Manutenção do aquário durante as férias

Chega o momento das tão desejadas férias e te preocupa o teu aquário, já instalado, a funcionar, com plantas e peixes saudáveis. Seria uma pena que tudo isso se perdesse pela falta de cuidado. Os peixes são muito sensíveis a mudanças na água ou na rotina, portanto às vezes não é suficiente apenas pedir que alguém os alimente, também precisas garantir que tudo continuará a funcionar enquanto estiveres ausente.

Para estar tranquilo, deves tomar alguns cuidados. O ideal é automatizar a maior quantidade de funções possíveis, assim tudo continuará a funcionar como foi planejado. Somente será necessário que alguma pessoa de confiança passe diariamente para supervisionar que tudo funcione corretamente.

Um problema frequente é o excesso de alimentação por pessoas que não têm experiência com aquários. O alimento que sobra é desperdiçado e altera a qualidade da água. Isto é resolvido facilmente com um comedouro automático. Este equipamento não é caro, armazena alimento para vários dias e funciona com baterias, por isso não é afetado pelos cortes elétricos.

Esta é outra eventualidade que pode ser prevenida. Neste caso, é essencial contar com um ventilador com baterias, pois a prioridade é manter os níveis de oxigênio da água para que os teus peixes não corram perigo. Procura um que seja ativado automaticamente diante de um corte de energia e deixa baterias carregadas e de reposição.

A iluminação do aquário também pode ser manipulada de forma automática. Podes usar um temporizador programado para que acenda as luzes durante o dia e as desligue de noite, assim os teus peixes continuarão com o seu ritmo normal enquanto não estiveres.

Tudo isto ajuda a reduzir o stress e fará com que os teus peixes sejam mais resistentes a doenças, mas de todas as formas pode ser que na tua ausência algum peixe fique doente. Para resolver isto, é muito útil deixar preparado um aquário-hospital ou um isolamento dentro do próprio aquário. Assim, a pessoa que for supervisionar o teu aquário pode separar qualquer peixe que mostre sinais de doenças e evitar um possível contágio aos demais habitantes do aquário.

Antes de sair de viagem, deixa tudo preparado para que não haja surpresas desagradáveis. Se vais usar equipamentos automáticos, testa-os uns dias antes de viajar, assim terás tempo para fazer os ajustes necessários. Coleta amostras de água para realizar os testes de nitratos, fosfatos, pH etc., com suficiente antecipação para corrigir e estabilizar qualquer destes parâmetros se estiverem alterados. Não realizes trocas de último momento, como introduzir peixes novos, trocar filtros ou qualquer outro tipo de equipamento. Deixa qualquer modificação para a volta ou realiza-a muito antes de viajar, assim tu mesmo a testas e controlas os efeitos.

Se a pessoa que vai cuidar do teu aquário não tem experiência, não te esqueças de deixar-lhe um telefone para conectar contigo caso haja problemas ou o número de uma loja especializada ou de quem te assessora para que possa indicar-lhe o que fazer se aparecer alguma situação que não consiga resolver.

« Anterior

Ideias para partilhar tempo com o teu cão em casa

Guia para a hibernação das tartarugas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.