Cães reativos durante o passeio: Como trabalhar com eles?

,

Os cães reativos durante o passeio costumam ficar descontrolados quando estão com a trela e aparecem os estímulos que provocam alterações na conduta.

As causas deste descontrolo podem ser várias:

  • Déficit de socialização durante as primeiras etapas do cão.
  • Ansiedade.
  • Medos e fobias.
  • Uma educação incoerente ou baseada principalmente no castigo.
  • Etc.

Nestes casos é necessário entender que o cão quer que aquilo que supõe uma ameaça para ele se afaste.  Normalmente, os donos destes cães não entendem o que acontece e começam a tentar opções que reforçam o comportamento ou geram mais stress ou ansiedade no cão: puxar da trela, tentar tranquilizá-lo, dar algum toque físico ou simplesmente assumir que o cão “é assim” e não há nada a fazer.

Como trabalhar com cães reativos durante o passeio?

  1.   Durante um tempo é necessário deixar de expor o cão ao estímulo que provoca o stress, ao mesmo tempo em que se exercita física e mentalmente através de exercícios de obediência. Assim será possível levar o cão a um nível mais próximo do equilíbrio emocional.
  2.   O seguinte passo é realizar um trabalho de dessensibilização e contra-condicionamento:  durante o passeio se introduz o estímulo desencadeante a uma distância suficiente para que o cão o perceba, mas o tolere (sem nunca chegar a provocar a máxima reação). A chave está em distrair o cão com algum objeto, comida, palavras agradáveis e/ou praticar exercícios de obediência (por ex. o JUNTO), ou seja, focalizar a sua atenção na pessoa que leva a trela.
  3.   Uma vez que o estímulo tiver passado e o cão tenha conseguido o que queria, que se afastasse, sem ficar descontrolado, deves felicitá-lo efusivamente com brincadeiras e carícias.
  4.   É um trabalho a longo prazo que deves praticar todos os dias, com o objetivo de diminuir a distância progressivamente ao estímulo para que no final o cão possa estar perto sem produzir a reação.

O ideal, se tiveres um cão com este problema, é entrar em contato com um especialista em modificação de conduta canina para poder realizar um bom diagnóstico, já que cada caso é diferente, e poder dar uma solução específica.

Tens um cão reativo durante o passeio? Pois então… está na hora de trabalhar! Não fazer nada não é uma opção se quiseres melhorar a qualidade de vida do teu cão e, evidentemente, a tua.

Ricardo Antón. Educador canino.

 

Aprende muito mais sobre o adestramento com estes interessantes artigos

« Anterior

Como os gatos veem?

Gravidez e Toxoplasmose

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.