Quais fatores devo ter em conta na hora de adotar um cão?

,

Antes de mais nada se estamos a pensar em aumentar a nossa família, devemos ter em conta alguns fatores na hora de adotar um cão. Em primeiro lugar se temos disponível o tempo necessário para cuidar devidamente do cão, passear, brincar, idas ao veterinário, etc.; e se temos a vontade para cuidar de um animal durante toda a sua vida.

O que devo ter em conta na hora de adotar um cão?

Quando incorporamos um novo integrante na família, e mais ainda se for um cachorro, temos de pensar que precisamos de tempo suficiente para dedicar à sua educação e desenvolvimento. Também devemos ponderar que vai supor um esforço tanto económico como pessoal, já que cambiará por completo a nossa rotina diária.

Durante mais de 10 anos conviverão connosco. Além de oferecer-nos o seu carinho e amor incondicional, teremos uma série de obrigações com eles: passeios diários, cuidado da sua higiene, possíveis gastos veterinários, etc.

É muito importante que todos os integrantes da família estejam de acordo com a incorporação do animal à casa. Todos devemos estar dispostos a partilhar a responsabilidade que ter um cão implica.

Qual é o processo para adotar um cão?

Se já tivermos tomado a decisão de incorporar um novo integrante na família, devemos informar-nos das diferentes opções que temos; existe uma grande variedade de organização sem ânimo de lucro onde há milhares de animais à espera de uma segunda chance.

De certeza que temos uma protetora de animais, refúgio ou outra organização de caráter local perto de nós, onde podemos encontrar cães de diferentes tamanhos, idades, raças e características.

Seria conveniente realizar várias visitas para conhecer os diferentes animais que têm. Informar-nos sobre o seu caráter e conhecer melhor o nível de afinidades que podes ter com ele.

Não todos os cães são aptos para qualquer tipo de família. Deves deixar que o pessoal do centro te assessore. Assim, de certeza, encontrarão o cãozinho perfeito para vocês.

O que devo fazer quando já estou decidido a adotar um cão?

Uma vez tenham se decidido por um deles, o mais provável é que tenham que preencher um questionário prévio para valorar as vossas atitudes e a predisposição a adotar, assim como para conhecer a casa onde viverá o animal, vossos horários, etc.

Quando tenham aprovado o questionário, firmarão um contrato de adoção onde se encontrarão os compromissos e as responsabilidades que adquirem nesse momento com o animal. Finalmente, e depois de realizar o pagamento estipulado, entregar-te-ão o cão.

No preço que se paga costumam estar incluídas as vacinas pertinentes, desparasitação interna e externa, e a esterilização; no caso dos cachorros, provavelmente ofereçam os seus serviços veterinários na hora de realizar a esterilização quando o momento adequado chegar, enquanto que no caso dos cães adultos, muitos deles já se encontram esterilizados.

Conheces as vantagens de adotar um cão adulto? Podes ler um artigo aqui. Também deverias ler este artigo para conhecer os períodos de adaptação que têm os animais uma vez que são adotados.

Temos a certeza de que, seja qual for o animal adotado, ele será grato contigo para o resto da vida por ter oferecido o carinho e o calor de uma casa e uma família.

O que tiveste em conta na hora de adotar o teu cão? Partilha connosco a tua experiência.

« Anterior

O que preciso para cuidar do meu furão bebé? Parte I

O que é uma ração extrudida e o que é uma ração prensada em frio?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.