O que fazer quando deixamos o gato sozinho em casa?

Tem alguns dias de férias e está a pensar em fazer uma viagem em que não pode levar o seu amigo peludo. Pode fazê-lo? Em caso afirmativo, como se deixa um gato sozinho nas férias? Por vezes é apenas por alguns dias e não quer ter de pedir a um colega, amigo ou vizinho que o vá alimentar e mudar a água todos os dias. Se for esse o caso, continue a ler para saber se pode deixar o seu gato em casa sozinho durante as suas férias.

O que acontece se eu deixar o meu gato em casa sozinho nas férias?

Os gatos são geralmente vistos como animais muito independentes. No entanto, também precisam de amor, afeto e contacto com os seus cuidadores. Deixar o gato em casa sozinho nas férias pode levar a uma série de problemas para o seu animal de estimação.

Em primeiro lugar, os gatos são animais muito limpos e com um sentido de limpeza muito forte. Quando deixados sozinhos sem um visitante para limpar a sua caixa de areia, os gatos podem deixar de usar a caixa de areia e podem fazer as suas necessidades noutro local da casa. Podem também ter tendência a segurar a urina, o que corre o risco de causar uma infeção do trato urinário.

Além disso, o felino também pode sofrer de ansiedade da separação. Os sintomas desta condição psicológica são choro constante, ações destrutivas, defecação em locais inapropriados e higiene exagerada.

Quanto tempo pode um gato ser deixado sozinho em casa?

Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho? O tempo que um gato pode ser deixado sozinho em casa nas férias depende da personalidade e da idade do animal. Nos gatos jovens que não estão habituados a passar tempo sem os seus cuidadores, o tempo máximo não deve exceder um dia. Por outro lado, os gatos adultos que dependem menos dos seus humanos podem receber uma visita de dois em dois dias. Para os gatos idosos, devido a problemas de saúde, as visitas devem ser duas vezes por dia.

Conselhos para deixar um gato em casa sozinho durante as suas férias

Vou fazer uma viagem e o meu gato está sozinho, o que devo fazer? Quando o tempo que tem de férias é curto, há alguns comedouros automáticos para gatos muito práticos. Trabalham com compartimentos fechados que podem ser programados com um temporizador para que abram no momento escolhido. Desta forma, o nosso peludo pode comer à sua hora sem necessidade de alguém vir vê-lo todos os dias, com o stress que isto pode causar ao nosso gatinho…

Alguns até têm uma saqueta com líquido especial que se coloca no congelador e quando colocada num local específico do comedouro pode manter a comida húmida fresca, pelo que o comedouro não se limita apenas à ração seca.

Estes comedouros automáticos são também muito úteis se o seu gato estiver a tomar medicamentos condicionados pela comida. Permitir-te-á alimentá-lo a uma hora exata, evitando certos descuidos do dia-a-dia. Se o seu gato for um madrugador que quer comer cedo, este tipo de comedouro será o ideal, evitará ter de se levantar demasiado cedo para lhe dar a sua ração de comida.

Quando se trata de água, existem fontes para gatos. São pequenos dispositivos com um motor interno que movem a água continuamente de modo a que esteja sempre fresca para os gatos mais exigentes. Normalmente contêm 2 ou 3 litros de água, para que o seu gato possa passar alguns dias com água à sua disposição sem ter de reabastecer a tigela todos os dias.


Estas fontes são também muito úteis mesmo quando não estamos a viajar. Os gatos tendem a ser maus bebedores, o que pode levar a alguns problemas de saúde, o que naturalmente se quer evitar a todo o custo. É por isso que uma fonte pode encorajar o seu gato a beber mais. Tenha em mente que a maioria dos gatos gosta normalmente de beber água em movimento, pois na natureza a água estagnada é um sinal de que pode estar contaminada. Os motores destas fontes para gatos são normalmente muito silenciosos para que o seu companheiro não se assuste.

Se quiser usar estes produtos para manter o seu gato cuidado enquanto estiver fora, é melhor habituar-se a usar estes produtos antes de deixar o seu gato em casa sozinho. É essencial que se certifique que o seu gato come e bebe em segurança dos comedouros e bebedouros automáticos para que saiba para onde ir quando não está em casa e consiga desfrutar de uns dias de paz e sossego em casa.

O que fazer para reduzir o stress das férias nos gatos?

Se vai deixar o seu gato em casa sozinho nas férias por um motivo de força maior, terá de tomar certas medidas para evitar que o seu felino sofra de stress e ansiedade. A primeira ferramenta que pode ajudar é um difusor de feromonas para estabilizar o comportamento do seu gato.

Além disso, se o seu gato for receber algum visitante, este deve brincar com ele e oferecer-lhe recompensas ou guloseimas para que o felino associe as suas visitas a momentos agradáveis. É também aconselhável manter os brinquedos preferidos do seu gato ao alcance para que ele se possa divertir e permanecer estimulado. Finalmente, deixe uma peça de roupa sua usada na cama do seu gato.


Já experimentou algum comedouro ou bebedouro automático? Como faz quando precisa de deixar o seu gato em casa durante alguns dias? Fale-nos sobre isso!

Recordamos-lhe que na Tiendanimal pode encontrar todos os produtos de que necessita para deixar o seu gato sozinho em casa nas férias.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como prevenir a caspa nos gatos

Tiendanimal – O amor não se procura, o amor adota-se!

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.