Fábricas de ração para cães: Sabe como funcionam?

Escolher um alimento segundo as necessidades nutricionais, raça, tamanho é essencial para a saúde dos peludinhos. Por isso, este artigo explica como funcionam as fábricas de ração para cães, os tipos de ração e os procedimentos para a elaboração.

Fábricas de ração para cães

As fábricas de ração para cães são lugares onde se elabora o alimento dos animais de estimação. Acima de tudo é necessário dar cumprimento a rigorosos controlos de qualidade.

A fabricação dos croquetes para cães deve realizar-se com matérias-primas de primeira qualidade, tal como o processo de fabrico deve cumprir padrões de higiene e segurança.

Como funciona uma fábrica de ração para cães

1.Receção da matéria-prima

A matéria-prima chega em camiões e por isso deve passar por uma primeira inspeção para verificar se tudo está bem: premissas quantidades, pesos, etc.

2. Primeiro controlo de qualidade

A matéria-prima deve ser limpa e armazenada para que sejam recolhidas amostras e realizadas diferentes análises de laboratório. Com efeito, é necessário comprovar a qualidade e que está livre de algo que faça mal ao animais.

3. Pesagem

Com uma balança de alta precisão pesa-se a matéria-prima para garantir que as proporções estão corretas. Este processo geralmente é automático para eliminar qualquer risco de contaminação decorrente do contacto entre os operários e o alimento.

4. Mistura

Combinam-se as farinhas e junta-se o resto dos ingredientes e suplementos para ter a certeza de que a ração é completa. De modo a proporcionar todos os nutrientes necessários de forma equilibrada para o nosso animal de estimação.

5. Extrusão ou prensado frio

Dependendo do método para fabricar ração que se utilize, procede-se à extrusão ou prensado a frio do alimento. Nesta etapa, o controlo da temperatura é fundamental para evitar os riscos de presença de microrganismos.

6. Segundo controlo de qualidade

Por último, deposita-se a ração num funil para executar outro controlo de qualidade, embalá-lo e etiquetá-lo para distribuição.

Que tipos de ração existem?

Não existe uma classificação oficial, no entanto o alimento para os animais de estimação pode diferenciar-se pela consistência, sabor ou método utilizado durante a sua elaboração.

Por exemplo, de acordo com o sabor, a ração pode ser de carne (frango, vaca, etc), de peixe (salão) ou misturado.

Segundo a consistência, a ração pode ser húmida ou seca.

E por último podemos distinguir os tipos de ração segundo o método de fabricação: extrusão ou prensado a frio, métodos que vamos explicar.

1. Método de extrusão

A ração fabricada pelo método da extrusão é uma das mais utilizadas pelos fabricantes, devido a um método simples e que permite fabricar o alimento a temperaturas mais elevadas. Em algumas ocasiões pode chegar aos 100 graus centímetros, conservando assim as propriedades do alimento.

Para elaborar a ração dos animais de estimação mediante este método misturam-se os ingredientes. Posteriormente submetem-se a um processo térmico de 12 segundos. Isto ajuda a dar consistência e a torná-lo completamente comestível na melhor das hipóteses.

Uma vez que a massa passou por uma máquina de extrusão, cozinha-se e modela-se um croquete, ao qual é adicionado gordura para dar mais sabor e melhor textura.

2. Método prensado a frio                          

O método de fabricação da ração prensada a frio consiste em compactar os ingredientes. A técnica é conhecida como peletizado.

Para elaborar esta ração é necessário prensar os ingredientes a temperaturas mais baixas do que no método de extrusão e com uma humidade muito maior. O objetivo é conservar os nutrientes.

Agora que conhece como funcionam as fábricas de ração para cães, poderá escolher com maior facilidade o alimento que melhor se adapta às necessidades do animal de estimação.

« Anterior

Posso ter um tucano como animal de estimação?

Como escolher o seu primeiro lagarto? O que deve ter em conta?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.