Como viajar com um Dogue Alemão?

,

Viajar com um Dogue Alemão de carro não é tão fácil como viajar com um Chihuahua ou um Lulu da Pomerânia. As grandes dimensões desta raça exigem que tomes algumas medidas especiais para que tu e o teu animal de estimação fiquem confortáveis ​​e seguros o tempo todo.

O que diz a lei sobre as viagens com cães?

Antes de viajar com um Dogue Alemão de carro, é importante que conheças a legislação portuguesa sobre viagens com cães. Segundo o Decreto-Lei nº 315/2003, “o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais”.  Portanto, para as viagens de carro recomenda-se o uso de uma barreira separadora no caso dos cães de grande porte, como o dogue alemão. 

Deves colocá-la entre a mala e os assentos traseiros para evitar que o teu animal de estimação possa saltar sobre ti ou sobre o resto dos passageiros.

Também deves usar um cinto de segurança de ancoragem curta para reduzir os efeitos de um acidente ou de uma travagem brusca.

Se estiveres a viajar de transporte público, o acesso para cães de grande porte é bastante limitado. Em algumas cidades grandes, como Porto e Lisboa, ​​podes viajar com o teu animal de estimação no metro ou no comboio, desde que o animal esteja com açaime e coleira que não ultrapasse 50 centímetros de comprimento.

As empresas de transporte exigirão que controles o comportamento do teu animal de estimação para que ele não perturbe outros viajantes e dir-te-ão que ele não pode ocupar nenhum assento. As empresas de transportes públicos podem recusar levar animais de companhia nos períodos de maior afluência.

A Portaria n.º 968/2009 estabelece as regras a que devem obedecer aquelas deslocações, sendo que o primeiro dado a destacar é que a mesma não se aplica a cães de assistência (aos quais se aplica o DL n.º 74/2007, de 27 de março) nem aos animais perigosos e potencialmente perigosos, que não podem ser deslocados em transportes públicos.

Porém, independente do meio de transporte que escolheres, deverás sempre levar a documentação do animal: o registo, o chip de identificação, o cartão oficial de saúde atualizado e assinado pelo veterinário, o seguro de responsabilidade civil.

Dicas para viajar com um Dogue Alemão

1. Evita alimentá-lo pelo menos duas horas antes de viajar. Alguns cães ficam nervosos quando viajam ou ficam tontos e, se estiverem com o estômago cheio, os sintomas pioram.

2. Avaliar a possibilidade do uso de antiemético para prevenir tonturas e vômitos, principalmente em viagens longas de carro ou comboio. Tranquilizantes também podem ser de grande ajuda, mas deves discutir o seu uso com o veterinário.

3. Traz um recipiente com água, comida e algumas guloseimas, que podes dar ao teu animal de estimação no final da viagem ou durante a viagem para que fique mais calmo. Não te esqueça de trazer um bebedouro portátil.

4. Não te esqueças dos seus brinquedos preferidos, principalmente se for uma longa viagem de férias, pois desta forma o teu animal ficará mais calmo e seguro.

5. Se viajares de carro, descansa a cada duas horas. Desta forma, podes esticar as pernas com teu animal de estimação e dar-lhe de beber. Se usares o transporte público será mais complicado, mas podes levantar-te e dar um pequeno passeio evitando incomodar o resto dos passageiros.

Viajar com um Dogue alemão não é fácil, especialmente nas primeiras vezes. O teu animal de estimação pode precisar de mais atenção no início e pode estar um pouco nervoso ou assustado, mas quando ele se habituar, podes levá-lo a quase qualquer lugar sem ser uma fonte de stress.

« Anterior

Como planear um aquário de água salgada

Ideias para partilhar tempo com o teu cão em casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.