Os melhores pássaros domésticos

Depois dos cães e os gatos, os pássaros são um dos animais de companhia mais escolhidos. Cada vez mais pessoas optam por aumentar a sua família e trazer alegria à sua casa com uma destas espécies tão coloridas e divertidas. São fáceis de cuidar e não requerem tanta atenção, já que não precisam sair à rua e podem passar mais tempo sozinhos. Mas há aves que são extremamente sociáveis às que terás que dedicar tempo cada dia. Aqui apresentamos os melhores pássaros domésticos:

Cuidados gerais dos pássaros domésticos

Água limpa e fresca.

  • Comida especial. Cada espécie precisa uma nutrição específica, a base de sementes, alpista, ração, frutas… 
  • Gaiola limpa. Deves manter o espaço do teu pássaro limpo para evitar as doenças e que o seu entorno seja o mais higiênico possível. Troca o leito ou o jornal quando estiver demasiado sujo; uma vez por semana será suficiente, mas dependerá de cada ave.
  • Iluminação. Assim como acontece connosco, é bom que todas as aves tenham uma dose diária de sol.

Os pássaros domésticos mais comuns

Pássaros de tamanho pequeno

Periquitos

É uma das aves mais habituais e populares em casa. É de tamanho pequeno e muito fácil de cuidar e domesticar. São sociáveis e resultam ideais para iniciar no mundo das aves como animal de estimação se for a tua primeira vez. É uma boa escolha para as crianças e podem viver sozinhos ou em casal, é preferível que tenham um companheiro para não ficarem tão sozinhos e para que possam socializar com a sua mesma espécie. Vais adorar!

Os periquitos medem entre 15 e 18 cm e têm uma expectativa de vida de uns 12 anos. A parte de cima do seu bico ajudar-te-á a determinar se é macho ou fêmea quando são adultos: se for azulada, é macho, se for bronze puxando para um rosa pálido, é fêmea.

Canários

Populares pelo seu canto e pela sua cor amarela. São amigáveis, mas não tão sociáveis com o humano como os periquitos. O canto é sinónimo de que é feliz e está com uma boa saúde. Se não quiseres escutar uma melodia constante cada vez que passas do seu lado, será melhor que escolhas outra espécie!

Os canários medem uns 13 cm e podem viver aproximadamente 10 anos em cativeiro.

Diamantes

Devem vivem em casais já que são pássaros muito sociáveis que precisam da companhia da sua mesma espécie, caso contrário estarão tristes. Caracterizam-se pelas suas cores chamativas e intensas, que são diferentes segundo a espécie. Os mais famosos são o diamante-mandarim e o diamante-de-Gould. 

São pássaros domésticos tranquilos que adoram tomar banho, portanto recomendamos que na sua gaiola sempre tenha disponível um recipiente com água para poder desfrutar de um banho quando quiser.

Apenas medem 10-12 cm de longitude e têm uma expectativa de vida de 6 anos.

Pintassilgo

Os pintassilgos são fáceis de distinguir dos demais pássaros pela sua bonita plumagem e o seu forte canto, apesar de medir apenas 12-15 cm. Poderás identificá-los pela sua cor preta ao redor dos olhos e a linha vermelha sobre o bico. São muito ativos, portanto precisam uma gaiola grande com vários poleiros ou ramas para que possam se divertir a saltar de um lado a outro. Deves evitar as mudanças de temperatura e a correntes de ar para cuidar da sua saúde, um clima cálido é o mais adequado.

A sua expectativa de vida é de 9 até 11 anos.

Agapornis

Conhecidos como os pássaros inseparáveis. Esta espécie deve estar sempre em casal, vivem em monogamia e fazem tudo juntos. São pequenos papagaios muito coloridos e chamativos; o mais comum é verde com a cabeça avermelhada, mas também poderás encontrá-los amarelos, brancos e azulados. Os inseparáveis não só são adoráveis, mas também são alegres, sociáveis e desfrutam muito da companhia das pessoas.

Medem entre 13 e 16 cm e têm uma expectativa de vida de uns 10-15 anos.

Pássaros de tamanho médio

Calopsita

Estas simpáticas aves são uma das favoritas dos amantes dos pássaros. São dóceis e brincalhonas e desfrutam muito do contato. Precisam uma gaiola grande com poleiros para subir e brinquedos para ficarem entretidas. Além do mais, é recomendável que possam sair e socializar um tempinho cada dia. Poderás identificá-las à simples vista pela sua característica crista amarela e as suas bochechas laranja.

Esta ave tem um tamanho aproximado de 35 cm e uma expectativa de vida de uns 15 anos.

Caturritas

As caturritas, também conhecidas como periquito-monge, são pequenos papagaios cada vez mais comuns como animais de estimação. Além do mais, não te assustes se as vires a voar livres nos parques. A sua introdução e posterior liberação por parte dos humanos, unido ao seu alto nível de adaptação e a sua facilidade para reproduzir-se, tem derivado em grandes colônias selvagens em numerosos países (são consideradas uma praga invasora). São muito sociáveis, inteligentes e bastante faladeiras (além de ruidosas). O seu caráter é algo rebelde e, em ocasiões, destrutivo, mas são carinhosas e amigáveis.

Medem 25-30 cm e a sua expectativa de vida é de 15 até 20 anos.

Pássaros de tamanho grande

Cacatuas

Uma das aves mais simpáticas e sociáveis. Requerem um grande nível de atenção e paciência, portanto se não tens tempo suficiente para dedicar cada dia, será melhor que escolhas outro pássaro doméstico. Destacam-se pela sua bela plumagem branca e a sua divertida crista amarela. Também costumam ser bastante ruidosas. Precisarás espaço para hospedá-la em uma gaiola grande.

A cacatua-branca (que é a mais comum como animal de estimação) mede entre 40 e 60 cm e vive ao redor de 50 anos.

Papagaio-cinzento

Como o seu nome indica é um papagaio completamente cinzento, a exceção das penas da sua cauda que são avermelhadas. Não te deixes enganar pelo seu aspecto apagado, é um papagaio alegre, sociável e especialmente falador. É uma das aves mais inteligentes (na frente das cacatuas e das araras), capaz de memorizar e repetir muitíssimas palavras e frases, sempre com sentido e não só por imitação; segundo investigações, o seu nível de inteligência é comparável ao de uma criança de cinco anos. Se não tens tempo suficiente para dedicar ao papagaio-cinzento será melhor escolher outro pássaro doméstico, pois estas aves desfrutam imensamente da companhia, da brincadeira e das carícias. Falam muito, mas não são muito ruidosas.

Medem aproximadamente 33 cm e têm uma expectativa de vida de uns 60 anos, mas podem viver inclusive 100.

Arara

É a espécie na que todos pensamos quando falamos de papagaios. Destaca o seu grande tamanho e a sua bonita plumagem em azul e amarelo ou vermelho e azul; são inconfundíveis. Caracterizam-se por ser um pássaro doméstico muito sociável, alegre e divertido. Além do mais, também tem a capacidade de aprender e repetir palavras. São muito carinhosos e desenvolvem um forte vínculo com o seu dono. Assim como os anteriores, precisam de uma gaiola grande e muitos brinquedos para não ficarem entediados. Também é imprescindível dedicar tempo todos os dias.

Medem uns 50 cm e podem viver 70 anos.

Papagaio-eclectus 

É uma das melhores aves para ter em casa. Esta espécie apresenta um pronunciado dimorfismo sexual: os machos são de cor verde intenso com algumas penas vermelhas e azuis e o bico amarelo alaranjado; as fêmeas são vermelhas e azuis com o bico preto. É o papagaio mais carinhoso que desfruta da companhia e se comporta muito bem em cativeiro. Além do mais, não é ruidoso nem agressivo. Também é inteligente e pode aprende algumas palavras.

Medem uns 34 cm e podem viver 60 anos.

Consulta este outro artigo sobre quais são as melhores aves como animais de estimação para as crianças. Também pode ser interessante conhecer quais são as doenças dos pássaros.


Na Tiendanimal encontrarás tudo o que precisas para cuidar do teu pássaro doméstico e oferecer-lhe o melhor, tanto na alimentação como os melhores acessórios para pássaros.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

O valor pH, o dióxido de carbono e a dureza de carbonatos em aquários de água salgada

As melhores aves como animais de estimação para crianças

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.