Manutenção da Água de um Aquário

A água é o elemento mais importante e básico para manter um aquário saudável. Existem muitos fatores que afetam a qualidade da água que vai ser usada nos aquários. O Cloro e a Cloramina são adicionados à água para eliminar as bactérias prejudiciais na água potável para o consumo humano, mas são muito tóxicos para os peixes, as bactérias benéficas e as plantas. Quando você for instalar pela primeira vez o seu aquário ou em qualquer mudança parcial de água que fizer, use sempre Nutrafin Aqua Plus para tornar segura a água de torneira. O Nutrafin Aqua Plus contém também Extratos de Ervas Puros, uma fórmula patenteada nos EUA que reduz o stress nos peixes quando são manipulados, transportados ou introduzidos em novos aquários.

Em áreas específicas do país onde a água tem cloramina, use sempre um neutralizador de cloramina altamente concentrado como o Nutrafin ChlorXChange, bem como meios de filtração que eliminem o amoníaco. O Nutrafin ChlorXChange é também recomendado para preparar a água de aquários marinhos. Os iões metálicos presentes na água da torneira são quelatados pelo Nutrafin ChlorXChange, o qual os torna disponíveis para serem consumidos pelas plantas.

A água da torneira originada em barragens pode estar repleta de outros elementos potencialmente indesejáveis como fosfatos, nitratos, níveis extremamente altos de metais (por exemplo Ferro) e numerosos componentes inorgânicos e orgânicos. O uso de Nutrafin Aqua Plus é obrigatório e até pode ser necessário considerar o uso de filtros especiais na torneira. O uso de cano de cobre na canalização pode ser potencialmente letal, especialmente em água suave. Seria recomendável utilizar doses duplas de Nutrafin Aqua Plus e usar generosas quantidades de carvão para remover o cobre. Nos aquários marinhos com invertebrados, esta é uma situação que precisa de cuidada atenção.

A dureza da água e o pH são dois parâmetros básicos que são facilmente mensuráveis com os kits de testes e são importantes para criar um ambiente ótimo no aquário. Sugere-se examinar a água da torneira pelo menos cada três meses, para aperceber qualquer variação e fazer os ajustes correspondentes com produtos como Nutrafin pH Adjust e Nutrafin pH Stabilizer.

As fontes de água podem precisar do uso de alguns meios de filtrado para ajudar a atingir condições favoráveis para plantas e peixes. Quando houver espécies de peixes de água suave em regiões de água dura alcalina, é recomendável o uso de turfa como material filtrante.

Testar a água

É importante monitorar regularmente a qualidade da água no seu aquário. Os equipamentos de teste (teste kits) permitem a análise da água e determinar a medida corretiva adequada. Fornecem a informação necessária para ajustar as características tais como o pH, dureza de carbonato (KH), ferro (Fe) e a dureza geral (GH) que são importantes para cada aquário em particular. No que respeita à sua função no sistema sanguíneo dos organismos aquáticos, o pH é um dos parâmetros químicos mais importantes, já que deverá ser verificado regularmente para manter o ambiente aquático adequado para os diferentes tipos de peixes e plantas. Existe uma variedade de equipamentos Nutrafin pH Test Kits para este propósito. A cor, o comportamento e a reprodução dos peixes são afetados pelo pH, dado que é um elemento vital para o controlo das condições do aquário. Testes semanais dos níveis de amoníaco vão indicar se o nível de atividade de filtração biológica é suficiente ou se estes níveis estão a chegar a um ponto perigoso. Nutrafin fornece diferentes equipamentos para testar e medir o amoníaco nos aquários.

O nitrito deve ser testado semanalmente, já que é um componente de nitrogênio tóxico e potencialmente letal para os peixes. O Nutrafin Nitrite Test Kit mede exatamente o nitrito para aquários.

Os níveis de dureza de carbonato (KH) necessitam ser testados regularmente, dado que oscilam com o tempo e podem ter um impacto negativo no equilíbrio do pH do aquário. Descer a dureza do carbonato resultará num pobre crescimento das plantas. Adicionalmente o teste geral da dureza (GH) deve ser feito para determinar se os níveis de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) são ótimos para as espécies de peixes especificadas. Use Nutrafin Carbonate Test Kit e Nutrafin General Test Kit para efetuar ambos os testes.

Os níveis de ferro devem ser cuidadosamente monitorados para manter aquários com plantas exuberantes. Este teste deve ser feito para manter o nível de ferro no intervalo de 0.25 a 0.5 mg/lt. Nutrafin oferece variedade de produtos como o Nutrafin Plant Gro Iron Enriched, Nutrafin Plant Gro NPK, Nutrafin Plant Gro Aquatic Plant Fertilizer Sticks e Nutrafin Natural CO2 System para fornecer os elementos necessários para as plantas do seu aquário.

Os níveis de fosfatos devem ser revisados regularmente como indicador de poluição no aquário, já que frequentemente é o resultado da sobrealimentação ou de esquecer mudar a água. Isto pode contribuir a condições de turvação na água. Os níveis de fosfatos geralmente nunca devem exceder 1mg/lt. O Nutrafin Phosphate Test Kit permite monitorar facilmente os níveis de fosfatos no seu aquário.

O nitrato deve ser também comprovado regularmente como medida de poluição no aquário e indica se é necessária a mudança de água. O Nutrafin Nitrate Test Kit é ideal para isto. Os nitratos acumulam-se nos aquários durante um período de tempo e são difíceis de remover por filtração convencional. O uso regular de Nutrafin Waste Control, Nutrafin Cycle e Lab-Series Nitrate Remover combinados com mudanças regulares de água e a eliminação de resíduos representam as melhores medidas preventivas contra a acumulação de nitratos.

Os aquários de recifes marinhos, especialmente aqueles com corais duros e fortes crescimentos de algas coralinas, absorvem cálcio e carbonatos a um ritmo rápido, requerendo com frequência testes diários para garantir que os níveis de cálcio são ótimos para os habitantes do aquário. O Nutrafin Calcium e Nutrafin KH/GH Test Kits permitem monitorar os níveis de cálcio do seu aquário.

Acondicionamento da água e arranque

  • Inicialmente encha o aquário até um terço da capacidade.
  • Com cuidado, adicione o cascalho de aquário e depois decore e coloque as plantas.
  • Uma vez completado, coloque um prato no fundo e cuidadosamente acabe de encher de água o aquário. O prato previne que a água adicionada perturbe o desenho da decoração.
  • Instale todo o equipamento de suporte, aquecedores, filtros (inocular os meios filtrantes biológicos com Nutrafin Cycle ), Iluminação.
  • Acondicione a nova água com Nutrafin Aqua Plus.
  • Efetue testes básicos à água, depois ajuste os níveis de pH, KH e GH a os níveis requeridos para os habitantes do aquário.

Depois de completar isto, ajuste a dose com Nutrafin Cycle e espere um período mínimo de alguns dias antes de colocar os peixes. Este período possibilita que as plantas comecem a criar as raízes e permitam qualquer ajustamento no pH da água. Para lugares onde a água da torneira tem cloramina, este período é altamente importante. Pode ser possível adicionar os peixes imediatamente devido ao uso de produtos como Nutrafin Cycle e Nutrafin Aqua Plus; no entanto, recomenda-se ser pacientes e esperar.

« Anterior

A minha cobra não come. O que fazer? PARTE I

Os periquitos são animais de estimação fantásticos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.