Como escolher o seu primeiro lagarto? O que deve ter em conta?

Escolher o seu primeiro lagarto pode tornar-se uma grande aventura. Na verdade, ao adotar assume um compromisso e uma grande responsabilidade que o fará pensar duas vezes. Sabe que cuidados necessitam os lagartos? E quais são os mais adequados para alguém que nunca adotou um réptil antes? Vai saber hoje!

O que necessitam os lagartos

Sem dúvida que deve refletir sobre quanto espaço vai precisar quando o lagarto crescer, se requer (ou não) iluminação especial ou se precisa de aquecimento e higrómetro. De fato, deve pensar se vai viver sozinho ou em grupo, que alimentação é a mais adequada, quem vai cuidar dele se não puder… Na verdade, existem muitas perguntas a que deve dar resposta antes de dar o passo de adotar um lagarto.

Embora seja verdade que o animal em si não é caro, sem dúvida que o equipamento tem um preço elevado. Por isso, tenha em mente que os lagartos são animais independentes e precisam do seu espaço, o que dependerá do tipo de lagarto que escolher. Com efeito, consulte o seu veterinário, mas lembre-se que deve garantir-lhe:

  • Gaiola ou terrário espaçoso, onde possam ser recriadas as condições naturais adaptadas às do lagarto que escolheu. Significa temperatura, luz e humidade, para os quais necessitará da ajuda de termostatos, exposição solar ou lâmpadas UVB.
  • Alimentação adequada. A saber insetos, geralmente vivos, como grilos, vermes da farinha ou baratas.
  • Supervisão profissional. Desparasitação, faça-lhe um exame anual… Deve levar o seu animal de estimação ao veterinário não só quando detetar sinais de má saúde.

Escolher o seu primeiro lagarto

Os lagartos podem ser animais de estimação excitantes e fascinantes em partes iguais. No entanto, com tantas espécies disponíveis e sem conhecer as características de cada uma, optar por uma pode ser uma tarefa mais do que complexa.

Embora a iguana seja o exemplar mais popular e comum nas lojas de animais não é uma boa escolha como primeiro animal de estimação porque requer muito espaço (podem chegar a medir 1,80 m) e cuidados, além de que podem tornar-se agressivos na sua fase adulta.

Espécies de lagartos

Portanto, para principiantes, na hora de criar répteis, fique a conhecer as melhores espécies pelo seu seu comportamento delicado, facilidade de cuidado e disponibilidade são:

  • Gecko leopardo: É muito popular porque não requer um grande desembolso ou demasiado esforço. É de tamanho pequeno, por isso, além de ser fácil de manusear, não precisa de um terrário grande (bastará ter cerca de 45 ou 60 cm de comprimento) ou iluminação nele.
  • Dragão barbudo: Atinge um tamanho de 50 cm, pelo que necessita de um terrário grande (mínimo, um terrário de 200 litros) com radiação solar artificial (lâmpada UVB).
  • Escinco de língua azul: é dócil, fácil de manusear e domesticar e atinge 50 cm quando adulto. Necessitará de um habitat grande, de modo que o ideal é um terrário de 200 a 250 litros e um aquecedor debaixo do terrário e luz incandescente na área de descanso. Incluir tubos de radiación UVB/UVA durante 10 o 12 horas al día.
  • Anolis verde: Embora o lagarto em si seja económico e comum, necessita de investimentos consideráveis para o equipar. Quando adulto, atinge um tamanho de 20 cm; portanto, um aquário de 50 litros é suficiente para abrigar um ou dois exemplares. Nele, precisará incluir tubos de radiação UVB/UVA durante 10 ou 12 horas por dia.

Dessa maneira, existem opções mais recomendadas para principiantes, como variedades de geckos noturnas (os diurnos são mais complexos), como o tokay ou o de Madagáscar, embora sejam menos comuns e, portanto, mais difíceis de localizar.

Qual será o seu novo animal de estimação?

Já tem a certeza de como vai escolher o seu primeiro lagarto e qual será o seu novo animal de estimação? Em caso de dúvida, fique a saber que a recomendação é que visite uma loja de animais para obter uma opinião. Em seguida, consulte o seu veterinário de confiança. Ele vai ajudá-lo a escolher o seu companheiro réptil ideal.

« Anterior

Fábricas de ração para cães: Sabe como funcionam?

O que devo saber sobre os pintassilgos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.