Qual é a melhor ração alta em energia para os cães ativos ou desportistas?

Os cães pastores, ajudam as pessoas a mover os seus rebanhos, os cães de trenó oferecem um meio de transporte para os habitantes de latitudes mais setentrionais. Estes cães que são desportistas por natureza, precisam de um alimento adequado às suas altas necessidades energéticas. Vamos conhecer um pouco melhor as necessidades dos cães atletas.

O meu cão pode precisar uma ração de alta energia?

As rações altas em energia estão especialmente formuladas para cães muito ativos, cães desportistas ou cães de trabalho. Há raças de cães que são desportistas inatos e para se manterem saudáveis precisam realizar uma grande quantidade de exercício já que, se não podem liberar esse excesso de energia, podem frustrar-se e aparecer problemas de stress e comportamento inadequado.

  • Os Galgos são os cães mais rápidos, capazes de atingir uma grande velocidade em muito pouco tempo. São os sprinters dos cães.
  • Os Pointers, Weimaraner ou Setters são cães de caça por excelência, o seu corpo está adaptado a realizar intensas e longas jornadas de trabalho.
  • Outras raças como os Huskies são cães corredores de fundo selecionados para realizar exercício contínuo, a muita baixa temperaturas.
  • Outras raças como os Boxer são cães com uma grande vitalidade que também precisam fazer exercício regularmente.

Para além da raça, deves ter em conta a quantidade de exercício que realiza o teu cão e o seu estado corporal. Por exemplo, se percebes que o teu cão perde peso ou estiver magro demais, com a sua dieta habitual e se o estado de saúde for bom, pode precisar um alimento mais energético para que se mantenha o seu peso corporal ideal. Um cão muito magro é naquele que dá para sentir em excesso as costelas e outros relevos ósseos como os extremos das vértebras ou da pélvis.

A rações altas em energia devem ser dadas enquanto o animal tenha um grande desgaste energético. Em épocas de descanso deves dar novamente alimentos de manutenção para manter o peso ideal e a condição corporal.

Como dar o alimento a um cão desportista?

Uma das maiores dúvidas que podes ter sobre como alimentar ao teu cão é qual é a melhor forma de dar a quantidade diária do teu cão desportista.

Para evitar problemas digestivos, é muito recomendável dividir a ração em várias tomas por dia. Um cão desportista não deveria receber toda a sua ração de uma vez só pois há um grande risco de sofrer más digestões ou torsões de estômago. Além do mais, com uma única porção de comida por dia pode ter um deficiente aporte de energia nos momentos de maior atividade física, e por tanto correr o risco de padecer uma hipoglicemia.

Se o teu cão for realizar um exercício intenso durante várias horas podes dar uma pequena parte da sua ração (aproximadamente uma terceira parte) um par de horas antes de começar o exercício para que tenha à sua disposição os nutrientes necessários durante a atividade. Durante o exercício pode receber pequenas quantidades de guloseimas para prevenir as hipoglicemias (sempre sem superar 10% da ração diária), uma vez finalizado o exercício e quando o cão estiver já em fase de repouso pode-se dar o restante da ração, preferivelmente de noite.

Igual de importante que o alimento é a água, esta deve se dar fresca, nunca muito fria ou muito quente. O grau de hidratação dos cães que fazem muito exercício é muito importante, especialmente nas épocas mais quentes do ano.

Qual ração devo dar ao meu cão se realiza muito desporte?

Agora que já conheces as necessidades especiais dos cães ativos, é a hora de escolher a melhor ração para cães desportistas que aporte todos os nutrientes que precisam para realizar atividades ou exercício com um grande desgaste de energia. As marcas de rações para cães realizam continuamente estudos a fim de lançar no mercado rações que satisfazem as necessidades de cães com diferentes estilos de vida. Marcas de rações como Criadores, Acana ou Eukanuba contam no seu catálogo com formatos especiais para os cães que realizam muito exercício.

Uma boa ração é aquela que aporta ao teu cão ativo toda a energia e nutrientes que precisa para realizar uma intensa atividade sem necessidade de suplementar com vitaminas ou minerais adicionais.

  • Esta ração com uma energia metabolizável de 4700 kcal/kg, 28% de proteínas e 23% de gorduras, aporta uma quantidade muito energética para satisfazer as necessidades dos cães mais ativos ou com um maior desgaste.
  • A alta digestibilidade é fundamental para garantir um correto funcionamento do sistema digestivo, especialmente importante para evitar problemas de sobrecargas digestivas quando o cão for realizar exercício intenso. Também se diminui o risco de torção de estômago.
  • O conteúdo em proteínas procedentes da carne de frango contribui para a correta manutenção dos músculos, evitando a perda de massa muscular com o exercício.
  • O alto conteúdo em gorduras é uma excelente fonte de energia rapidamente disponível para quando o cão realizar uma atividade física considerável.
  • 33% das proteínas contidas aportam 30% de energia, 24% de gorduras aporta 52% de energia e os 18% de energia restante é aportada pelos hidratos de carbono.
  • As frutas, verduras e a aveia partida aportam carboidratos hipoglicémicos que liberam a glicose lentamente para manter constantes os níveis de energia.
  • Os níveis elevados de proteínas ajudam a nutrir os músculos, que sofrem de um grande desgaste durante o exercício, evitando assim a perda de tecido muscular.
  • A quantidade de gordura aporta uma fonte de energia disponível durante o exercício.
  • Os cães de trabalho, estão continuamente em uma situação de stress que pode afetar o correto equilíbrio do seu organismo, por isso Acana contém plantas naturais como chicória, raiz de arctium e de malvaísco e fibra de psílio para prevenir as diarreias ou a prisão de ventre a consequência do stress.
  • Especialmente formulada para cães de trabalho e resistência como cães de caça e corredores de fundo.
  • Tem níveis elevados de proteínas para que os músculos se mantenham fortes e compactos, evitando o seu deterioro. Os níveis de gordura adaptados favorecem uma liberação constante de energia nos momentos de maior exigência física.
  • A sua fórmula completa e equilibrada ajuda a repor os nutrientes e a energia gastadas durante o dia.
  • Especialmente formulada para cães que realizam esforços longos ou atividade intensa evitando a perda de vitalidade, ideal para a alimentação durante o treinamento.
  • A sua exclusiva combinação de nutrientes de fácil digestão garante a segurança digestiva dos cães mais ativos, evitando os problemas digestivos associados ao stress da atividade intensa.
  • Níveis altos de proteínas para manter uma forma física atlética com uns músculos fortes.

Agora que já tens toda a informação que precisas, já podes escolher a melhor ração para o teu cão desportista. Deves ter em conta que quanto maiores são as necessidades energéticas do teu cão, de melhor qualidade e nível energético deve ser o alimento que recebe.


E tu? Que tipo de ração dás aos teus cãozinhos desportistas?

« Anterior

Diferenças na castração entre o macho e a fêmea de furão

Em forma com o teu cão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.