O que deves saber antes de adotar uma ave

As aves são animais belíssimos e que alegram o nosso dia com o seu canto. 

Antes de adotar uma deves conhecer perfeitamente as suas necessidades, mas também é conveniente saber quais são os “contras” de ter uma ave para não te desiludires depois e acabar arrependido de tê-la comprado.

1- Em primeiro lugar é necessário esclarecer que muitas aves que são mantidas em cativeiro não são animais domésticos. Isto significa que não evoluíram de maneira diferente dos seus parentes selvagens para adaptar-se à convivência com os humanos. Muitas vezes trata-se de espécies silvestres de países exóticos, que precisam de um meio ambiente modificado para viver saudáveis, seja na temperatura, como nos brinquedos que precisam para evitar as condutas inadequadas por tédio. Algumas nunca se acostumam nem desfrutam da companhia das pessoas.


2- Há umas poucas doenças que podem transmitir as aves às pessoas; estas são a clamidiyosis (Psitacoses) e a tuberculose aviária, que se contagia pelo ar. Estas são especialmente perigosas para pessoas imunossuprimidas, mas qualquer um pode contrai-las. É importante adquirir aves de criação em lojas reconhecidas, onde se observe o bom estado sanitário dos animais, e evitar adotar aves silvestres ou de origem desconhecido. Além do mais, os pássaros soltam um pó e descamação da sua pele e penas no ambiente e podem gerar alergias ou prejudicar as pessoas com asma.

3- Muitas aves, principalmente os psitacídeos, são barulhentas e produzem muito desperdiço ao comer e espalham restos de sementes ao longo do dia. Terás de investir num bom aspirador se quiser manter a casa limpa. Deves estar pronto para acordar cedo, pois enquanto as aves apercebem a luz do sol começam a vocalizar e querem o seu pequeno-almoço. Também desfrutam de bicar objetos de madeira por instinto, não importa se for dos poleiros, móveis ou brinquedos, por tanto não deixes nada de valor ao seu alcance. Pode se dizer o mesmo para fios, barbantes e algum tecido. Tem em conta que terás que te desfazer de plantas tóxicas.


4- Os pássaros são muito sensíveis às impurezas no ar. Eles inspiram grande quantidade de ar em relação ao peso, por tanto absorvem qualquer contaminante que se encontra em suspensão. É muito importante não fumar, não usar incensos nem desodorizantes ou limpadores em aerossol no ambiente onde se encontra a gaiola. Se estiver na cozinha, deves evitar usar elementos de teflon ou antiaderentes para cozinhas, pois liberam substâncias que podem ser letais para as aves.

5- Terás que estar disposto a dedicar muito tempo ao teu novo animal de estimação. Não só levará tempo amestrá-lo e ganhar a sua confiança, mas também limpar a sua jaula, pratos e arredores. Recorda que uma boa higiene é indispensável para que a tua ave se mantenha saudável. Há muitos produtos especiais que não resultam tóxicos.

6- É importante oferecer uma gaiola apropriada para a espécie para que possam viver bem e realizar exercício. Algumas aves podem soltar-se para voar algumas horas por dias em um quarto especialmente preparado para elas. Em outros casos recomenda-se cortar as penas das asas, e assim passear e escalar a vontade. Tem em conta que precisam umas 4 horas de luz solar direta (cuidado em épocas de muito calor) ou exposição a uma fonte apropriada de radiação UVB/UVA.


7- Antes de adquirir um pássaro é conveniente ter o contato de um veterinário especializado ao qual possas recorrer para os controlos de rotina ou por se a ave adoecer.

8- Deves ter em conta que algumas aves podem viver muito anos. Alguns papagaios têm uma expectativa de vida entre 20 e 50 anos, de modo que se decidires adotar um estarás a assumir um compromisso a longo prazo.

Se estiveres preparado para enfrentar estas mudanças e algumas mais que podem apresentar-se, então estás pronto para desfrutar da companhia de um pássaro na tua casa. Mesmo que demande um pouco de esforço, tudo vale a pena para conseguir a melhor relação possível com o teu novo animal de estimação e dar-lhe uma vida longa e feliz.

« Anterior

Como alimentar um cão mais velho

Como controlar e retificar a conduta de um cão agressivo com outras pessoas – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.