O que fazer quando deixas o teu gato sozinho em casa

Tens alguns dias de férias e estás a pensar em fazer uma viagem em que não podes levar o teu amigo peludo. Consegues fazê-lo? Em caso afirmativo, como se deixa um gato sozinho nas férias? Por vezes é apenas por alguns dias e não queres ter de pedir a um colega, amigo ou vizinho que o vá alimentar e mudar a água todos os dias. Se for esse o caso, continua a ler para saberes se podes deixar o teu gato em casa sozinho nas férias.

O que acontece se eu deixar o meu gato em casa sozinho nas férias?

Os gatos são geralmente vistos como animais muito independentes. No entanto, também precisam de amor, afeto e contacto com os seus cuidadores. Deixar o gato em casa sozinho nas férias pode levar a uma série de problemas para o teu animal de estimação.

Em primeiro lugar, os gatos são animais muito limpos com um sentido de limpeza muito forte. Quando deixados sozinhos sem um visitante para limpar a sua caixa de areia, os gatos podem deixar de usar a caixa de areia e podem fazer as suas necessidades noutro local da casa. Podem também ter tendência a segurar a urina, o que corre o risco de causar uma infeção do trato urinário.

Além disso, o felino também pode sofrer de ansiedade da separação. Os sintomas desta condição psicológica são choro constante, ações destrutivas, defecação em locais inapropriados e higiene exagerada.

Por quanto tempo pode um gato ser deixado sozinho em casa?

Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho? O tempo que um gato pode ser deixado sozinho em casa nas férias depende da personalidade e da idade do animal. Nos gatos jovens que não estão habituados a passar tempo sem os seus cuidadores, o tempo máximo não deve exceder um dia. Por outro lado, os gatos adultos que dependem menos dos seus humanos podem receber uma visita de dois em dois dias. Para os gatos idosos, devido a problemas de saúde, as visitas devem ser duas vezes por dia.

Dicas para deixar um gato em casa sozinho nas tuas férias

Vou fazer uma viagem e o meu gato está sozinho, o que devo fazer? Quando o tempo que tens de férias é curto, há alguns comedouros automáticos para gatos muito práticos. Trabalham com compartimentos fechados que podem ser programados com um temporizador para que abram no momento escolhido. Desta forma, o nosso peludo pode comer à sua hora sem necessidade de alguém vir vê-lo todos os dias, com o stress que isto pode causar ao nosso gatinho…

Alguns até têm uma saqueta com líquido especial que se coloca no congelador e quando colocada num local específico do comedouro pode manter a comida húmida fresca, pelo que o comedouro não se limita apenas à ração seca.

Estes comedouros automáticos são também muito úteis se o teu gato estiver a tomar medicamentos condicionados pela comida. Permitir-te-á alimentá-lo a uma hora exata, evitando certos descuidos do dia-a-dia. Se o teu gato for um madrugador que quer comer cedo, este tipo de comedouro será o ideal, evitará teres de te levantar demasiado cedo para lhe dar a sua ração de comida.

Quando se trata de água, existem fontes para gatos. São pequenos dispositivos com um motor interno que movem a água continuamente de modo a que esteja sempre fresca para os gatos mais exigentes. Normalmente contêm 2 ou 3 litros de água, para que o teu gato possa passar alguns dias com água à sua disposição sem ter de reabastecer a tigela todos os dias.3



Estas fontes são também muito úteis mesmo que não estamos a viajar. Os gatos tendem a ser maus bebedores, o que pode levar a alguns problemas de saúde, o que naturalmente se quer evitar a todo o custo. É por isso que uma fonte pode encorajar o teu gato a beber mais. Tem em mente que a maioria dos gatos gosta normalmente de beber água em movimento, pois na natureza a água estagnada é um sinal de que pode estar contaminada. Os motores destas fontes para gatos são normalmente muito silenciosos para que o teu companheiro não se assuste.

Se quiseres usar estes produtos para manter o teu gato cuidado enquanto estiveres fora, é melhor habituares-te a usar estes produtos antes de deixares o teu gato em casa sozinho. É essencial que te certifiques que o teu gato come e bebe em segurança dos comedouros e bebedouros automáticos para que saiba para onde ir quando não estás em casa e consigas desfrutar de uns dias de paz e sossego em casa.

O que podes fazer para reduzir o stress das férias nos gatos?

Se vais deixar o teu gato em casa sozinho nas férias por um motivo de força maior, terás de tomar certas medidas para evitar que o teu felino sofra de stress e ansiedade. A primeira ferramenta que pode ajudar é um difusor de feromonas para estabilizar o comportamento do teu gato. Além disso, se o teu gato for receber algum visitante, este deve brincar com ele e oferecer-lhe recompensas ou guloseimas para que o felino associe as suas visitas a momentos agradáveis. É também aconselhável manter os brinquedos preferidos do teu gato ao alcance para que ele se possa divertir e permanecer estimulado. Finalmente, deixa uma peça de roupa tua usada na cama do teu gato..



E tu? Já experimentaste algum comedouro ou bebedouro automático? Como fazes quando precisas de deixar o teu gato em casa durante alguns dias? Fala-nos sobre isso!

Recordamos-te que na Tiendanimal podes encontrar todos os produtos de que necessitas para deixar o teu gato sozinho em casa nas férias.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Os cães podem comer peixe?

Verrugas nos gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal