Guia para a hibernação das tartarugas

A hibernação é uma etapa chave para a vida de algumas espécies de tartarugas. Lê este post com atenção se tens uma tartaruga que hiberna, já que a seguir oferecemos-te uma guia completa sobre como preparar as tartarugas para a hibernação e o que tens de fazer enquanto o animal está a hibernar.

Como preparo a minha tartaruga para a hibernação?

O principal é garantir que a tua tartaruga está em boas condições de saúde antes de começar a hibernação, já que uma tartaruga débil, doente ou convalescente tem muitas menos possibilidades de sobreviver ao processo. Para comprovares o estado de saúde da tua tartaruga, o mais apropriado é que visites o teu veterinário de confiança ou um criador especialista em tartarugas.

Geralmente, deverás evitar a hibernação da tua tartaruga mantendo-a dentro de casa ou num terrário com clima de verão se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  • Secreções pelos olhos, a boca, o nariz ou a cloaca.
  • Feridas ou ruptura na carapaça.
  • Desidratação (um sintoma claro de desidratação nas tartarugas é quando os seus olhos estão afundados).
  • Algum ovo retido.
  • Patas ou cauda secas.

Se observares que a tua tartaruga está abaixo do seu peso normal ou não come bem durante as semanas prévias à chegada do inverno, terás que sobrealimentá-la antes da hibernação. Lembra-te de que a tua tartaruga não conseguirá chegar até a primavera sem as reservas necessárias de gordura, por isso é fundamental alimentar bem às tartarugas durante o verão. Se a tua tartaruga é omnívora, deverás dar-lhe alimentos ricos em carboidratos e vitamina A como cenouras, abóbora, luzerna, maçãs e pêssegos. Para as tartarugas herbívoras é bom dar-lhes também cenouras, abóbora e luzerna, além de feno e outras ervas secas.

A fibra é também importante, já que vai ajudar a tua tartaruga a esvaziar os intestinos antes de entrar no estado de hibernação. Se reparares que ela não faz regularmente as suas necessidades, coloca-a num recipiente com água a 30ºC até ela o conseguir. Qualquer resíduo de comida no aparelho digestivo da tartaruga poderia ser fatal durante a hibernação, devido a que o seu sistema imunológico não a vai proteger durante a letargia. As fibras, e especialmente a fruta, poderia fermentar no intestino, provocando borbulhas de gases muito perigosas. Porém, a natureza tem os seus próprios métodos para esquivar estas ameaças. Por isso, entre duas e três semanas antes de ela hibernar vais observar que a tua tartaruga deixa de comer por instinto.

Hibernación de tortugas acuáticas

As tartarugas aquáticas podem hibernar ao ar livre, embora prefiram procurar refúgio no fundo do tanque, sempre que a superfície não fique congelada. Durante a hibernação, diminuem o seu metabolismo para usar menos oxigênio e absorvem-no diretamente da água através das membranas mucosas situadas na garganta e na cloaca. A profundidade do tanque não deve ser inferior a 45 cm, para garantir que o fundo mantenha uma temperatura estável e a tartaruga fique protegida do frio invernal. Se não dispões de um tanque com essa profundidade, é melhor que a tua tartaruga aquática fique no interior da casa para ela não hibernar.

¿Cómo hago que mi tortuga hiberne dentro de la casa?

Se quiseres que a tua tartaruga hiberne dentro de casa, podes colocá-la numa caixa de madeira ou papelão com papel de jornal e deixá-la num lugar escuro e tranquilo. Terás de colocar um termômetro para controlar que a temperatura não aumente de 10 ºC, já que a tartaruga acordaria num estado de letargia e o seu metabolismo acelerar-se-ia. Isto provocaria que a tartaruga começasse a queimar gorduras de novo e, se descesse a temperatura e voltasse a dormir, já não contaria com as reservas necessárias para chegar saudável até à primavera. Se as temperaturas por cima de 10ºC se prolongarem demasiado, é melhor interromper definitivamente a hibernação, levando-a gradualmente a temperaturas mais altas dentro da casa.

¿Cómo puedo cuidar a mi tortuga durante la hibernación?

Uma boa forma de cuidar da tua tartaruga enquanto está a hibernar é saber o peso antes de ela adormecer e depois voltar a pesá-la periodicamente. O ideal é que não perca mais de 1% do peso por cada mês da hibernação. Regista todos os dados, dado que podem servir-te para o próximo ano.

As tartarugas que hibernam dentro de casa costumam desidratar-se devido a que não estão no seu habitat natural. Podes saber isto se observares que a sua pele está mais seca do que habitualmente ou se está a perder demasiado peso corporal. A melhor forma de hidratar a tartaruga é mergulhá-la em água a temperatura ambiente durante duas horas e depois secá-la bem, sem usar calor, antes de voltar ao seu abrigo. Faz isto todas as vezes que forem necessárias, sobretudo com as tartarugas mais novas.

Se a tua tartaruga hiberna fora de casa, deixa uma tigela com água para ela beber se o precisar, mas garante que ela durma num lugar que não fique inundado com a chuva ou humedecido e possa arrefecer demasiado. Controla o sítio frequentemente durante o inverno e se observares que acorda ou tenta sair, leva-a para dentro para uma boa revisão.

Desde a Tiendanimal recomendamos que fiques muito bem preparado se quiseres deixar a tua tartaruga hibernar sem riscos para a sua saúde. Recorda que a hibernação das tartarugas apenas é imprescindível se fores fazer criação. Se não estás preparado para controlar bem o processo, continua a investigar. Entretanto, podes acondicionar um espetacular terrário para desfrutar do inverno com a tua tartaruga bem acordada!

Dá uma olhada a todos os nossos artigos de tartarugas aqui.

« Anterior

Manutenção do aquário durante as férias

Cuidados das caturras

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.