Adotar um cão mais velho

Apesar do facto de cada vez mais pessoas estarem a tomar consciência da necessidade de adotar animais, a maioria dos animais acolhidos tendem a ser cachorrinhos ou adultos. Os abrigos e as associações protetoras de animais têm uma maior percentagem de animais seniores do que de outras idades, sendo os peludos menos adotados.

Conheces os benefícios de adotar um cão sénior? Revelamo-los todos neste artigo para te convencer que adotar um cão sénior é a decisão certa. Partilha a tua vida com um avô e dá-lhe uma segunda oportunidade!

Porque adotar um cão mais velho pode mudar a tua vida?

Quer decidas adotar um cão idoso de um abrigo ou dar uma segunda oportunidade a um cão da polícia reformado ou a um cão-guia, estás a garantir que ele receberá uma excelente qualidade de vida nos seus últimos anos.

Estes cães passam muitas vezes muito tempo à espera de serem adotados, alguns deles nunca encontram sequer um lar permanente. Assim, se já tens experiência com cães e decidiste partilhar a tua vida com outro cão, recomendamos vivamente que dês a um cão sénior uma oportunidade e cuides dele como ele merece. 

A adoção de um cão mais velho é muito diferente da adoção de um cachorro ou de um cão adulto. Embora não sejam tão desafiantes como os cães mais pequenos em termos de aprendizagem e treino ou como os adultos em termos de exercício, têm necessidades especiais devido à sua idade de que tens de estar consciente, embora a estabilidade que um cão mais velho te dá possa ser exatamente o que procuras. 

Os cães mais velhos fazem-te olhar para a vida de forma diferente. Com cachorros e adultos tudo acontece muito rapidamente e com pressa, enquanto os mais velhos fazem-te levar tudo muito mais calmamente. As suas necessidades e ritmo dar-te-ão uma perspetiva mais calma e serena sobre a rotina, para que ambos aprendam um com o outro e possam adaptar-se às necessidades um do outro.

Com ele aprenderás o que significa aproveitar ao máximo o teu tempo e desfrutar de cada momento em conjunto. A adoção de um cão mais velho não só te dará um novo companheiro para as tuas aventuras, mas também para a tua vida.  

A satisfação que terás por saber que estás a dar os últimos meses ou anos de vida a um cão não tem preço. Ele irá agradecer-te por isso, fazendo-te sentir a pessoa mais especial e afortunada do mundo por teres tido a sorte de partilhar esse tempo com ele.

Vantagens e desvantagens de adotar um cão mais velho

Nem todos estão dispostos a adotar um cão mais velho. Como dissemos, a maioria das pessoas prefere adotar um cachorro e vê-lo crescer ou um cão jovem adulto com quem partilhar muitos anos da sua vida.

É por isso que é importante tomar esta decisão após cuidadosa consideração e pensar cuidadosamente no tipo de cão que queremos adotar. Adotar um avô tem o seu lado bom, mas também o seu lado mau, como acontece com qualquer outro animal, independentemente da sua idade.

Queremos analisar e explicar-te quais são, de certa forma, as vantagens e desvantagens de adotar um cão mais velho, para que tenhas o máximo de informação possível antes de tomar uma decisão. No entanto, já podemos dizer-te que o lado bom supera de longe o mau e que na Tiendanimal te encorajamos vivamente a considerar a adoção de um avô!

Vantagens da adoção de um cão mais velho:

  • É uma experiência enriquecedora e prazerosa.
  • A idade é relativa uma vez que também há cães que não atingem uma idade avançada.
  • São mais calmos e não tão exploratórios ou destruidores como os cachorros ou cães jovens.
  • O seu comportamento é mais estável e já têm um carácter definido.
  • Podem manter o mesmo espírito jovial que os cães mais jovens.
  • Dão muita ternura!

Desvantagens de adotar um cão mais velho:

Dependendo da idade do animal e do seu estado de saúde, a coexistência, as necessidades e a vida quotidiana com ele serão diferentes. Quando estamos a falar de um animal que está simplesmente na fase mais avançada da sua vida, mas que está de boa saúde, os seus cuidados serão muito semelhantes aos de um animal adulto.

Lembra-te que, a partir dos 7 anos de idade, um cão pode ser considerado um cão mais velho, e nesta idade muitos cães ainda têm o mesmo espírito e energia de sempre, pelo que não haverá muita diferença entre adotar um cão desta idade ou um mais novo. 

No entanto, quando se trata de adotar animais mais velhos, pode haver uma mudança considerável nas suas necessidades e comportamento. É neste ponto que consideramos necessário falar sobre as desvantagens de adotar um cão mais velho.

Cães muito velhos:

  • Alguns podem necessitar de medicação para tratar diferentes problemas de saúde; geralmente medicação diária e vitalícia.
  • Precisam de uma dieta especial adaptada à sua idade, que pode ir desde ração para cães idosos a ração renal, urinária ou sem cereais.
  • Podem ter incontinência urinária e aliviar-se a si próprios em casa.
  • A sua esperança de vida é muito mais curta do que a de um cão jovem.

É importante considerar todos estes pontos antes de decidir adotar um cão mais velho. Contudo, o que realmente importa na adoção de um avô, e a maior vantagem de o fazer, é dar-lhes a melhor vida possível na sua última fase e desfrutar desse tempo juntos, aproveitando-o ao máximo.

Como já dissemos, adotar um cão mais velho é um ato de bondade e a maior demonstração de amor que se pode ter por um animal e, sem dúvida, ele saberá agradecer-te melhor do que ninguém. Partilhar a tua vida com um avô vai fazer-te valorizar cada momento e vivê-lo mais intensamente, e será uma das mais belas memórias que alguma vez terás.

O que devo considerar ao adotar um cão mais velho?

É importante estar consciente das diferenças entre partilhar a tua vida com um cachorro, um cão jovem ou um cão mais velho. Mas lembrem-se, quer adotem um cão mais novo ou mais velho, todos eles irão passar por essa última fase da sua vida.

Normalmente cães mais velhos:

  • São geralmente mais calmos do que os cães jovens.
  • Procuram mais companheirismo e afeto.
  • Eles não têm tanta energia e não brincam tanto.
  • Eles já têm um carácter definido e são educados.
  • Os seus passeios são mais curtos e moderados, sem longas caminhadas; embora também haja avós que são veículos todo-o-terreno.
  • Eles podem ter as doenças típicas da idade, tal como as pessoas têm.
  • Tendem a visitar o veterinário com mais frequência para check-ups e exames mais frequentes, e podem necessitar de medicação ou tratamentos diários.

É claro que todas estas questões são subjetivas, pois podem existir cães mais velhos muito saudáveis, ainda muito energéticos e brincalhões, bem como muito mais independentes do que os cães mais novos.

Serei eu a pessoa certa para adotar um cão mais velho?

Se a tua verdadeira intenção é ajudar um animal em necessidade, tens tempo e recursos financeiros para cuidar de um cão mais velho e a tua vida é sedentária em vez de ativa: Sim, és um bom candidato para partilhar a tua vida com um avô peludo. Não te vais arrepender da tua decisão!

Onde encontrar cães mais velhos para adoção

Os abrigos estão infelizmente cheios de cães mais velhos, pelo que não deverás ter problemas em encontrar um para adoção. No entanto, antes de decidires sobre um determinado cão, pede conselhos ao pessoal do abrigo e deixa-os recomendar o melhor cão para ti e para as tuas circunstâncias particulares. 

Podes também adotar um cão sénior das nossas lojas físicas Tiendanimal, onde os nossos profissionais te aconselharão e ajudarão ao longo de todo o processo de adoção. Não tenhas quaisquer dúvidas e faz-lhes todas as perguntas que possas ter sobre os cuidados do teu novo melhor amigo para estares completamente seguro dos seus cuidados e do seu modo de vida. O teu companheiro de vida perfeito está à tua espera na Tiendanimal. 

Obrigado por adotares um cão sénior, ele irá agradecer-te até ao fim dos seus dias.

Adotar um cão em geral não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve, mas deve ser cuidadosamente considerada. A adoção de um cão mais velho deve ser uma decisão ainda mais cuidadosamente considerada, uma vez que as suas necessidades vitais, saúde e esperança de vida não são as mesmas que as dos cachorros ou cães adultos.

Estes cães são ainda mais especiais, por isso deves saber que a sua adoção é muito mais especial. Estarás a dar-lhes os últimos anos de uma vida de qualidade, com a qual serão incrivelmente felizes. Se estiveres disposto a ter um cão com quem viverás muito menos tempo do que com outros cães mais jovens, vai em frente, não te arrependerás da tua decisão. 

A adoção de um cão é uma experiência enriquecedora que nós na Tiendanimal recomendamos que faças. Por cada vida que salvas, ajudas dois cães, aquele que acabaste de adotar e aquele que pode beneficiar do lugar que acabou de ser libertado no abrigo graças à tua generosidade. Dá uma oportunidade a um cão mais velho, é pura gratidão e uma experiência maravilhosa!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Adotar um gato vira-lata

Whippet: Aconselhamento, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal