderá com grande facilidade a usar os testes e condicionadores de água. Poderá controlar em qualquer momento a qualidade da água do aquário e receberá propostas de melhoramento de imediato.

Plano de cuidados

1. Cuidados diários:

  • Ligar e desligar a iluminação:

A iluminação deveria estar ligada aproximadamente 12 horas, o que corresponde aproximadamente à duração do dia tropical. Caso haja problemas com algas, pode reduzir a iluminação a 8 horas, por exemplo, desligando algumas horas ao meio-dia. Pode controlar as horas de iluminação com um temporizador.

  • Controlo de nível da água:

Verifique o nível da água e reponha a água evaporada para que o aspirador de superfície continue a funcionar e o termo aquecedor fique suficientemente submergido. Remova os restos de plantas das grades de sucção do filtro interior ou do tubo de sucção do filtro exterior, se estão a impedir gravemente o fluxo de água.

  • Controlo de filtro:

Verifique também se o filtro e/ou o arejador está a funcionar corretamente. Se o caudal que sai do filtro diminui claramente, limpe os materiais de filtragem. A saída do filtro deveria estar colocada de tal forma que a superfície da água não só se mexa levemente. Desta forma, é reduzida a perda de CO2, criando melhores condições de crescimento para as plantas e reduzindo assim o crescimento das algas.

  • Controlo da temperatura:

Os termo aquecedores de aquário atuais são muito fiáveis. No entanto, uma vez por dia você deveria dar uma olhada no termómetro do aquário. Deste modo terá a certeza de que está tudo certo.

  • Alimentação:

Alimente os peixes 2 ou 3 vezes por dia, mas só a quantidade que consomem em pouco tempo. Alimente os peixes de atividade noturna e os que vivem perto do fundo depois de desligar a iluminação.

2. Cuidados semanais:

  • Mudança de água :

A mudança parcial de água semanal é a medida de cuidado mais importante para manter o equilíbrio biológico, sobretudo nos aquários pequenos. Em aquários maiores ou com pouca população de peixes, é suficiente com mudanças de água parciais em intervalos de 2 ou 3 semanas. Com uma boa organização, há que calcular entre 15 e 20 minutos para cada mudança de água.

Caso os valores de água piorem drasticamente, o SERA toxivec fornece ajuda imediata.


  • Testes de água:

Uma vez por semana é preciso verificar os valores mais importantes da água.

  • Fertilizar as plantas:

As plantas desempenham tarefas importantes no aquário: fornecimento do oxigênio vital aos peixes, eliminação biológica de substâncias prejudiciais, esconderijos e limites de território para os peixes.

SERA desenvolveu um sistema de cuidado especial para a alimentação ótima das plantas. O SERA florena é um fertilizante líquido com uma composição equilibrada de nutrientes para plantas aquáticas que absorvem a comida através das folhas.


SERA florenette A, como fertilizante de efeito retardado em tabletes, fornece às raízes das plantas os nutrientes adequados durante as 4 semanas. Fertilize as plantas uma vez por semana com o SERA florena ou o SERA florette A. Se as plantas não acabam de crescer, por exemplo, depois de desloca-las ou de introduzi-las no aquário, recomendamos o SERA flordeplus, o fertilizante “turbo”.

3. Cuidados anuais:

  • Mudança de tubos fluorescentes:

Uma iluminação adequada é vital para o crescimento das plantas aquáticas e para o fornecimento de oxigênio no aquário, entre outras coisas. Embora os fluorescentes ainda funcionem, a radiação necessária para o biótopo do aquário perde intensidade. Os problemas de algas e as plantas com aspeto saudável são os resultados visíveis de uma iluminação inadequada ou que deixa de fazer efeito.

Se usar dois tubos fluorescentes, mude o primeiro depois de 12 meses e o segundo dois meses depois. Se trocar ambos os tubos ao mesmo tempo, as condições de luz irão mudar de forma demasiado repentina.

Os SERA fluorescentes garantem ao aquário uma luz adequada e constante durante muito tempo.


4. Cuidados segundo as necessidades

  • Sobrealimentação por descuido:

Depois de uma hora a comida ainda jaz no fundo do aquário sem interessar aos peixes. É evidente que foi demasiado.

Coloque em prática as seguintes medidas de imediato:

Aspire os restos de comida com o SERA aspirador de fundo para aquários. Troque também entre 15% e 30% da água do aquário. Condicione a água nova com o SERA aqutan e o SERA nitrivec e verifique os valores da água.


Valores elevados de substâncias prejudiciais?

Após os testes de água, observe em que os valores de substâncias prejudiciais estão por cima dos valores máximos indicados. Algumas das causas são:

Demasiados peixes para o tamanho do aquário.

A capacidade do filtro é demasiado pequena.

Sobrealimentação.

  • Ajuda rápida para o aquário: SERA toxivec

Proteja de imediato os peixes ornamentais e os animais invertebrados contra intoxicações por cloro, nitrito, amoníaco e metais pesados.

Elimine estas substâncias tóxicas imediatamente da água do aquário.

5 ml são suficientes para 20 litros.

IMPORTANTE: Após o tratamento de doenças dos peixes ou depois de aplicar o SERA algovec ou o SERA schneckopur, o SERA toxivec elimine os resíduos.

Depois de uma forte sobrecarga da água, as bactérias do SERA nutrivec precisam da ajuda do SERA turbo-clear. As enzimas e os micro-organismos de alto rendimento reduzem a quantidade de detritos e os cheiros desagradáveis.

Se você aplica o SERA toxivec regularmente, pode omitir alguma mudança de água.


  • Cuidados das plantas

Muitas pessoas que começam na aquariofilia tendem a remover imediatamente do aquário cada folha caída ou morta e qualquer mínimo de sujidade. Lembre-se que cada vez que mete a mão no aquário produz stress aos habitantes. Além disso, você deixa também na água substâncias prejudiciais para os peixes, como restos de sabão, gorduras, etc.


  • Eliminação de algas

Nos vidros dos aquários, nas pedras claras e nas folhas das plantas podem aparecer colônias de algas verdes com forma de pontos. Não se preocupe se descobre esta espécie de algas no aquário. As algas verdes só se multiplicam se a qualidade da água é satisfatória. Para eliminar as algas verdes de forma natural são adequados os peixes comedores de algas, como os Otocinclus ou os Ancistrus. Às vezes é suficiente com alguns peixes espada ou molly preto para controlar a população de algas. Além disso, é recomendável introduzir mais plantas de crescimento rápido para subtrair nutrientes das algas.

Para eliminar as algas verdes situadas no vidro frontal, simplesmente use os imãs limpa-vidros SERA glass-clear ou um bocado de SERA lã para filtragem. Lamentavelmente, existem outras espécies de algas não tão inofensivas.

  • Limpeza das tampas de vidro

Elimine os sedimentos de cal das tampas de vidro do aquário nas mudanças de água. Com água quente e o SERA ph-minus em breve voltará a ter vidros transparentes. Um vidro separador “cego” reduz sensivelmente a intensidade da luz e as plantas não crescem tão bem. Por essa razão você não deveria esperar demasiado antes de realizar esta tarefa.


  • Limpeza interior dos vidros

Até quando os cuidados do aquário são realizados corretamente, não sempre se evita por completo o ligeiro crescimento de algas nos vidros, por exemplo com algas formadas por pontos de cor verde claro. Os imãs limpa-vidros SERA glas-clear são uma solução fácil e completa a este problema. Tem uma escova fabricada em plástico resistente de primeira qualidade e a superfície exterior da peça tem um suave acabado em feltro. Deste modo é garantido que os vidros não ficam arranhados, nem após anos de utilização.


  • Sedimentações de cal

As sedimentações de cal no aquecedor ou nos tubos do filtro podem ser eliminadas facilmente também com SERA ph-minus. Aplique e deixe atuar durante alguns minutos. A seguir, simplesmente enxague com água (caso seja necessário, repita o procedimento ou esfregue com SERA lã para filtragem).

  • Limpeza exterior dos vidros

Quando o aquário ficar cheio de novo, feche a tampa e aplique um bocado de SERA ph-minus num pano suave e limpe os vidros em profundidade. A seguir, elimine os restos com um pano seco.

  • Peixes mortos

Deve remover os peixes mortos de imediato. A seguir, deveria determinar a causa da morte e resolvê-la rapidamente.

Realize uma análise completa da água. Repare, sobretudo, no valor do pH, a dureza dos carbonatos, o cloro, o amoníaco, o nitrito, o fosfato e o cobre.

SERA testes de água como sistema de alerta precoce:

Os testes de água de SERA são um sistema de “alerta precoce” com o que é possível detectar desvios em relação aos valores de água ótimos. Se esses desvios estão fora de uma certa área de tolerância, pode reagir a tempo com pequenas medidas. Deste modo, o cuidado do aquário não implica muito trabalho e pode evitar ao seu biótopo intervenções mais drásticas. Os testes SERA caracterizam-se pela grande precisão e a facilidade de uso.

Os SERA testes e os SERA produtos de cuidado da água estão preparados para atuar conjuntamente. Por essa razão, recomendamos utilizar produtos da marca SERA para ajustar os valores da água de forma ótima e simples.

O SERA aqua-test set contém os reativos mais importantes para a água :

  • Valor de ph.

Dureza total.

Dureza de carbonatos.

Nitrito.

SERA aqua-test box: o set profissional contém testes de água para:

  • Valor de ph.

Dureza total.

Dureza de carbonatos.

Amónio/amoníaco

Nitrito.

Nitrato.

Fosfato.

Ferro.

Cobre ou cloro

Os valores da água diferem muito segundo o país de procedência dos peixes. Por exemplo, no Amazonas existem condições diferentes às do lago Malawi. Se você tem peixes do mesmo biótopo, manter os valores da água é uma tarefa muito mais simples que se tem peixes de diferentes águas.


A dureza total vem determinada pela concentração de sais de cálcio e de magnésio. Influi diretamente no crescimento de peixes, micro-organismos e plantas. A maioria dos peixes ornamentais dos aquários procedem de zonas com água macia.

Ritmo de medição: 1 vez por semana e nas mudanças de água 

Valor ideal da água: entre 6 e 16 ºdGH (dependendo da população de peixes)

Valor demasiado alto: reduzir

Filtre com SERA super peat ou aplique SERA morena, com extratos naturais de turfa, oligoelementos e ácidos húmicos para peixes de águas tropicais macias, como caracídeos, barbos, siluros e ciclídeos procedentes de América do Sul.

Mudança parcial da água com água macia ou dessalinizada condicionada com o SERA mineral salt.

Valor demasiado baixo: aumentar

Adicione SERA mineral salt

A dureza de carbonatos é o resultado dos compostos de cálcio e magnésio com ácido carbónico. A dureza de carbonatos aglutina ácidos, evitando desta forma as descidas perigosas do valor de pH

Ritmo de medição: 1 vez por semana

Valor ideal da água: entre 5 e 10 ºdKH

Valor demasiado alto: reduzir

Aplique SERA ph-minus.

Mudança parcial da água com água macia ou dessalinizada.

Filtre com SERA super peat.

Valor demasiado baixo: aumentar

Aplique SERA KH/ph plus 

O valor de ph indica se a água reage de forma ácida (abaixo de 7), neutra (7) ou básica ou alcalina (acima de 7). A escala dos valores de ph é logarítmica, quer dizer, que o valor de ph 6 indica um conteúdo de ácidos 10 vezes maior que o valor de ph 7. O melhor é evitar as oscilações do valor de ph até mesmo ao redor de uma unidade para prevenir a irritação das membranas mucosas dos peixes.

Ritmo de medição: 1 vez por semana

Valor ideal da água: Para a maioria de peixes e de plantas das regiões tropicais, entre 6 e 7; para ciclídeos dos lagos Malawi e Tanganyika, entre 7,5 e 8,5

Valor demasiado alto: reduzir

Aplique o SERA ph-minus.

Forneça CO2 com o SERA sistema de fertilizante com CO2.

Filtre com o SERA super peat.

Mudança parcial da água com água mais ácida.

Valor demasiado baixo: aumentar

Aplique o SERA ph plus.

Mudança parcial da água com água mais alcalina, desde que não exista uma carga detetável de amónio. Condicionamento com uma dose dupla de SERA aqutan como proteção de mucosas.

Os valores do amónio elevados indicam um transtorno ou uma função insuficiente das bactérias que limpam o aquário. Por exemplo, depois de mudanças de água ou após a criação de um novo aquário. Se o valor de ph fica acima de 7, grande parte do amónio é transformado em amoníaco, o qual é perigoso para os peixes. Desta forma, os peixes correm o risco de sofrer danos nas guelras e de se asfixiarem. Os conteúdos de amoníaco começam a ser perigosos a partir de 0,02 mg/l.

Ritmo de medição: 1 vez por semana e se for necessário (desconforto dos peixes).

Valor ideal da água: 0,0 mg/l NH3

Valor demasiado alto: reduzir

Medida de emergência no caso de intoxicação aguda por amoníaco: aplique o SERA toxivec de imediato.

Mudança parcial da água (meça o valor de ph da água).

Condicione a água com SERA aqutan, SERA turbo-clear e SERA nitrivec.

Verificação do filtro.

Filtre através de SERA siporax.

Dê pouca comida aos peixes.

Coloque mais plantas.

O nitrito é um nível intermédio da degradação das substâncias prejudiciais. Em concentrações demasiado elevadas age como um forte veneno para o sangue. Os valores de nitrito suscetíveis de serem medidos indicam uma contaminação da água.

Ritmo de medição: 1 vez por semana e se for necessário (desconforto dos peixes).

Valor ideal da água: 0,0 mg/l NO2

Valor demasiado alto: reduzir

0,3 – 0,9 mg/l NO2: água carregada.

Medida imediata: aplique o SERA toxivec.

Realize uma mudança parcial da água; aspire o fundo com o SERA limpador de fundo; condicione a água com o SERA aqutan e o SERA nitrivec.

Verificação do filtro.

Filtragem através do SERA siporax.

Dê pouca comida aos peixes.

Verifique se morreu algum peixe.

A partir de 0,9 mg/l NO2: contaminação forte da água, perigo para os peixes.

Proceda tal como foi descrito acima.

Elimine a causa de contaminação da água.

3,3 mg/l NO2 e mais: perigo agudo de morte para os peixes.

Aplique uma dose dupla do SERA toxivec como medida imediata.

Mude de imediato 30% da água, tal como foi descrito acima.

Depois, entre 12 e 24 horas, volte a mudar 30% da água, tal como foi descrito acima.

O nitrato é o próximo passo da degradação das substâncias prejudiciais e, além disso, pode chegar ao aquário diretamente através da água da torneira. Se o valor de nitrato é demasiado elevado, os peixes e as plantas debilitam-se e as algas crescem descontroladamente.

Ritmo de medição: 1 vez por semana e se for necessário (desconforto dos peixes).

Valor ideal da água: máximo 20 mg/l NO3

Valor demasiado alto: reduzir

A partir de 20 mg/l NO3

Coloque no filtro 1 litro do SERA siporax por cada 100 litros de água.

Ative o filtro SERA turbo-clear.

Coloque plantas de crescimento rápido.

Mudança parcial da água com água pobre em nitratos.

Caso seja necessário, reduza a população de peixes e a alimentação.

Mais de 100 mg/l NO3

Mude imediatamente 30% da água e a seguir, proceda tal como foi descrito acima.

O ferro é um dos muitos nutrientes importantes para todas as plantas aquáticas. Um conteúdo em ferro demasiado baixo é desfavorável para as plantas. No entanto, demasiado ferro é prejudicial para os peixes e também para algumas plantas.

Ritmo de medição: 1 vez por semana e se for necessário (maior crescimento de algas, mal crescimento das plantas)

Valor ideal da água: 0,5 – 1 mg/l Fe

Valor demasiado alto: reduzir

Fertilize com o SERA florena e o SERA florette A.

Recorde: devido à lenta liberação de substâncias, que, além disso, são absorvidas diretamente pelas raízes, não é possível controlar as tabletas de fertilizante com testes de ferro.

O oxigênio é vital para os peixes e para os outros seres vivos do aquário. As plantas precisam também de pequenas quantidades de oxigênio durante a noite. A falta de oxigênio causa dispneia grave e em caso extremo pode causar asfixia de peixes e outros animais.

Ritmo de medição: Cada 2 semanas de manhã e à noite, bem como no caso de desconforto nos peixes. À noite os valores deveriam ser mais altos que de manhã.

Valor ideal da água: acima dos 4 mg/l O2

Valor demasiado baixo: aumentar

Aumento rápido do conteúdo de oxigênio com SERA oxypur.

Areje a água com uma bomba de membrana (SERA air) e um difusor (SERA air set).

Aumente o movimento da superfície com o SERA filtro interior F regulável.

Elimine a causa de falta de oxigênio.

O CO2 é um nutriente importante para todas as plantas. Foi demonstrada a eficácia de um conteúdo de C02 de entre 10 y 40 mg/l. Com este nível os peixes de aquário também podem viver bem.

Ritmo de medição: Diariamente, sem muito esforço com o SERA test permanente de CO2

Valor ideal da água: entre 10 e 40 mg/l CO2; para as espécies de peixes delicadas máximo 20 mg/l

Valor demasiado alto: reduzir

Reduza o fornecimento de CO2.

Elimine sobredosagens agudas, arejando com uma bomba de membrana, como SERA air, e um difusor como SERA air set.

A seramic instalação de regulação de CO2 controla e regula a dosagem de CO2 de forma totalmente automática.

Valor demasiado baixo: aumentar

Forneça dióxido de carbono com o SERA sistema de fertilização com CO2. Para aquários pequenos SERA CO2-start

O cobre é altamente tóxico para os peixes, os animais invertebrados e os micro-organismos. O cobre pode chegar à água do aquário através da água da torneira ou mediante medicamentos com conteúdo de cobre. Para evitar sobredosagem é necessário controlar cuidadosamente a concentração de cobre.

Ritmo de medição: nas mudanças de água (medir a água nova), no caso de desconforto nos peixes e ao utilizar medicamentos com cobre.

Valor ideal da água: 0 mg/l Cu.

Acima de 0,3 mg/l é letal para os caracóis.

Acima de 1,0 mg/l é letal para todos os seres vivos do aquário.

Valor demasiado alto: reduzir

Realize abundantes mudanças parciais de água com água sem cobre, condicione a água do aquário com uma dose dupla do SERA aqutan, nitrivec e toxivec.

O fosfato desempenha funções importantes no metabolismo de todos os habitantes do aquário. Os valores de fosfato demasiado elevados podem ser causados por uma população de peixes excessiva, alimentos ricos em fosfato e fertilizante de plantas com fosfato. Em combinação com valores elevados de nitrato, um conteúdo elevado de fosfato provoca um crescimento desmesurado das algas.

Ritmo de medição: 1 vez por semana e se for necessário (maior crescimento de algas)

Valor ideal da água: não superior a 1 mg/l PO4, melhor max. 0,5 mg/l

Valor demasiado alto: reduzir

Mude entre 10% e 30% da água uma vez por semana.

Introduza plantas de crescimento rápido.

Como medida imediata aplique SERA phosvec na água.

Dê pouca comida aos peixes.

Para uma eliminação duradoura aplique o SERA phosvec Granulat no filtro.

Frequentemente, o cloro está presente na água da torneira e chega ao aquário, tanto na criação de um aquário novo como nas mudanças de água. Até mesmo em pequenas doses, o cloro resulta corrosivo para as membranas dos peixes. Além disso, perturba a eliminação de substâncias prejudiciais no filtro, já que reduz o número de bactérias de limpeza úteis.

Ritmo de medição: Depois de criar um novo aquário, após mudanças de água e após encher o aquário (medir só a água nova).

Valor ideal da água: 0,02 mg/l Cl

Valor demasiado alto: reduzir

Nas mudanças de água, coloque a água nova em uma vasilha, usando uma torneira com filtro ou um coador limpo, e condicione com o SERA toxivec antes de a introduzir no aquário. 25 ml do SERA toxivec neutralizam 3,4 mg/l de cloro em 100 litros de água.

Condicione a água do aquário com o SERA aqutan e o Sera nitrivec.

Análise da água na Internet:

Com o SERA laboratório online o cuidado do aquário é muito mais fácil e satisfatório. Vai aprender com grande facilidade a aplicar testes e condicionadores da água e poderá verificar constantemente a qualidade da água de seu aquário e, naturalmente, também do seu lago de jardim.

Tudo isso tem vantagens decisivas:

  • boa qualidade da água constantemente
  • menos problemas de algas
  • deteção precoce de doenças nos peixes
  • o cuidado do aquário requer menos tempo
  • Mudanças de água 

Não todos os resíduos podem ser eliminados totalmente do aquário. É inevitável que se acumulem substâncias como nitrato ou fosfato, que em grandes quantidades são tóxicas para os peixes. Na natureza a água corrente remove estas substâncias ou as dilui. Com mudanças de água regulares causará o mesmo efeito.

Quando e quanta água?

É recomendável mudar percentagens relativamente pequenas de água, aproximadamente 20%, uma vez por semana. As mudanças de maiores quantidades de água, mais de 50%, perturbam o equilíbrio do biótopo do aquário, pelo que se deveria reservar só para casos de emergência, como uma intoxicação aguda de nitrito ou cobre. Nestes casos é imprescindível aplicar também SERA toxivec.

A frequência e a quantidade das mudanças parciais de água dependem de:

  • o tamanho do aquário 
  • o número e o tamanho dos habitantes do aquário.

Exemplo de quantidade de água e frequência:

Cálculo do conteúdo do aquário:

60 cm de largura x 30 cm de altura x 35 cm de fundo = 63000 cm cúbicos = 63 litros de conteúdo bruto

100 cm de largura x 40 cm de altura x 40 cm de fundo = 160000 cm cúbicos = 160 litros de conteúdo bruto

A tabela seguinte é aplicável em aquários comunitários com uma população normal de peixes. Estes dados demonstraram a eficácia repetidamente na prática.

  • A mudança parcial da água é realizada com demasiada pouca frequência

Rapidamente acumulam-se altas quantidades de substâncias tóxicas no pequeno habitat que constitui o aquário. É um erro esperar três meses e depois mudar mais da metade da água. Nesse caso não deveria ficar espantado se aparecer um frondoso jardim de algas no aquário e os peixes ficarem debilitados.

Com o SERA toxivec e o SERA turbo-clear pode omitir uma mudança de água se alguma vez não tiver tempo. No entanto, deveria verificar igualmente os valores da água com o SERA testes de água.

Preparação

Precisa:

  • um regador e dois baldes limpos (apenas usados para a limpeza do aquário) e que nunca tenham tido contato com produtos de limpeza.
  • dois metros de mangueira de aquário ou melhor o SERA limpador de fundo.
  • uma toalha ou um balde de bordas baixas, caso aconteça qualquer percalço.
  • antes de cada mudança de água desligue todos os fios elétricos, como por exemplo, aquecimento, filtro e iluminação.

Retirar a água do aquário 

Primeiro, coloque os dois baldes por cima da toalha ou o balde de bordas baixas preparado. A seguir, retire a água do aquário e envie-a para os baldes. Para isso, existem várias possibilidades:

Muitos aquariófilos colocam um extremo da mangueira no aquário e sugam brevemente com a boca pelo outro extremo. No entanto, este método requer algo de prática: quer não sai água, quer traga-se um bom gole de água do aquário sem querer.

Pode sugar a água de forma mais elegante com o SERA limpador de fundo. Deste modo, realiza duas tarefas ao mesmo tempo: elimina os detritos do cascalho do aquário de forma fácil e troca uma parte da água.

Depois de retirar a quantidade de água necessária, pode aproveitar e realizar pequenas tarefas de limpeza.

Importante: com o SERA limpador de fundo recorde deixar sem limpar um espaço de 5 cm ao redor de cada planta. Desta forma vai proteger as delicadas raízes das plantas do aquário. Faça uma marca na parte exterior do vidro até onde deve sair a água, por exemplo, com uma fita adesiva.

Condicionar a água da torneira

O aquário enche-se novamente com água da torneira, mas esta água deve ser condicionada previamente para que os peixes ornamentais a tolerarem, já que a água potável das companhias de águas não está destinada a aquariofilia. O seu trabalho é fornecer aos humanos água para beber. A água da torneira deve saber bem, ter a menor quantidade possível de substâncias prejudiciais e germes e ao mesmo tempo, não danificar os canos.

Frequentemente, a consequência é que são aplicadas substâncias químicas desinfetantes, como o cloro para exterminar bactérias e germes perigosos. Isso tem como resultado que esta água, a qual nós podemos beber, é demasiado agressiva para as delicadas mucosas dos peixes e demasiado tóxica para os peixes ornamentais. Por sua vez, esta água não contém praticamente nenhuma bactéria útil. Por causa do cloro, o número de bactérias de limpeza existentes no aquário também diminui claramente.

Com os condicionadores de água de SERA você criará condições na água segundo o exemplo da natureza. Introduza a água da torneira num regador e condicione-a com o SERA aqutan, nirtivec, mineral. salt e, segundo o tipo de peixes, o SERA morena.

Aplique o SERA toxivec diretamente no aquário para eliminar de imediato altas concentrações de substâncias prejudiciais ainda existentes.

A temperatura adequada da água 

Tente que a água nova fique mais ou menos à mesma temperatura que a água do aquário. Porém, não há problema se a água nova está um bocado mais fria que a do aquário. Completamente ao contrário: muitos peixes acordam de verdade quando a temperatura desce ligeiramente (não mais de 1 o 2 ºC), ao mesmo tempo que se estimula o metabolismo e a predisposição à desova.

Introduzir a água 

Quando encher de novo o aquário deveria tentar não revolver o cascalho em excesso ou desenterrar plantas. Com um regador isso resulta muito mais fácil. 

Depois de ter mudado a água duas ou três vezes, já terá suficiente prática para não precisar mais de 15 – 20 minutos para todo o processo. Assim, os seus peixes ornamentais e plantas aquáticas sentir-se-ão bem num aquário bem cuidado.

  • Cuidado dos filtros e materiais de filtragem

SERA filtragem da água como na natureza

Com o SERA materiais de filtragem a água do aquário limpa-se de forma mecânica e biológica. Tal como na natureza, a água passa por vários níveis de limpeza no filtro. Aqui tem uma pequena apresentação do SERA materiais de filtragem e o programa de filtragem.

Limpeza de filtros e meios de filtragem

  • Limpeza de filtro

Limpe as peças do filtro debaixo da água da torneira sem usar produtos de limpeza. Encontrará informação detalhada sobre a limpeza de um filtro nas instruções de uso correspondentes.

  • Enxague dos meios de filtragem biológica

Os meios de filtragem para o assentamento de bactérias de limpeza como, por exemplo, SERA siporax, SERA bipur forte ou as esponjas de filtragem, enxaguam-se simplesmente com água e nunca com produtos de limpeza. Os produtos de limpeza destruiriam quase todas as bactérias de limpeza úteis do aquário e, por tanto, as substâncias prejudiciais não se eliminariam durante várias semanas.

O melhor é lavar os meios de filtragem num cubo com água de aquário (pode usar a mesma da mudança de água). O cubo não deve ter tido contato com produtos de limpeza. Desta forma, elimina-se a sujidade mais importante sem retirar todas as bactérias. Recomendamos limpar cada vez apenas uma parte dos meios de filtragem biológicos para que não desapareçam demasiadas bactérias de limpeza úteis ao mesmo tempo. A seguir, aplique o SERA nitrivec no material de filtragem. Desta forma estimulará uma rápida ativação da limpeza biológica da água.

  • Mudança dos meios de filtragem mecânicos

Por exemplo, no SERA lã para filtragem, no SERA almofada para filtragem ou no SERA biofibras ficam retidas partículas de sujidade finas e grossas. Este material de filtragem deveria ser enxaguado com água de aquário ou mudar, no caso de ficar muito sujo.

  • Intervalos de limpeza

Recomendamos mudar o SERA lã para filtragem ou o SERA biofibras grossas se ficarem muito sujos.

Limpe os materiais de filtragem para o assentamento de bactérias de limpeza.

  • com uma população de peixes normal cada 3-4 meses
  • com uma população de peixes ótima cada 6-12 meses.

Naturalmente, isso depende também do tamanho do filtro em relação ao tamanho do aquário. Se o filtro é demasiado pequeno para um aquário com muitos peixes, deve-se limpar com mais frequência. Nesse caso recomendamos usar um filtro com mais potência biológica. Se colocar os diferentes filtrados numa ordem ótima, poderá prolongar os intervalos de limpeza.

  • Limpeza não planificada

Quando o caudal da água desce claramente porque o filtro está entupido.

  • Tratamento com meios de filtragem especiais

O carvão de filtragem SERA super carvão e o granulado de turfa preta SERA super peat deveriam ser mudados, em princípio, passadas 6 semanas.

Depois de lavar o material de filtragem verifique pelo menos durante 4 semanas 2 vezes por semana o valor de nitrito da água de aquário com o SERA teste de nitrito (NO2)

  • Fácil mudança de meios de filtragem

Introduzir e remover os meios de filtragem é muito mais rápido com a SERA sacos de filtragem. Os materiais de filtragem permanecem no seu lugar dentro do filtro e a limpeza resulta mais fácil.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Decoração do Aquário

Fox Terrier: Conselhos, Cuidados e Características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.