Cuidados das caturras

As caturras são excelentes animais de estimação e com os cuidados adequados acabam por ser aves de companhia adoráveis e divertidas.

Noutros artigos sobre caturras, fizemos algumas recomendações para os amantes dos animais que decidem adotar um pássaro como animal de estimação pela primeira vez. Nesta ocasião, vamos aprofundar na experiência de adotar uma caturra como animal de companhia e oferecemos-te alguns conselhos específicos sobre a sua alimentação, a higiene e o espaço que precisam.

1. Gaiolas para caturras

As caturras são ativas e curiosas, gostam de trepar, brincar e mover-se, de modo que precisam de um espaço grande com acessórios e suficiente espaço para voar. As gaiolas para caturras devem ter uma base mínima de 50×50 cm e cerca de 65 cm de altura, mas quanto maior for, melhor será. A separação entre as barras não deve exceder os 2 cm e é recomendável que alguma das paredes tenha barras horizontais para que as caturras consigam trepar. Se tiveres a possibilidade, o ideal é contar com um viveiro grande ao ar livre onde as caturras possam voar e brincar.

2. Higiene das caturras

Igual que com qualquer outra ave, a gaiola para caturras deve limpar-se diariamente. A maioria das gaiolas grandes para pássaros contam com uma bandeja removível na parte inferior que irá facilitar consideravelmente as tarefas de limpeza. É muito conveniente que a base da gaiola para caturras tenha um rodapé alto para impedir que os restos de comida e sementes saiam da gaiola. É imprescindível lavar os bebedouros e comedouros cada dia, para evitar a acumulação de bactérias.

3. Acessórios e brinquedos para caturras

As caturras, como a maioria de animais de estimação, precisam de brinquedos para se entreterem, qualquer brincadeira que as estimule irá funcionar. Algo que ativa o seu engenho é ocultar a comida e que elas tenham que encontrá-la. Podes incluir na gaiola para caturras alguns brinquedos de papelão para que elas os rasguem e outros mais duradouros como bolas e objetos de madeira. São também fundamentais os baloiços, cordas, escadas e rampas, para que exercitem diferentes grupos musculares sem magoar as patas. É recomendável reparar ou renovar os brinquedos caso as caturras os desmontem em peças pequenas para assim evitar acidentes.

4. Alimentação das caturras

Outro aspecto importantíssimo para o bem-estar das caturras é a alimentação. Uma dieta equilibrada é composta por uma boa comida para caturras e uma porção diária de fruta ou legumes frescos. Estas aves de companhia são autênticas sibaritas e cada uma tem os seus gostos, mas no geral adoram os morangos os mirtilos, as bananas, as maçãs, os espinafres, as ervilhas, o milho, os rebentos de sementes, o milhete, as sementes de girassol, o linho e o sésamo. Experimenta a dá-los frios, mornos, cozidos, desidratados ou em forma de puré. Na natureza, as caturras comem algum verme de vez em quando, de modo que podes oferecer-lhe pedaços de frango, ovos cozidos ou vermes dos vendidos habitualmente para répteis. O melhor é fazer-lhes experimentar uma grande variedade de alimentos desde pequenas, dado que depois tornam-se menos receptivas e rejeitam os sabores novos. O melhor momento do dia para oferecer-lhes os alimentos frescos é de manhã, já que é quando as caturras estão melhor dispostas para comer. Sempre que possível, oferece-lhes alimentos orgânicos e lava-os bem para que não contenham pesticidas, corantes nem outras substâncias químicas.

Prepara-te para dedicar tempo e desfrutar ao máximo da tua caturra, dado que é um animal de estimação excepcionalmente divertido e mimoso. Na TiendAnimal podes encontrar tudo o que precisares para cuidá-la como ela merece, com a melhor comida para caturras e todo tipo de produtos e acessórios para garantir a sua higiene e a sua diversão.

« Anterior

Guia para a hibernação das tartarugas

Diabete mellitus

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.