Posso ter um tucano como animal de estimação?

,

Certamente, na primeira vez em que viu um tucano, ficou fascinado. O seu corpo, com seu bico enorme e sua excelente cor, fazem deste pássaro uma espécie incrível. Além disso, já o viu tantas vezes em anúncios e até em estampas que se tornou a imagem do tropical. Mas já se perguntou se pode ter um tucano como animal de estimação?

Bem, se é uma daquelas pessoas que já se questionou, podemos assegurar-lhe já que não se pode ter um tucano como animal de estimação, a menos que tenha um certificado de zoológico que respeite a convenção CITES (Convention on International Trade in Endangered Species). Portanto, só poderá ter um tucano para criar em cativeiro.

E o que significa este certificado? Que tem tudo o que precisa para o seu transporte correto, que a sua proveniência é completamente legal e que tem todas as instalações e os instrumentos necessários para proporcionar a esta espécie uma vida adequada. Com efeito, devido às suas características é muito melhor que o tucano viva no seu ambiente natural ou num lugar que reúna excelentes condições.

Um grande desconhecido

Acredite que a impossibilidade de ter um tucano como animal de estimação não o impede de conhecer mais esta espécie tropical. Na verdade, diferentes classes desta ave vêm da América Latina e podem ser encontradas desde o México até à Argentina.

O habitat do tucano é a floresta tropical, onde vive com uma temperatura que varia entre os 18 e 28 graus com uma humidade relativa entre 60% e 85%. Assim, nos casos em que os tucanos vivem em cativeiro, não é suficiente uma simples gaiola. Na verdade, quanto maiores forem, melhor viverão, na medida em que embora não sejam aves migratórias precisam de espaço para se exercitarem.

Sem dúvida, é uma espécie monogâmica. E por falar em casais. Sabe como distinguir uma fêmea de um macho? Bem, como no caso da agaporni, será muito difícil porque não existe dimorfismo sexual nesta espécie.

Além disso, um tucano pode viver entre 15 e 20 anos. Um número que pode ser multiplicado no caso daqueles que vivem em cativeiro. Sabia que o bico dele é quase tão grande como o seu próprio corpo?

Mas o que come um tucano?

A primeira coisa que deve saber é que o tucano, apesar do seu bico grande, tem um estômago bastante pequeno. Por esta razão, é comum vê-lo consumir principalmente alimentos ricos em água. E quais são estes alimentos? Na sua maioria frutos, que compõem mais de 60% da sua dieta. O seu sistema digestivo é de absorção, pelo que tudo o que comem descartam após algumas horas.

Mas o tucano é uma espécie vegetariana? Embora alguns dos seus frutos favoritos sejam a manga, a papaia ou o melão, é uma espécie omnívora. Por isso, se tivesse um tucano como animal de estimação, também teria de incluir alguns insetos na sua dieta.

Um tucano cantor?

Felizmente ou infelizmente, os tucanos não podem ser considerados uma espécie de pássaro cantora. Porquê? Porque o som do tucano parece mais o som de uma broca misturada com um rugido. Mas mesmo que não cantem para nós, eles encantam-nos. O tucano é, sem dúvida, uma das aves tropicais mais atraentes. E embora não possa ter um tucano como animal de estimação, não tem de desistir de vê-lo ou saber mais sobre ele. Esta espécie única continuará a transportá-lo para a floresta tropical só de olhar para ela.

« Anterior

Diferença entre etólogo e treinador, qual necessito?

Fábricas de ração para cães: Sabe como funcionam?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.