Diferenças na castração entre o macho e a fêmea de furão

Castração de um macho

É uma operação relativamente simples e rápida na qual o veterinário realiza uma pequena incisão no escroto e retira os dois testículos. É recomendável que se utilize para anestesiar o isoflurano, é muito mais seguro que outro tipo de anestésicos.

Esta operação é preferível quando o furão está no cio já que os testículos ficam maiores e estão mais descendidos.

Após a castração notaremos durante uns dias como se os testículos continuassem no seu sítio, isto não é assim, simplesmente é a pele vazia onde se encontravam estes. Esta zona, com o passar dos dias, voltará à normalidade e deixará de perceber-se notavelmente.

Com o passar dos dias notaremos como o odor corporal do furão descende, além de outros comportamentos sexuais como a marcação.

Devemos ter em conta que até um mês depois da castração um macho pode ter possibilidade de deixar grávida uma fêmeas pelos restos de espermatozoides que podem ficar nos seus condutos.

O comportamento do furão após a castração, assim como o peso, pode variar dependendo do exemplar. Isto quer dizer que alguns furões após a castração ficam mais ativos e outros ficam mais tranquilos.

Esterilização de uma fêmea

Realiza-se mediante uma incisão no abdome, o tamanho da incisão pode variar dependendo do veterinário que realizar a operação. É recomendável que se utilize para anestesiar o isoflurano, é muito mais seguro que outro tipo de anestésicos.

Após a retirada do útero e ovários, deve-se ter especial cuidado na sutura. O mais seguro é que o veterinário realize uma sutura tripla intradérmica.

É preferível que a furona não esteja no cio no momento da operação, já que ao estar no cio a irrigação dos órgãos reprodutores é maior e aumenta o risco de hemorragia.

Recomendações pós-castração

Devemos ter em conta que o nosso furão pode ter a temperatura baixa devido à castração, por tanto devemos mantê-lo em um sítio cálido onde seja possível manter uma temperatura adequada, inclusive usando uma manta elétrica se fosse necessário.

É muito importante também mantê-los em uma jaula ou parque que não tenha andares, pois poderiam magoar-se ao subir e descer.

Seria aconselhável que uma vez que estiver em casa oferecer uma deliciosa papa nutritiva já que ajudaremos com isto para que a digestão seja mais ligeira após a saída da anestesia.

A recuperação após a operação costuma ser bastante rápida, principalmente nos machos.

Dá uma olhadela a todos os nossos artigos de furões e aprende muito mais sobre as necessidades e os cuidados deste simpático animal.


« Anterior

Como melhorar a chamada do teu cão

Qual é a melhor ração alta em energia para os cães ativos ou desportistas?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.