O que devo saber sobre os pintassilgos?

,

O pintassilgo é um pássaro cantor e um dos animais de estimação mais alegres que pode ter em casa. O seu canto transmite felicidade. Mas como qualquer animal, necessita de cuidados essenciais para que possa desfrutar da sua companhia o máximo de tempo possível. De seguida, descubra o que deve saber e como são os pintassilgos.

Origem e habitat do pintassilgo

Embora o pintassilgo tenha origem principalmente na Europa, pode ser encontrado também em algumas zonas da Ásia e do norte de África, tendo chegado a emigrar para os Estados Unidos e Austrália.

Com efeito, pode viver em diferentes habitats, mas normalmente este pássaro cantor prefere instalar-se em bosques, zonas com ervas e árvores, parques e jardins. Saiba que apenas escolhe ambientes com calor, especialmente se existem cardos, o seu alimento principal.

Como são os pintassilgos: cracterísticas físicas

O pintassilgo é uma ave atrativa e pequena, que não ultrapassa os 15 centímetros. Por certo, tem uma plumagem colorida que chama muito a atenção e a sua cabeça está repleta de penas negras que rodeiam uma máscara vermelha localizada na parte dos olhos.

Acredite que existe algo que deve conhecer sobre os pintassilgos, é que as suas cores podem mudar dependendo se é fêmea ou macho, sendo a plumagem dos machos mais chamativa do que a dos exemplares femininos.

Como são os pintassilgos: comportamentos

É provável que a principal característica pela qual são conhecidos os pintassilgos o seu bonito canto, que começa quando se avizinha o bom tempo e continua durante parte da primavera e da época estival.

Em março, aproximadamente, começa a época da reprodução quando as fêmeas podem pôr até um total de sete ovos. Incubam-nos sem se afastarem do ninho e por esse motivo os machos têm que alimentá-las durante semanas.

Embora sejam pássaros que vivem em liberdade, também podem ser adotados como animais de estimação em muitos lugares, já que se adaptam perfeitamente ao cativeiro desde que recebam os cuidados adequados.

Cuidados para o pintassilgo em casa

Saiba que antes de adotar um pintassilgo como animal de estimação esta é uma ave que adora voar, pelo que vai agradecer que a deixe livre algum tempo em casa, mantendo as portas e janelas fechadas para evitar que escape.

Quando escolher a gaiola para o seu pequeno pássaro cantor, deve ter em conta que esta deve ter proporções consideráveis. As jaulas para pássaros médias, com pelo menos 50 centímetros ao alto adaptam-se perfeitamente às suas necessidades. Assim, pode instalar alguns poleiros de madeira ou ramos para que o pássaro possa pousar cada vez que voe.

Decerto não podem faltar na gaiola do seu alegre animal de estimação o comedouro e o bebedouro. Para além do mais, um recipiente cheio de água e que funcione como banheira é o complemento ideal para a casita do seu pequeno colorido, já que estes pássaros adoram salpicar-se e brincar com a água.

Lembre-se de manter a gaiola o mais limpa possível, mudar a água todos os dias e retirar os excrementos do solo para evitar que apareça alguma infeção.


Alimentação do pintassilgo

O pintassilgo é uma ave que se alimenta a maior parte do tempo de sementes, embora existam ocasiões em que também possa comer bocadinhos de fruta, verduras e insetos. Por isso, o seu bico está totalmente preparado para colher sementes que entra nas zonas do seu habitat.

Na verdade, para alimentá-lo bem e escolher a melhor ração, precisa apenas de comprar-lhe comida para pintassilgos com base em sementes, que vai permitir que tenha uma dieta com todos os nutrientes e vitaminas para ser saudável.  

Em conclusão, estes são alguns dos cuidados básicos do pintassilgo que deve ter em conta quando decidir adotar um como animal de estimação. Lembre-se que é uma ave que se adapta muito bem ao cativeiro, portanto, é importante brindá-lo com uma vida cómoda de qualidade no seu novo lugar.



« Anterior

Como escolher o seu primeiro lagarto? O que deve ter em conta?

Como conseguir que o teu gato durma de noite?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.