Diferença entre etólogo e treinador, qual necessito?

O que seria de nós sem os nossos peludos? São mais um elemento da família, mas às vezes o seu comportamento pode apresentar alguns problemas. Sabe as diferenças entre etólogo e treinador? Talvez estes profissionais possam ajudá-lo, mas primeiro vamos dizer-lhe a que se dedicam.

O que é um etólogo?

Já ouviu falar da diferença entre etólogo e treinador? Saiba que o etólogo é um dos profissionais mais desconhecidos e dedicam-se a lidar com os problemas de comportamento dos cães. Na verdade, não falamos apenas sobre as vezes que o seu cão o ignora, mas sobre problemas mais profundos como medos ou fobias.

A especialidade da etologia é acedida a partir das carreiras de biologia, psicologia ou veterinária. Com efeito, ao terem uma formação base diferente, poderíamos distinguir entre um etólogo, que seriam os profissionais provenientes da biologia e psicologia, e um etólogo clínico, que seriam os especialistas com formação na área veterinária.

Desta forma, os etólogos que acederam à especialidade com origem na psicologia têm uma maior experiência nos tipos de comportamento canino. Por outro lado, os etólogos clínicos têm um conhecimento mais focado da relação física-mental do cão e podem prescrever medicamentos para o seu animal de estimação.

Qual é a diferença entre etólogo e treinador?

Como já lhe dissemos, o etólogo foca-se no tratamento do comportamento do seu cão, pode diagnosticar possíveis problemas comportamentais e é também um especialista na linguagem corporal dos cães. Por isso, podemos afirmar que é uma espécie de psicólogo para os nossos peludos.

Então quais são as diferenças entre etólogo e treinador? Bem, para o explicar de alguma forma, o treinador dedica-se a treinar o seu cão para uma determinada atividade. Por esse motivo, concentra-se principalmente em ensinar disciplina e obediência em geral para uma atividade.

Por exemplo, um treinador pode preparar o seu cão para uma competição desportiva, para fazer parte da força policial, para ajudar pessoas com necessidades, para defesa pessoal ou para servir como cão de terapia.

Além disso, embora um treinador possa ter conhecimento de etologia, não será etólogo se não tiver a formação universitária que lhe dissemos.

Então… quando é que necessito de um etólogo?

Agora que já conhece as diferenças entre etólogo e treinador, deve estar a pensar quando é que precisa recorrer a um etólogo. Na verdade, se o seu cão começa a ladrar de repente e de forma contínua, se se tornou agressivo, se não respeita ninguém na família ou se depois de adotá-lo apresenta muito medo aos humanos… estamos perante problemas.

Se o comportamento do seu cão sempre foi o mesmo, certamente será o suficiente para ir a um treinador. Mas se esse não é o seu caso, é uma boa ideia recorrer a um etólogo para lidar com o assunto com maior profundidade.

E uma vez na consulta? Saiba que o etólogo vai dar-lhe uma pequena entrevista sobre o comportamento do seu cão e como deverá agir perante estes comportamentos. Por isso, às vezes, mesmo que não acreditemos, a nossa forma de agir pode causar problemas ao nosso animal de estimação.

Lembre-se. O ladrar de forma impulsiva, stress de separação, fobia de fogos de artifício ou medo de entrar em lugares fechados são alguns dos problemas em que um etólogo pode ajudar o seu cão.

Posso levar o meu gato ao etólogo?

Caso se tenha perguntado, sim. Os etólogos também podem ajudá-lo com essas mudanças de comportamento repentinas nos seus gatos. Afinal, especializaram-se em comportamento animal.

Lembre-se, recorra a um etólogo quando o comportamento do seu animal muda de repente. Tal como nós, eles também podem ter um problema, mas não têm voz para nos dizer.


« Anterior

Passo-a-passo para cortar o pêlo do seu cão em casa

Posso ter um tucano como animal de estimação?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.