Os periquitos são animais de estimação fantásticos

Os periquitos ou catorras australianas são aves pequenas da família dos Psittacidae que se podem conseguir em todas as cores do arco-íris. São passarinhos muito alegres, sociáveis, que gostam de viver em casal ou grupos, mas se quiseres que forme um vínculo forte contigo e aprenda a falar ou assobiar, convém que somente tenhas um periquito. Neste caso deves estar seguro de que podes dedicar-lhe muita atenção.

Os seus cuidados são relativamente simples e têm a vantagem de serem resistentes a doenças e a adaptar-se sem problemas a um amplio rango de temperaturas. Isto faz com que sejam excelentes animais de estimação para crianças responsáveis; são curiosos e inquietos e com paciência podem adestrar-se para que possam agarrá-los e mimá-los e chegam a tornar-se bons amigos.

A vida média destes pássaros é de 9 anos, mas podem viver mais com bons cuidados. Para albergar um periquito necessitas de uma gaiola com pelo menos 50×50 cm, mas quanto maior melhor para o periquito, assim terá espaço para voar e para colocar diferentes brinquedos. O espaço entre as grades não deve ser mais do que 1 cm e é conveniente que existam algumas grades horizontais, pois proporcionam-lhe a oportunidade de subir e exercitar-se. Tal como para outras aves, deves colocar poleiros de diferentes espessuras e texturas, inclusive alguma rama natural em algum canto. Se quiseres retirar o teu animal de estimação da gaiola também se podem cortar as penas para que não possa fugir.


É necessário que adiciones alguns elementos interessantes para estimular mentalmente o teu periquito. Podes utilizar cordas, espelhos, brinquedos de madeira e qualquer outra coisa que não seja tóxica ou perigosa e lhe proporcione uma variação interessante à gaiola.

Uma boa alimentação deve ser variada. Consiste basicamente em uma mistura de sementes e verduras frescas. Se consegues ração para periquitos é melhor que as sementes, pois não podem escolher somente as que eles gostam. De todos os modos é necessário adicionar-lhe material fresco todos os dias, como cenouras, brócolos, espigas de milho, espinafres, ervilhas e outras verduras e frutas. As sementes com brotos são uma excelente fonte de nutrientes. Os periquitos normalmente são relutantes a provar novos alimentos, de modo que é melhor oferecer-lhe variedade desde muito pequenos e ter paciência se queres fazer mudanças na sua dieta; pensa que o esforço para dar-lhe uma boa alimentação vale a pena.

Para manter o teu periquito com uma boa saúde durante muitos anos é muito importante que te ocupes da higiene da gaiola. Regularmente deves fazer uma limpeza profunda com um desinfetante apto para o uso em aves. Limpa a base da gaiola, as grades e os poleiros. Se tens muitos poleiros de madeira tens de trocá-los quando estiverem muito sujos ou tenham partes sujas que se possam tornar em bactérias. Retira os restos de comida fresca depois de 2 horas para evitar que se decomponham e lava bem os pratos da comida diariamente.

Dedica pelo menos 10 minutos por dia para relacionar-te com o teu periquito; ensina-lhe a não ter medo de ti e fala com calma. Utiliza guloseimas para ajudar-te a ganhar a sua confiança. Verás que rapidamente começará a imitar-te e aprenderá a gaguejar algumas palavras.


« Anterior

Manutenção da Água de um Aquário

Os brinquedos e os nossos gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.