Como preparar uma gaiola para aves bem equipada

,

As aves nos dão alegria, nos deleitam com o seu canto ou nos divertem com a sua linguagem, até enfeitam a nossa casa com a sua beleza. O melhor que podemos fazer por elas é dar os cuidados que precisam: uma boa alimentação, manter a higiene e a saúde e preparar uma gaiola ambientada onde possam viver felizes.

Na natureza as aves sempre têm lugares onde esconder-se; dentro da jaula podemos instalar refúgios de tecido pendurados, casinhas de madeira ou tecidas com fibras naturais que podem ser adquiridas nas lojas ou uma que tu possas desenhar com os materiais que quiseres. Para as aves grandes podem ser utilizados troncos com cavidades ou colocados de maneira que possam refugiar-se debaixo.


Algumas aves desfrutam de fazer o seu próprio ninho na primavera. Para elas é conveniente deixar dentro da gaiola os materiais necessários: ervas secas, ramas pequenas, pedaços de tecido suave, fios grossos de algodão, etc. Se tiver os materiais apropriados não terá necessidade de romper o papel jornal nem arrancar as suas próprias penas.

Todas as aves requerem um lugar escuro e tranquilo onde dormir de noite. É imprescindível que cubras a sua jaula durante umas 8 a 10 horas, imitando os períodos naturais de luz/escuridão segundo a época do ano. Isto lhes permite descansar bem, diminuir o stress, as protege do frio e correntes de ar e ajuda a mantê-las saudável.

As aves em cativeiro costuma sofrer de artrose ou atrofia dos pês. Este problema pode ser diminuído em grande medida colocando poleiros de diferentes espessuras, texturas e inclinações dentro da jaula. Uma textura similar à da casca das ramas ajuda a limar as unhas, enquanto que as diferentes espessuras fazem com que os dedos tenham que tomar posições diferentes, melhorando a circulação e fazendo trabalhar todos os músculos. Há inúmeros poleiros disponíveis nas lojas (e nos parques!), podes usar barbantes grossos de algodão, ramas naturais (que não estejam sujas nem fumigadas), poleiros que imitam a forma e movimento das ramas de arbustos, outros que podem ser pendurados desde o teto da gaiola e tudo o que possas imaginar.


Também existe um grande sortido de brinquedos. Os periquitos os desfrutam imenso, mas qualquer ave ganhará em saúde e entretenimento com o brinquedo adequado. Estes elementos servem de distração, aportam interessantes elementos à sua gaiola e são fundamentais para evitar condutas viciosas que podem produzir-se pelo tédio. Apenas deves ter cuidado de não pôr demasiados objetos ao mesmo tempo, pois os pássaros podem golpear-se com eles e assustar-se e, além disso, localiza-os de maneira de não retirar espaço de voo dentro do seu habitat.


Escolhe brinquedos do tamanho adequado para as tuas aves. Se ofereceres um brinquedo pequeno demais o romperá muito rápido ou, pior ainda, poderia engoli-lo. As aves pequenas desfrutam com os espelhos e brinquedos leves. Sempre controla que os materiais não sejam tóxicos e que não haja peças pequenas que possam soltar-se e serem engolidas. Renova os brinquedos cada vez que perceberes que os pássaros perdem interesse por eles.

Dra. Isabel Iglesias

Links relacionados:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Gato pesca outro com uma cana

Diamante-de-Gould, verdadeiras jóias da natureza

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.