Decoração do Aquário

Rochas

As rochas e o cascalho vendidos para aquários geralmente são seguros e não reativos. Quando são usados cascalho natural e rochas para aquários, é recomendável utilizar os kits de testes, produtos para o ajustamento do pH e um médio de filtragem apropriado para manter a qualidade de água desejada.

Quando decorar com rochas, garanta que qualquer estrutura criada seja estável e que não irá desabar. Recomenda-se também usar apenas um ou dois tipos de rochas e agrupá-las. Isto dará uma aparência natural ao aquário. Os seixos lisos estão disponíveis numa variedade de cores e fornecem uma consonância natural que vai realçar os diversos tipos de peixes e plantas.


Cascalho

Para aquários com plantas, a faixa de tamanhos de 2 a 5 mm é ideal. No geral, recomenda-se evitar substratos de cores fortes porque pode fazer com que os peixes pareçam menos coloridos. Se for usado cascalho para aquário com cobertura epóxi, não a lave com água quente nem a mexa excessivamente, já que assim vai preservar o revestimento epóxi. Use cascalho para criar a paisagem aquática e dar uma perspectiva de profundidade. Deite o cascalho desde a parte de trás para frente e use socalcos para criar áreas mais profundas. Isto também beneficia as plantas com redes de raízes mais pesadas, como as espécies maiores de Echinodorus.


Decorações de madeira

Normalmente usada em muitos tipos de aquários naturais, a Raiz de madeira dura que encontramos na maioria de lojas de animais de estimação é provavelmente o tipo de madeira mais seguro que possa usar. A madeira é um material orgânico e pode decompor-se. Sugere-se verificar a condição se surgir problemas na qualidade da água. É normal que a madeira descolora a água do aquário no início. Humedecer previamente a madeira e o uso de carvão é um método excelente de resolver este problema. Uma boa forma de manter a madeira limpa é o uso de espécies como o Ancistrus ou o Plecostomus (Peckolito vittata) já que a raspam e a comem como parte da sua dieta. As decorações de madeira adicionam uma dimensão interessante ao aquário e fornecem uma base ideal para espécies como Anubias barteri, Bolbitis heudelotii e Vesicularia dubyana (Samambaia de Java).

Ornamentos

A linha Marina de Hagen fornece uma ampla variedade de ornamentos seguros, não tóxicos, tanto naturais como artificiais para realçar o ambiente aquático. Criar uma paisagem aquática atrativa e interessante é fácil e benéfico para os peixes, fornecendo uma estrutura que sustenta os diferentes padrões de comportamento da natureza.

Rochas de poliresina

Estas rochas proporcionam uma aparência natural e são absolutamente não reativas na água dos aquários. As rochas para plantas têm a vantagem de permitir mover convenientemente as plantas naturais sem perturbar significativamente as raízes.

Plantas artificiais

Os aquários que contêm peixes que arrancam ou comem plantas vivas (por exemplo Ciclídeos, peixes dourados, espécies Koi ou Barb) são ideais para as plantas artificiais. Dentro desta categoria há também plantas de seda que mostram um movimento mais natural. Se as espécies de peixes ou répteis que tiver no seu aquário estiverem a arrancar as plantas de seda ou de plástico, fixe as plantas às rochas ou pedaços de madeira.


Fundos para aquários

Os fundos de aquário Marina de Hagen estão disponíveis em muitos tamanhos ajustados à maioria de aplicações de aquário. O cenário pode contrastar ou complementar quase qualquer aquário, além de ocultar cabos elétricos ou mangueiras de aspecto desagradável. Os fundos de aquário oferecem o toque final a qualquer decoração de aquário, garantindo que os peixes e as plantas brilhem imensamente.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Os gatos e as janelas

Cuidados para um aquário natural

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.