É o furão o animal de estimação ideal para mim? Parte I

É muito importante considerar esta pergunta, tendo em conta diferentes aspectos que vão ajudar na decisão adequada. Neste artigo vamos tentar mostrar os prós e contras gerais para te ajudarmos.

É fundamental que a decisão seja consensual por todos os membros da família que vão partilhar o lar com o furão. Para isso deve ser transmitida toda a informação possível, de forma que a decisão final seja baseada em fundamentos reais.

É importante ter em conta que trazer um furão à família exige responsabilidade, amor e um compromisso por conhecer as suas necessidades e satisfazê-las corretamente.

Devido a isto, aconselhamos sempre aos possíveis proprietários de furões a se informarem em fóruns especializados com fontes fiáveis sobre as necessidades e características do futuro animal de estimação.

Os furões têm umas características especiais que os futuros proprietários devem conhecer. Desta forma, eles vão saber se estão dispostos a aceitar estas particularidades. Uma vez adquirido o furão, não é possível pretender mudá-lo, já que estas características formam parte da sua essência. Podem ser animais de estimação ideais para muitas pessoas, se bem que alguns lares não deveriam ter furões ou deveriam adiar a compra ou adoção.

Devemos ter em conta diferentes aspectos como já dissemos anteriormente:

  • São animais cuja esperança média de vida pode chegar até aos 7-8 anos de idade. Durante todos esses anos o nosso animal de estimação vai precisar da nossa dedicação e por isso devemos aceitar conscientemente este compromisso.
  • Uma das características mais significativas do furão é o cheiro particular. Devemos ter em conta que é um animal cujo cheiro corporal é singular e não estamos habituados; por isso para muitas pessoas é um cheiro desagradável e incômodo. Este odor é causado pelas glândulas sebáceas do animal, espalhadas por todo o corpo, pelo qual com higiene pode diminuir, mas nunca desaparecer. Por causa disso, é preciso ter contato com algum furão antes de o levar a casa.
  • Temos de ser conscientes de que a despesa inicial é grande, não só no caso de comprar o furão, mas também nas despesas de todos os acessórios necessários: alimento, revisão veterinária inicial, vacinas, etc.
  • Pela sua segurança, são animais que costumam viver em gaiolas ou em espaços adaptados para eles. Isso pode ser confortável porque, quando não estivermos em casa, teremos a tranquilidade de que estão num lugar controlado onde não podem ter acidentes.
  • Os furões precisam de atenção diária por parte dos donos, além de dispor pelo menos de 2-3 horas diárias de brincadeira fora da gaiola. São animais que precisam de atividade, correr e brincar para manter-se saudáveis física e mentalmente. Se não podes passar umas horas durante o dia a acompanhar e dar miminhos ao furão, não é justo adotá-lo.
  • Por outro lado, devemos ter muito cuidado e controlar os lugares onde ficam soltos, dado que são animais muito curiosos e ágeis e podem enfiar-se em lugares inesperados e acabar magoados. Por isso, é aconselhável deixá-los investigar sempre em lugares adaptados para eles onde não ficam em perigo. No geral, não são animais para ficarem soltos em espaços abertos, já que poderiam escapar, devido à sua imensa curiosidade.

« Anterior

Guloseimas para cães recomendadas por veterinários

Como ensinar ao teu coelho a usar a sua bandeja sanitária

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.