Podemos deixar um cão no carro? Não!

É nossa responsabilidade como donos assegurar que os nossos animais de estimação estão protegidos mesmo em locais que parecem seguros à primeira vista. O carro é um desses lugares que estamos convencidos de que é um lugar seguro para os nossos familiares, desde que estejam protegidos com os sistemas de segurança obrigatórios, mas será seguro para os nossos animais de estimação?

A segurança do nosso animal de estimação no carro não se baseia apenas na utilização de arneses ou caixas de transporte em caso de acidentes, mas também devemos estar atentos à temperatura no carro, especialmente quando as temperaturas exteriores são muito elevadas. 

Os carros ao sol funcionam como um forno, absorvendo os raios solares e aumentando as temperaturas no interior do carro como um efeito de estufa. A sensação de calor no interior do carro torna-se sufocante, à medida que estas temperaturas aumentam de forma constante e mais rápido à medida que o tempo passa, nunca estabilizando. 

O efeito de forno nos veículos pode causar um golpe de calor não só às pessoas, mas também aos animais que neles se encontram. Portanto, ficar dentro de um carro fechado sem ventilação e ar condicionado é um perigo tanto para ti como para o teu animal de estimação. Evita deixar o teu cão dentro do carro a todo o custo!

Embora os donos de cães e outros animais de estimação estejam cada vez mais conscientes dos perigos de deixar os seus animais sem vigilância nos carros, muitos ainda não estão conscientes dos perigos para os seus animais de estimação ou não lhe dão a importância que merece. Neste artigo vamos explicar o que está envolvido em deixar um animal sozinho num veículo e as sanções legais e financeiras que podem ser impostas.


Podemos deixar um cão no carro no verão?

Um estudo da Faculdade de Ciências Animais, Rurais e Ambientais da Universidade de Nottingham Trent, no Reino Unido, investigou a temperatura interior dos veículos durante dois anos para determinar quão perigoso era deixar os cães no seu interior. A sua conclusão foi que os cães poderiam sofrer de insolação se fossem deixados dentro do carro durante demasiado tempo, uma vez que a temperatura no carro excedeu os 25 graus durante todo o ano, enquanto que os animais se sentem confortáveis a uma temperatura entre 15 e 25 graus. 

Dependendo da sua condição física e raça, os cães suportarão em maior ou menor grau as temperaturas do microclima criado no interior do carro. Os cães braquicefálicos, tais como boxers, bulldogs e pugs sofrerão mais com as altas temperaturas dentro dos veículos do que outras raças, mas só porque o teu cão não tem este focinho característico, não deves deixar de te preocupar com o seu bem-estar.

Tendo em conta que o estudo foi realizado no Reino Unido e que as temperaturas são geralmente mais baixas do que em Portugal, pode ser ainda mais perigoso deixar um cão no carro no verão no nosso país.

Podemos deixar um cão no carro no inverno?

Pensamos que é apenas no verão que devemos preocupar-nos em não deixar o nosso animal de estimação sozinho no carro, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O efeito estufa dos carros também acontece no Inverno e, ao contrário do que se possa pensar, as horas mais quentes não são ao meio-dia, mas por volta das 4 ou 5 da tarde.

Como mencionado acima, a temperatura dentro de um carro durante todo o ano excede os 25 graus Celsius. Dado este facto e o facto de os cães se sentirem confortáveis em temperaturas inferiores a 25 graus, também é perigoso deixar um cão dentro de um carro no Inverno. 

Porque é que é perigoso deixares o teu cão no carro?

O estudo também descobriu que os meses mais quentes são entre abril e setembro, quando as temperaturas podem exceder os 35 graus Celsius. Acima dessa temperatura, os cães precisam de ofegar para regular a sua própria temperatura, mas acima dos 35 graus dentro do carro, ofegar já não é eficaz. Se a sua temperatura corporal exceder os 39 graus, sofrerão hipertermia e, atingindo 41 ou 42 graus, poderão sofrer falha de múltiplos órgãos e morrer

Por esta razão, deixares o teu cão sozinho no carro é perigoso, e quanto mais tempo ele passar no carro, mais a temperatura dentro do carro aumentará e pior será. Abaixo encontras uma tabela que mostra os equivalentes de temperatura exterior, tempo e temperatura interior que os carros podem atingir.

Podemos ser multados por deixar o cão sozinho no carro?

Embora não exista uma lei explícita sobre casos de abandono de cães ou outros animais dentro do carro, o Artigo 337 do Código Penal considera como maus tratos qualquer meio ou tratamento que cause lesões que afetem negativamente a saúde dos animais domésticos. 

As penas por infração a esta lei vão de 3 meses a um ano de prisão, com desqualificação da atividade profissional se estiver relacionada com animais durante o mesmo período de tempo. Se o animal morrer, a pena aumenta para 18 meses de prisão e quatro meses de desqualificação. 

Isto é tudo o que pode acontecer se deixares o teu cão sozinho no carro durante todo o ano. Tenta evitar deixares o teu animal de estimação sozinho no carro e, se não tiveres outra escolha, certifica-te de que são deixados sozinhos durante não mais de 5 minutos ou, se possível, deixa o ar condicionado ligado, pois as janelas para baixo não é uma boa solução.

Viaja de carro com o teu amigo peludo da forma mais segura possível e não ponhas a sua saúde em risco com as temperaturas internas dos carros. Se a viagem de carro for longa, faz paragens frequentes para lhe dar ar e esticar as pernas. É bom para os dois.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

As melhores camas refrescantes para cães

Porque é que os gatos ficam stressados?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.